Menu
2019-06-10T10:25:04+00:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Bomba

Site divulga conversas que indicam colaboração entre Moro e Dallagnol na Lava Jato

Matérias publicadas pelo site The Intercept indicam que o atual ministro da Justiça, Sergio Moro, atuava de maneira coordenada com o procurador Deltan Dallagnol no âmbito da Operação Lava Jato

9 de junho de 2019
22:13 - atualizado às 10:25
Sergio Moro
Conteúdo publicado pelo sote The Intercept atinge diretamente o ministro da Justiça, Sergio Moro - Imagem: Marcos Corrêa/PR

O domingo (9) seguia relativamente tranquilo em Brasília, sem grandes movimentações no panorama político. Mas uma informação de última hora promete trazer enorme turbulência à capital federal — e, consequentemente, aos mercados financeiros do país, sempre sensíveis ao noticiário referente ao governo.

No início desta noite, o site The Intercept publicou uma série de reportagens que atinge diretamente o ministro da Justiça, Sergio Moro, e a Operação Lava Jato. A publicação teve acesso a conversas privadas, gravações em áudio, vídeos e outros documentos, indicando que Moro — então juiz federal — e o procurador Deltan Dallagnol atuaram de maneira coordenada nas investigações.

O conteúdo publicado pelo site sinaliza que Moro e Dallagnol — coordenador da força-tarefa da Lava Jato — trocavam mensagens privadas via Telegram, um aplicativo semelhante ao WhatsApp, mas com maiores níveis de criptografia e segurança contra invasões hackers. E, nas conversas, os dois tratavam diretamente dos rumos da operação.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter

Num dos pontos do material disponibilizado pelo The Intercept, Moro e Dallagnol discutem sobre a ordem das fases das investigações, o espaçamento de tempo entre uma operação e outra da Polícia Federal e sobre uma estratégia a ser adotada para rebater as críticas do Partido dos Trabalhadores à Lava Jato.

Segundo o site, todo o conteúdo foi repassado por uma fonte anônima. Tais conversas são problemáticas porque indicam a intromissão do juiz no trabalho do Ministério Público, ferindo o princípio da imparcialidade existente no Direito.

Outro trecho das matérias do The Intercept revela diálogos entre os procuradores da Lava Jato, também pelo aplicativo Telegram. E, nessas interações, são discutidas maneiras de impedir que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedesse uma entrevista à Folha de S. Paulo antes do primeiro turno das eleições.

O objetivo dos procuradores, de acordo com o site, seria impedir a "volta do PT" ao poder — a entrevista havia sido autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

Posicionamento de Moro

O ministro Sergio Moro emitiu um curto posicionamento a respeito do tema. Em nota, ele diz lamentar a falta de indicação da fonte da pessoa responsável por acessar os dados dos procuradores e também faz críticas ao The Intercept, afirmando que, ao não entrar em contato antes da publicação, o site contrariou uma regra básica do jornalismo.

"Quanto ao conteúdo das mensagens que me citam, não se vislumbra qualquer anormalidade ou direcionamento da atuação enquanto magistrado, apesar de terem sido retiradas de contexto e do sensacionalismo das matérias, que ignoram o gigantesco esquema de corrupção revelado pela Operação Lava Jato", conclui o ministro.

MPF no Paraná se pronuncia...

A força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal do Paraná (MPF/PR) publicou uma extensa nota minutos depois da publicação das matérias. O órgão afirma que seus membros foram vítimas de uma "ação criminosa de um hacker", que invadiu telefones e aplicativos de procuradores usados "para comunicação privada e no interesse do trabalho".

O MPF/PR diz que, entre as informações copiadas, podem estar documentos e dados sobre estratégias e investigações em andamento. "Há a tranquilidade de que os dados eventualmente obtidos refletem uma atividade desenvolvida com pleno respeito à legalidade e de forma técnica e imparcial", diz o posicionamento oficial.

Na nota, o órgão ainda se diz preocupado com os eventuais efeitos a serem gerados pela divulgação do material, afirmando que o ataque hacker teve como objetivo "obstar a continuidade da Operação". O Ministério Público do Paraná ainda fez críticas ao The Intercept, dizendo que não foi feito nenhum pedido de esclarecimento antes das publicações.

"A atuação sórdida daqueles que vierem a se aproveitar da ação do “hacker” para deturpar fatos, apresentar fatos retirados de contexto e falsificar integral ou parcialmente informações atende interesses inconfessáveis de criminosos atingidos pela Lava Jato", diz a nota.

...e o ex-presidente Lula, também

A defesa do ex-presidente Lula se pronunciou a respeito do teor das matérias do The Intercept.

Em nota, os advogados ressaltam que a atuação dos procuradores e de Moro teve objetivos políticos e sujeitou o petista e sua família "às mais diversas arbitrariedades", afirmando que diversos atos de intimidação foram praticados "com o claro objetivo de inviabilizar a defesa do ex-presidente".

O comunicado ainda diz que os processos contra Lula "estão corrompidos pelo que há de mais grave em termos de violações a garantias fundamentais e à negativa de direitos".

Twitter em chamas

As redes sociais estão dando ampla repercussão ao material publicado pelo The Intercept. No Twitter, a hashtag #VazaJato tinha mais de 110 mil publicações pouco antes das 22h00 — e o termo "Moro" era um dos mais citados pelos usuários brasileiros nesta noite.

Também pelo Twitter, o procurador Deltan Dallagnol se pronunciou sobre o caso, mas limitou-se a reproduzir trechos do comunicado oficial divulgado pelo MPF/PR:

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Seu dinheiro no domingo

O mercado sempre oscila entre o cenário perfeito e o desesperador. Saber onde estamos é o segredo para ganhar dinheiro

Se a percepção prevalente no mercado é de que as coisas só podem melhorar, o investidor deve encarar isso com cautela

DIÁLOGO CORDIAL

Presidente do BNDES conversou com ministro da Economia sobre demissão

Levy entregou seu pedido de demissão do cargo ao ministro após ser alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro neste sábado (15)

TCHAU

Presidente do BNDES confirma pedido de demissão após declarações de Bolsonaro

Levy foi alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro no sábado (15), em função da nomeação do advogado Marcos Barbosa Pinto para o cargo de diretor

REDUÇÃO DE DANOS

Nada impede que a capitalização seja aprovada no 2º semestre, diz Maia no Twitter

O presidente da Câmara defendeu que a questão pode até ficar de fora do primeiro texto da reforma, mas destacou propostas já em andamento na área

CABEÇA A PRÊMIO

Gustavo Franco e Salim Mattar são cotados para substituir Levy

A avaliação é a de que a permanência do atual presidente do BNDES tornou-se insustentável depois da bronca em público do presidente

OS 10 MAIS RICOS DO MUNDO

Larry Page, o bilionário que criou o Google, ama carros voadores e tem o salário de US$ 1

O Seu Dinheiro estreia hoje (16) um série com a história dos 10 homens mais ricos do mundo. Quem são? Como vivem? Como ficaram bilionários? E que lições você pode aprender com eles? Começamos a contagem regressiva de fortunas (haja dedo) com Larry Page, o décimo homem mais rico do mundo, e todo domingo traremos uma história nova.

O CLIMA ESQUENTOU

Bolsonaro ameaça demitir Levy por nomeação de diretor que trabalhou no governo PT

Na sexta-feira, 14, durante café da manhã com jornalista, Bolsonaro demitiu o presidente dos Correios, general Juarez Cunha

RALI

Nada de Bitcoin: criptomoeda que valorizou 330% em 2019 tem outro nome

Segundo analistas, há pelo menos duas razões claras para o movimento de alta do Litecoin. Entenda o que está causando esse fenômeno

ENTREVISTA

“Não vou impor uma solução e destruir a reforma”, diz Samuel Moreira

Relator da proposta conta ter abdicado inclusive de convicções próprias em favor da construção de um texto com apoio suficiente das lideranças

NOS TRILHOS

Rumo avaliará participar de Fiol e Ferrogrão

Ferrovias estão entre os mais importantes projetos ferroviários para o escoamento de commodities, como grãos e minério de ferro, do Brasil

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements