O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 4,2% no segundo trimestre, mostrou a terceira e última leitura do indicador, publicada nesta quinta-feira, 27, pelo Departamento do Comércio. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam alta um pouco maior, de 4,3%.
O valor coloca o país no caminho de atingir a meta do presidente Donald Trump, que prevê crescimento anual de 3%.
O resultado coincide com a estimativa divulgada em agosto pelo Departamento do Comércio. No primeiro trimestre do ano, a taxa de crescimento do país foi de 2,2%.
Avanços
Os números divulgados hoje mostram que os gastos dos consumidores, que representam mais de dois terços da produção econômica dos EUA, avançaram à taxa anualizada de 3,8%, estimativa sem revisão ante a leitura anterior. O investimento das empresas, por sua vez, foi um pouco mais forte do que o antes estimado, em alta de 8,7%, de 8,5% antes calculado.
O Departamento do Comércio informou que o comércio global acrescentou 1,22% ao PIB americano no segundo trimestre, quando na estimativa anterior esse acréscimo havia sido calculado em 1,17 ponto porcentual. As exportações foram revisadas em alta e as importações, em baixa.