🔴 ONDE INVESTIR EM MARÇO: ESPECIALISTAS TRAZEM INSIGHTS SOBRE MACRO, AÇÕES, RENDA FIXA, FIIS E CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Carina Brito

Carina Brito

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) com pós-graduação em Marketing e Mídias Digitais pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Trabalhou como repórter da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e já escreveu para Valor Econômico, Revista Galileu e UOL. Hoje é editora de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), Carreira e ESG do Seu Dinheiro.

ENTREVISTA

Ele levou a Espaçolaser à bolsa e hoje investe em outros negócios — mas alerta que PMEs não devem ter pressa de fazer IPO ou expandir para o exterior

Paulo Morais cofundou a rede de depilação a laser e hoje comanda a PG&MP Holding para investir negócios voltados a bem-estar, saúde, varejo especializado e energia renovável

Carina Brito
Carina Brito
6 de março de 2026
9:10 - atualizado às 18:13
Paulo Morais levou a Espaçolaser à bolsa e hoje investe em outros negócios - Imagem: Bruno Vanenck

Depois de conduzir a Espaçolaser à bolsa, o empreendedor Paulo Morais passou a repetir um alerta recorrente a fundadores que o procuram já com o objetivo de abrir capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esse não era nosso objetivo inicial na Espaçolaser. Ele foi consequência de mais de 20 anos de trabalho”, afirmou Morais, em entrevista ao Seu Dinheiro.

Foi a partir dessa convicção que ele estruturou sua nova fase profissional. Aos 58 anos, Morais deixou a operação da empresa que fundou para atuar como investidor estratégico e organizar, por meio da PG&MP Holding, negócios de bem-estar, saúde, varejo especializado e energia renovável.

Segundo ele, a ideia não é replicar uma história específica, mas aplicar método, governança e disciplina de execução em empresas com potencial real de crescimento.

A reflexão após o IPO da Espaçolaser

O ano de 2021 marcou o momento mais visível da trajetória de Morais: a abertura de capital da Espaçolaser, primeira empresa brasileira de serviços de beleza a acessar o mercado acionário doméstico. Internamente, porém, o período também foi de análise e avaliação do caminho percorrido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Fiz minha reflexão habitual de dezembro sobre o que havia realizado, o que funcionou, o que poderia ter sido melhor. Foi um período extremamente intenso: além da abertura de capital, havia a manutenção das operações e um trabalho pesado de consolidação das aquisições realizadas, especialmente de franquias”, afirma.

Leia Também

Sob sua liderança, a rede saiu de 282 unidades, em 2017, para 750 lojas no primeiro trimestre de 2022. A empresa também iniciou sua expansão internacional, com operações na Argentina, Colômbia, Chile e Paraguai.

Segundo Morais, a sucessão no cargo de CEO já estava prevista para depois da conclusão do IPO. O processo, no entanto, levou mais tempo do que o planejado inicialmente.

“A transição efetiva só se concluiu no fim de agosto de 2022. Tive autonomia para liderar o processo de escolha do meu sucessor, dentro de um modelo estruturado de entrevistas e participação do conselho.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A virada para o “smart money”

Ao deixar a operação da companhia, Morais decidiu mudar o papel que exerceria no mercado.

“Tenho um perfil inquieto e, depois de 30 anos no mundo corporativo, inclusive antes da própria Espaçolaser, entendi que meu próximo passo não seria como executivo, mas como investidor", afirma.

A decisão era atuar como um “smart money”, contribuindo com experiência em negócios que tivessem potencial real de escala.”

Enquanto comandava a Espaçolaser, o empresário era constantemente abordado — inclusive por meio de redes sociais — por empreendedores pedindo por conselhos de negócios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o período de transição, ele passou a analisar empresas que antes não tinha tempo para avaliar.

“Os projetos que me atraíam tinham três características principais: empreendedores com visão de longo prazo, propósito claro e impacto positivo, e mercado relevante com possibilidade de escala.”

Entre os problemas mais recorrentes que identifica nas conversas estão a expansão desorganizada e a ambição internacional precoce.

“Considero um erro estratégico pensar em outros países antes de consolidar o mercado brasileiro. Há enorme espaço no Brasil antes de pensar em qualquer movimento externo.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, essa visão veio de um erro que ele mesmo cometeu em sua trajetória. “Na Espaçolaser, fomos para a Argentina cedo demais”, diz o empresário, acrescentando que isso dividiu o foco da expansão em território nacional.

Outro filtro decisivo é o perfil do fundador. “Não acredito em bons negócios conduzidos por pessoas que não sejam boas. Avalio sempre valores, postura, histórico e alinhamento cultural. Negócios são feitos por pessoas.”

A estrutura da PG&MP Holding

Para organizar seus investimentos, Morais criou a PG&MP Holding, uma estrutura familiar que concentra estratégia, governança corporativa, planejamento financeiro, tecnologia, expansão e formação de lideranças.

A atuação é ativa nas empresas investidas, com acompanhamento próximo de indicadores, times e modelo comercial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Crescer rápido sem estrutura cobra um preço alto. O que sustenta um negócio no longo prazo é governança, cultura e formação de times preparados, tendo o dono do negócio presente, acompanhando indicador, cliente e time.”

Hoje, o ecossistema reúne diferentes negócios em setores diversos:

  • A Espaçolaser;
  • A Novofio Clínica Capilar, especializada em implantes e tratamento capilar;
  • A Bioma by Laces, rede de salões com produtos veganos e práticas de baixo impacto ambiental;
  • A Mundo Terra, rede de lojas de esportes outdoor com consultoria técnica especializada;
  • A CGE, projeto de geração de energia eólica no Sul do país, com previsão de início de operação em 2028;
  • A iZi Gym, academia com proposta de bem-estar integral e menor pressão por performance, cuja primeira unidade será inaugurada em março de 2026.

No caso do Grupo Laces, o investimento partiu da identificação de potencial de escala em uma das marcas.

“O negócio principal, Laces, é um conceito forte, posicionado em um segmento de ticket elevado, o que limita escala. O que me chamou atenção foi o Bioma, um projeto iniciado um ano antes, com sete unidades no modelo de licenciamento. Ali vi potencial de expansão nacional”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quando entrei, eram sete unidades. Hoje são 80.”

Na Novofio, a contribuição ocorreu principalmente na organização interna, especialmente na estruturação de processos comerciais e de qualidade.

IPO não deve ser o ponto de partida

Ao avaliar novos investimentos, Morais considera mais importante a construção consistente de um negócio do que o objetivo de abrir capital desde o início.

Hoje, o empresário também aponta fatores que precisam ser analisados com cuidado antes de considerar a abertura de capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, empresas de menor porte enfrentam desafios estruturais na bolsa. Companhias classificadas como small caps precisam apresentar resultados ao mercado a cada trimestre, enquanto muitos projetos empresariais exigem horizontes mais longos para maturar e consolidar resultados.

“Além disso, o fluxo diário dessas ações costuma ser limitado, o que reduz a liquidez e afasta os grandes investidores. No contexto da Bolsa, isso mostra que o ambiente nem sempre é o mais favorável para companhias desse porte.”

O IPO pode acontecer — mas, na visão dele, deve ser consequência de uma trajetória sólida, e não o ponto de partida de um empreendimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
LÍDER EM RANKING

De farmácia de manipulação a quase 4 mil lojas: as estratégias que levaram O Boticário ao topo do varejo de beleza

3 de março de 2026 - 13:16

A marca brasileira fundada há quase 50 anos ocupa o primeiro lugar no ranking do estudo global da Euromonitor International

O COELHO ESTÁ CHEGANDO

Quer fazer renda extra na Páscoa? Planejamento, qualidade e marketing fazem parte da ‘fórmula’ para ganhar dinheiro com chocolate

3 de março de 2026 - 9:06

A data comemorativa já se aproxima e começa a movimentar o comércio; Veja como se preparar para aproveitar o período e faturar

EMPREENDEDORISMO

O ingrediente mais ignorado dos bares rende milhões a este ex-bartender em Nova York

1 de março de 2026 - 16:23

Richard Boccato criou empresa que hoje abastece mais de 20 restaurantes estrelados pelo Guia Michelin

INCENTIVO À INOVAÇÃO

Empreendedorismo nas universidades: programa federal disponibiliza R$ 420 mil para projetos estudantis ligados a negócios; como receber?

27 de fevereiro de 2026 - 15:34

O programa Piemp nasceu na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e prevê contemplar 100 projetos em todo o Brasil durante seis meses

ATENDIMENTO AUTOMATIZADO

PMEs podem usar ferramenta de IA para responder clientes no WhatsApp Business; veja como funciona

27 de fevereiro de 2026 - 12:33

O Business AI oferece suporte em tempo real em qualquer momento da semana. Conversa pode transferida para um atendente humano sempre que houver necessidade

FRANQUIA DE BOLOS CASEIROS

De café da tarde em família a 60 mil bolos por dia: a trajetória da Casa de Bolos rumo aos R$ 800 milhões

27 de fevereiro de 2026 - 7:04

A rede começou depois que o filho da fundadora Vó Sônia perdeu o emprego. Hoje, o negócio já possui mais de 600 unidades

MUDANÇA DE CARREIRA

Fundador da Daki e ex-Link School criam empresa para formar profissionais que querem empreender antes de pedir demissão

26 de fevereiro de 2026 - 15:11

A Mauna, fundada por Rodrigo Maroja e Edu Camargo, tem o objetivo de reduzir o risco de quem deseja ter um negócio, mas hesita em abandonar uma carreira já estabelecida

EVITE ERROS

Tudo o que é preciso saber antes de se formalizar como MEI em 2026

26 de fevereiro de 2026 - 9:07

O modelo do microempreendedor individual foi criado para simplificar a abertura de pequenos negócios, reduzir burocracia e concentrar tributos em um pagamento mensal fixo

ECONOMIA EM MOMENTO INCERTO

A redução das tarifas de importação pelos EUA pode beneficiar as PMEs? Veja os cuidados que empreendedores devem tomar

24 de fevereiro de 2026 - 16:32

Novas tarifas globais fixadas em 10% entraram em vigor nesta terça-feira (24) e podem estimular empresas brasileiras que desejam exportar para os Estados Unidos

GESTÃO EFICIENTE

Geração de caixa e eficiência são prioridade para 47% das PMEs no início do ano, mostra Serasa Experian; confira como aplicar no seu negócio

24 de fevereiro de 2026 - 9:08

Empreendedores pretendem concentrar esforços em resultado financeiro, investimentos e redução de custos no próximo trimestre

OPORTUNIDADE EM ESG

Governo disponibiliza R$ 150 milhões para empresas de todos os portes realizarem projetos sustentáveis; como receber?

23 de fevereiro de 2026 - 17:41

Micro, pequenas, médias e grandes companhias podem solicitar financiamento da agência pública Finep até 31 de agosto

IMPACTO NOS NEGÓCIOS

Redução da jornada para 40 horas semanais pode elevar custo das empresas em até R$ 267 bilhões ao ano, estima CNI

23 de fevereiro de 2026 - 15:24

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, os efeitos tendem a ser mais intensos no setor de construção e nas micro e pequenas empresas

NORMA OBRIGATÓRIA

Saúde mental vai entrar nas regras de segurança do trabalho, e as PMEs terão que se enquadrar; veja como adaptar seu negócio

22 de fevereiro de 2026 - 8:00

Pequenas e médias empresas passarão por um novo desafio de gestão — mas também por uma oportunidade de organização e ganho de produtividade

DOCUMENTO IMPORTANTE

Certificado MEI: veja como emitir o CCMEI e comprovar que o CNPJ está ativo

20 de fevereiro de 2026 - 9:07

A emissão é gratuita e pode ser realizada tanto pelo próprio empreendedor quanto por qualquer pessoa interessada em validar as informações do MEI

EMPREENDEDORISMO

Quer abrir uma franquia em 2026? Veja 7 passos para fazer a escolha certa para o seu perfil e evitar erros logo no início

19 de fevereiro de 2026 - 6:07

Confira um guia para reduzir riscos e tomar decisões mais conscientes ao optar pelo franchising

FOLIA DÁ DINHEIRO

Carnaval como negócio: das tiaras aos leques, festa vira oportunidade de renda extra; veja como se preparar para faturar na data

17 de fevereiro de 2026 - 8:00

Empreendedores que têm empregos fixos contam como aproveitam o período de folia para faturar mais; veja dicas para ter uma renda extra no Carnaval ano que vem

NÃO PERCA O PRAZO

MEI: como preencher a declaração anual de faturamento e evitar multa com a Receita

13 de fevereiro de 2026 - 15:40

Mesmo quem não teve receita no ano passado precisa entregar o documento até o dia 31 de maio

AJUDA NA FASE CRÍTICA

Fundadores do Nubank, da Stone e da XP criam instituto para apoiar PMEs e preveem primeiro produto já em março

11 de fevereiro de 2026 - 11:32

David Vélez, André Street e Guilherme Benchimol lançam o B55, organização sem fins lucrativos voltada a empreendedores que já superaram a fase inicial do negócio

OPORTUNIDADE DE VENDER MAIS

MEIs podem vender serviços para órgãos públicos por meio de plataforma digital; veja regras e passo a passo

11 de fevereiro de 2026 - 9:36

A ferramenta conecta prefeituras, escolas, hospitais e outros órgãos públicos a empreendedores cadastrados

É BOM PARA O NEGÓCIO

Como PMEs podem inserir práticas ESG em suas operações sem fazer grandes investimentos?

10 de fevereiro de 2026 - 6:04

O ESG é uma forma mais eficiente e responsável de gerir a empresa — com impacto direto na redução de custos, no aumento da produtividade e na sustentabilidade do negócio

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar