🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Primeiros passos

Quer investir em ações? Saiba por onde começar

Saiba quais são os primeiros passos para começar a operar na bolsa por conta própria

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
20 de setembro de 2019
7:56 - atualizado às 9:40
Montagem com fliperama e frase press start
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Para quem já investe, notícias e análises sobre finanças, economia e investimentos ajudam a tomar decisões melhores sobre o que fazer com o dinheiro. Mas para quem está apenas dando os primeiros passos nesse universo, esse tipo de conteúdo pode levantar mais perguntas do que respostas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um assunto que suscita muitas dúvidas aqui no Seu Dinheiro é o investimento em ações. Não raro recebemos a seguinte questão dos nossos leitores: está tudo muito bom, tudo muito bem, mas… como começar a investir em ações, afinal?

Às vezes é mais fácil saber quais as ações preferidas dos analistas das corretoras de valores ou como foi o desempenho da bolsa hoje do que descobrir quais são os primeiros passos para quem quer entrar nesse mundo.

Se você quiser dar um passo atrás, nesta matéria eu explico o que são ações e quais as vantagens e riscos deste investimento.

Pré-requisitos: investir em ações é para mim?

Ao contrário do que muita gente pensa, o investimento em ações não é só para quem tem muito dinheiro. O investimento em si é bastante acessível. Com algumas centenas ou poucos milhares de reais já é possível comprar ações na bolsa ou cotas de um fundo de renda variável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A falta de conhecimento também não é um obstáculo intransponível. É claro que, para operar por conta própria, você vai precisar ter algum conhecimento para avaliar os negócios das empresas ou o gráfico dos preços das ações, de acordo com o método de análise que você optar por seguir.

Leia Também

Mas tudo vai depender da sua disposição para aprender. Fato é que você não precisa ser um especialista para investir por conta própria.

Seja como for, se você não se sentir à vontade para escolher as ações e comprá-las diretamente, sempre pode optar por um fundo de investimento em ações, que conta com gestão profissional.

Para investir em ações, você só precisa realmente de duas coisas: um CPF válido e o perfil certo. E qual seria o perfil certo? Sempre convém lembrar que o investimento em ações está sujeito a altos e baixos frequentes e pode levar o investidor à perda do principal investido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então, em primeiro lugar, o investidor precisa estar consciente dessa volatilidade e à vontade com a possibilidade de ver eventuais retornos negativos de curto prazo na sua carteira.

Em segundo lugar, o investimento em ações é mais indicado para objetivos de longo prazo, como a aposentadoria, ou que não estejam condicionados a uma data específica.

Assim, recomenda-se que, antes de começar a investir em ações, o investidor já tenha um bom colchão de segurança destinado a cobrir suas emergências e objetivos de curto e médio prazo, com data certa para acontecer.

A reserva de emergência deve ficar investida em aplicações de renda fixa conservadora que possam ser resgatadas a qualquer momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso evita que o investidor precise mexer nos seus investimentos de ações em um momento inoportuno e acabe amargando perdas que poderiam ter sido evitadas caso ele tivesse uma reserva de emergência.

Primeiro passo: abrir uma conta numa corretora de valores

A primeira coisa que você precisa fazer para começar a investir em ações é abrir uma conta numa corretora de valores devidamente credenciada junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e que ofereça a modalidade de investimento direto em ações.

As corretoras são instituições financeiras que atuam como intermediárias na compra e venda de ativos na bolsa de valores.

As ações que você compra, contudo, ficam custodiadas na própria bolsa, no seu nome. Ou seja, elas não ficam na corretora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, se a corretora de valores quebrar, por exemplo, o seu investimento está a salvo. Basta transferir a custódia das ações para outra corretora para continuar operando.

Saiba mais sobre os riscos das corretoras de valores, o que fazer para mitigá-los e como proceder se a sua corretora quebrar.

O processo de abertura de conta em corretora hoje em dia geralmente é bastante simples. Você consegue fazer tudo pela internet. Basta preencher um cadastro, fazer o seu teste de perfil de investidor, responder a algumas perguntas sobre renda e patrimônio e enviar alguns documentos digitalizados, como RG e comprovante de residência.

Você também precisará definir uma senha e, em muitos casos, também uma assinatura eletrônica para completar as transações. A aprovação do cadastro pode levar de algumas horas a alguns dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas como escolher uma corretora para investir em ações?

O mercado financeiro brasileiro conta com a participação de dezenas de corretoras de valores independentes ou ligadas a bancos. A escolha não é fácil, mas no caso de quem pretende negociar ações, convém observar os seguintes critérios:

1. Cheque se a corretora tem registro na CVM

A CVM é a entidade reguladora do mercado de capitais, uma espécie de xerife do mercado financeiro. No site da autarquia, você consegue localizar as corretoras pela Razão Social ou CNPJ, geralmente disponíveis no pé do site dessas instituições.

O caminho para chegar a essa ferramenta de busca a partir da home page do site da CVM é Informações de Regulados (menu da esquerda)>Corretoras e Distribuidores.

2. Verifique os custos de transação para a negociação de ações

Compare as taxas de corretagem e custódia das corretoras nas quais você tem interesse. Esses são os custos da negociação de ações que são estabelecidos pelas corretoras de valores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muitas corretoras isentam seus clientes de taxa de custódia, que incide mensalmente enquanto o investidor tiver posição em bolsa. De fato convém evitá-la. Algumas corretoras isentam os clientes também da taxa de corretagem.

3. Verifique a reputação da corretora

Procure descobrir o que falam sobre a instituição financeira on-line. Verifique seus canais de comunicação (e-mail, telefones, redes sociais, chat) e sua reputação no Reclame Aqui. Se tiver indicação de alguém conhecido e confiável, tanto melhor.

4. Teste usabilidade, ferramentas e tecnologia em mais de uma corretora

A abertura e manutenção de conta nas corretoras de valores é gratuita, então é interessante abrir conta em mais de uma para testar suas ferramentas, usabilidade e estabilidade tecnológica, tanto no app quanto no site.

Para quem pretende investir em ações, é importante dar uma olhada e testar o home broker, a plataforma on-line de negociação de ações das corretoras de valores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O home broker permite aos investidores operarem por conta própria, pela internet, sem necessidade de telefonar para a mesa de operações para dar as ordens de compra e venda e acompanhar o mercado.

Outra ferramenta que pode ser interessante para quem investe em ações diretamente - e que algumas corretoras oferecem - é a calculadora de imposto de renda, uma vez que o próprio investidor é o responsável por calcular e pagar o IR sobre os ganhos obtidos nesse mercado.

5. Dê uma olhada nas análises e nos demais produtos oferecidos pela corretora

Se você acha que vai precisar de ajuda para investir, é interessante dar uma olhada no que a corretora oferece em termos de análise de mercado e de ações, bem como conhecer a assessoria prestada.

As corretoras costumam emitir relatórios de análise sobre as ações mais negociadas, mas algumas oferecem cursos, bate-papos com analistas, transmissões ao vivo e outras facilidades para os clientes que gostam de tomar as próprias decisões, mas precisam de alguma consultoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Verifique também que outros produtos financeiros as corretoras oferecem. Se você pretende investir em outros tipos de ativos - como renda fixa, Tesouro Direto ou fundos - vale a pena dar uma olhada se a corretora dispõe desses produtos, se eles são interessantes e se vale a pena concentrar todos os seus investimentos na mesma instituição.

Manter todos os investimentos no seu banco principal ou em uma única corretora independente é tentador, mas lembre-se de que nem sempre esse é o melhor negócio. Se for preciso ter conta em mais de uma instituição financeira, faça isso.

Apenas fique atento aos custos de transação, como DOCs e TEDs. Praticamente nenhuma corretora cobra transferências para outras instituições financeiras, mas é possível que o seu banco cobre quando você for transferir para a corretora.

Hoje em dia, com tantas opções de contas digitais sem tarifas, ficou mais fácil driblar esse tipo de cobrança. Então lembre-se de planejar essa parte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A minha colega Bruna Furlani escreveu uma reportagem sobre como escolher uma corretora e abrir conta, onde ela também conta sobre a experiência dela testando diferentes instituições, além da avaliação que fez delas. Vale a pena a leitura!

Agora é só começar!

Depois de escolher a sua corretora de valores e se familiarizar com as suas ferramentas e análises, é só começar a investir. E, é claro, acompanhar o Seu Dinheiro para tomar as melhores decisões de investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VEJA DETALHES

Com novo inquilino no pedaço, fundo imobiliário RBVA11 promete mais renda e menos vacância aos cotistas

23 de outubro de 2025 - 13:40

O fundo imobiliário RBVA11, da Rio Bravo, fechou contrato de locação com a Fan Foods para um restaurante temático na Avenida Paulista, em São Paulo, reduzindo a vacância e ampliando a diversificação do portfólio

FII EXPERIENCE 2025

Fiagro multiestratégia e FoFs de infraestrutura: as inovações no horizonte dos dois setores segundo a Suno Asset e a Sparta

23 de outubro de 2025 - 11:00

Gestores ainda fazem um alerta para um erro comum dos investidores de fundos imobiliários que queiram alocar recursos em Fiagros e FI-Infras

FII EXPERIENCE 2025

FIIs atrelados ao CDI: de patinho feio à estrela da noite — mas fundos de papel ainda não decolam, segundo gestor da Fator

23 de outubro de 2025 - 7:02

Em geral, o ciclo de alta dos juros tende a impulsionar os fundos imobiliários de papel. Mas o voo não aconteceu, e isso tem tudo a ver com os últimos eventos de crédito do mercado

HORA DE VENDER

JP Morgan rebaixa Fleury (FLRY3) de compra para venda por desinteresse da Rede D’Or, e ações têm maior queda do Ibovespa

22 de outubro de 2025 - 17:31

Corte de recomendação leva os papéis da rede de laboratórios a amargar uma das maiores quedas do Ibovespa nesta quarta (22)

FII EXPERIENCE 2025

“Não é voo de galinha”: FIIs de shoppings brilham, e ainda há espaço para mais ganhos, segundo gestor da Vinci Partners

22 de outubro de 2025 - 16:55

Rafael Teixeira, gestor da Vinci Partners, avalia que o crescimento do setor é sólido, mas os spreads estão maiores do que deveriam

CHEGOU AO TOPO?

Ouro cai mais de 5% com correção de preço e tem maior tombo em 12 anos — Citi zera posição no metal precioso

21 de outubro de 2025 - 18:30

É a pior queda diária desde 2013, em um movimento influenciado pelo dólar mais forte e perspectiva de inflação menor nos EUA

VAMOS...PULAR!

Por que o mercado ficou tão feliz com a prévia da Vamos (VAMO3) — ação chegou a subir 10%

21 de outubro de 2025 - 15:04

Após divulgar resultados operacionais fortes e reforçar o guidance para 2025, os papéis disparam na B3 com investidores embalados pelo ritmo de crescimento da locadora de caminhões e máquinas

MUDANÇAS NO ALTO ESCALÃO

Brava Energia (BRAV3) enxuga diretoria em meio a reestruturação interna e ações têm a maior queda do Ibovespa

21 de outubro de 2025 - 12:10

Companhia simplifica estrutura, une áreas estratégicas e passa por mudanças no alto escalão enquanto lida com interdição da ANP

BOLSA DOURADA

Inspirada pela corrida pelo ouro, B3 lança Índice Futuro de Ouro (IFGOLD B3), 12° novo indicador do ano

21 de outubro de 2025 - 9:03

Novo indicador reflete a crescente demanda pelo ouro, com cálculos diários baseados no valor de fechamento do contrato futuro negociado na B3

FIIS HOJES

FII RCRB11 zera vacância do portfólio — e cotistas vão sair ganhando com isso

20 de outubro de 2025 - 18:01

O contrato foi feito no modelo plug-and-play, em que o imóvel é entregue pronto para uso imediato

PRÉVIA OPERACIONAL 3T35

Recorde de vendas e retorno ao Minha Casa Minha Vida: é hora de comprar Eztec (EZTC3)? Os destaques da prévia do 3T25

20 de outubro de 2025 - 11:55

BTG destaca solidez nos números e vê potencial de valorização nas ações, negociadas a 0,7 vez o valor patrimonial, após a Eztec registrar o maior volume de vendas brutas da sua história e retomar lançamentos voltados ao Minha Casa Minha Vida

BALANÇO SEMANAL

Usiminas (USIM5) lidera os ganhos do Ibovespa e GPA (PCAR3) é a ação com pior desempenho; veja as maiores altas e quedas da semana

18 de outubro de 2025 - 15:40

Bolsa se recuperou e retornou aos 143 mil pontos com melhora da expectativa para negociações entre Brasil e EUA

ESTRATÉGIA

Como o IFIX sobe 15% no ano e captações de fundos imobiliários continuam fortes mesmo com os juros altos

18 de outubro de 2025 - 14:25

Captações totalizam R$ 31,5 bilhões até o fim de setembro, 71% do valor captado em 2024 e mais do que em 2023 inteiro; gestores usam estratégias para ampliar portfólio de fundos

DAY TRADE

De operário a milionário: Vencedor da Copa BTG Trader operava “virado”

18 de outubro de 2025 - 13:29

Agora milionário, trader operava sem dormir, após chegar do turno da madrugada em seu trabalho em uma fábrica

FORTALEZA SEGURA

Apesar de queda com alívio nas tensões entre EUA e China, ouro tem maior sequência de ganhos semanais desde 2008

17 de outubro de 2025 - 19:11

O ouro, considerado um dos ativos mais seguros do mundo, acumulou valorização de 5,32% na semana, com maior sequência de ganhos semanais desde setembro de 2008.

COPA BTG TRADER

Roberto Sallouti, CEO do BTG, gosta do fundamento, mas não ignora análise técnica: “o mercado te deixa humilde”

17 de outubro de 2025 - 18:40

No evento Copa BTG Trader, o CEO do BTG Pactual relembrou o início da carreira como operador, defendeu a combinação entre fundamentos e análise técnica e alertou para um período prolongado de volatilidade nos mercados

VAI COMEÇAR O BARATA-VOA?

Há razão para pânico com os bancos nos EUA? Saiba se o país está diante de uma crise de crédito e o que fazer com o seu dinheiro

17 de outubro de 2025 - 17:25

Mesmo com alertas de bancos regionais dos EUA sobre o aumento do risco de inadimplência de suas carteiras de crédito, o risco não parece ser sistêmico, apontam especialistas

AUMENTOU O RISCO BRASIL?

Citi vê mais instabilidade nos mercados com eleições de 2026 e tarifas e reduz risco em carteira de ações brasileiras

17 de outubro de 2025 - 13:03

Futuro do Brasil está mais incerto e analistas do Citi decidiram reduzir o risco em sua carteira recomendada de ações MVP para o Brasil

QUANDO HÁ UMA BARATA…

Kafka em Wall Street: Por que você deveria se preocupar com uma potencial crise nos bancos dos EUA

17 de outubro de 2025 - 9:49

O temor de uma infestação no setor financeiro e no mercado de crédito norte-americano faz pressão sobre as bolsas hoje

REGIME FÁCIL

B3 se prepara para entrada de pequenas e médias empresas na Bolsa em 2026 —  via ações ou renda fixa

16 de outubro de 2025 - 0:05

Regime Fácil prevê simplificação de processos e diminuição de custos para que companhias de menor porte abram capital e melhorem governança

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar