Papa Francisco estreou o primeiro papamóvel elétrico do Vaticano; relembre
No final do ano passado, Mercedes presentou o pontífice com um Classe G adaptado com adaptações feita à mão

Levar um papa no meio da multidão com segurança é uma tarefa árdua: o Pontífice quer ser visto pela população e ao mesmo tempo precisa ser conduzido lentamente. Melhor ainda se for sem emissões poluentes.
O primeiro papa a usar um papamóvel foi Pio XI, em 1930, com um veículo adaptado da Mercedes-Benz.
E foi da própria montadora de Stuttgart que o papa Francisco recebeu, em dezembro passado, o primeiro papamóvel 100% elétrico. Veículo único, feito à mão e baseado no novo Classe G elétrico, ele atende a altos requisitos.

Projetado para o papa Francisco, o papamóvel foi concebido para permitir viagens locais sem emissões, a tempo de participar do Jubileu de 2025, evento que atrai milhões de peregrinos a Roma.
Por ser elétrico, o novo Classe G do papa, que serviu a Francisco e servirá ao próximo pontífice, está alinhado com os princípios da encíclica "Laudato Si'", que enfatiza a importância do desenvolvimento sustentável.

- VEJA TAMBÉM: Todos os sábados, as principais tendências de comportamento e consumo em uma newsletter especial do Lifestyle do Seu Dinheiro no seu e-mail; veja como receber
Transformação artesanal
Uma equipe de especialistas de Graz (Áustria) e Roma colaborou por cerca de um ano no projeto, para combinar o sistema de transmissão elétrica, a produção da carroceria, acessórios internos e equipamentos personalizados com o artesanato tradicional.
Leia Também
Da tradicional carroceria quadrada e três janelas laterais, o Classe G do pontífice foi transformado numa picape. O teto da coluna B (no centro do veículo) foi retirado e integrado à parede lateral, formando um segundo teto elevado.

Esse teto rígido separado (que pode ser retirado) proporciona proteção em caso de chuva. A porta traseira esquerda foi removida e reconstruída em estilo tradicional, soldada à carroceria. No lado direito, as dobradiças da porta traseira foram transferidas para o lado oposto.
Como outros papamóveis, o Classe G foi pintado com a clássica cor branca perolada.
Rápido e eficiente
O novo papamóvel foi baseado no modelo vendido como Mercedes G580 com Tecnologia EQ, lançado em 2024. Com um motor em cada roda, gera 587 cavalos de potência e impressionantes 118 kgfm de torque – para se ter ideia, um VW Polo Track 1.0 rende 84 cv e 10,3 kgfm de torque.
O conjunto de bateria de íon de lítio tem capacidade de 116 kWh, o que é suficiente para levar o papa por 470 km de autonomia por recarga completa. Numa estação rápida, o Classe G leva 32 minutos para chegar a 80% de carga.
De acordo com a Mercedes, o papamóvel foi adaptado para aproveitar ao máximo as vantagens dos quatro motores próximos às rodas, especialmente para viagens lentas em aparições públicas.
Interior único
Por dentro, os revestimentos internos combinam acabamentos brancos e a parte acarpetada toda em vermelho.
O banco traseiro foi alterado para um assento único centralizado e ajustável em 40 centímetros, protegido por uma cúpula alta e transparente de vidro artificial. Além disso, foram adicionados dois assentos individuais laterais para passageiros.
Como surgiu o papamóvel
O termo "papamóvel" foi popularizado por João Paulo II durante visita à Irlanda em 1979. Antes, os papas utilizavam tronos portáteis (chamadas de sede gestatória, carregada por pessoas), carruagens ou carros de luxo para se deslocar.
A Mercedes-Benz produz veículos para o papa há quase 100 anos, começando com um Nürburg 460 Pullman Sedan para o papa Pio XI em 1930.
Na década de 1960, o papa João XXIII recebeu um Landaulet 300, e Paulo VI utilizou um Landaulet 600 Pullman, seguido por um 300 SEL.
João Paulo II, o primeiro a usar o nome “papamóvel”, com um modelo modificado da série 460, e depois em 2002 adotou um G 500 da série 463, que também foi usado por Bento XVI e Francisco.
Um antigo papamóvel Classe G utilizado pelo papa Francisco foi trazido para o Brasil em um avião da FAB em 2013. Durante visita do pontífice ao País, ele desfilou a bordo do Mercedes por várias cidades.
Modelos baseados no Classe M e no GLE também foram empregados. Após a aposentadoria, alguns papamóveis foram expostos no Vaticano e no Museu Mercedes-Benz em Stuttgart.
Rafael Cagali, chef brasileiro que virou referência em Londres, mira agora em São Paulo e Brighton
De Bethnal Green à Vila Olímpia: chef brasileiro consagrado em Londres, Rafael Cagali, anuncia novos projetos em Brighton e na capital paulista.
O que define o valor de uma obra de arte em leilão?
Aloisio Cravo, leiloeiro com mais de 40 anos de experiência, explica os bastidores de um leilão e como funciona a precificação das peças de arte
A marca queridinha dos corredores e atletas de alta performance agora vai para a Lua — literalmente
Axiom Space, empresa responsável pelos trajes espaciais, já firmou colaborações também com a Prada
Mudanças na Virgin Atlantic aumentam a primeira classe (mas acabam com o bar a bordo)
Faturamento recorde levou empresa a aumentar a disponibilidade de cabines de luxo e oferta de WiFi a bordo – mas icônico serviço de bar a bordo deve ser encerrado
A nova classe executiva: conheça as business mais exclusivas do mundo e quanto custa voar em cada uma delas
Mais tecnológica, personalizada e exclusiva, a classe executiva assume o protagonismo no céu e redefine o que é voar com conforto e personalidade
Visto americano vai ficar mais caro em quase R$ 1,4 mil após Big Beautiful Bill de Trump; entenda
Nova taxa se aplica para turistas, estudantes, jornalistas, Au pairs, diplomatas e pessoas que fazem tratamento médico
Origem, destino: o futuro do restaurante que levou Salvador ao topo da gastronomia brasileira
Fabrício Lemos e Lisiane Arouca transformaram união em identidade e voltaram às raízes baianas com o Origem; hoje entre os melhores do Brasil, eles preparam seus próximos passos
Maido: como é a experiência no melhor restaurante do mundo, em Lima, no Peru
Elevando a cozinha Nikkei, espaço do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura foi eleito o melhor do mundo em 2025; aqui, contamos o porquê
O Louvre do Brasil? Museu paulistano é patrocinado por joalheria e terá baile de gala com a Chanel
Com parceria de três anos, Pinacoteca vai alinhar iniciativas de conservação e restauro do acervo com os padrões internacionais
Cidade mexicana fora do radar é eleita a melhor do mundo por viajantes; saiba qual é e quanto custa
Travel + Leisure premiou este destino como o melhor do mundo pelo segundo ano consecutivo
Por que o leilão desta bolsa usada pode entrar para a história como o mais caro da moda
A bolsa da atriz Jane Birkin será leiloada pela primeira vez em quase 25 anos nesta quinta-feira (10) na Sotheby’s
A cidade mais cara dos EUA para turistas não é Nova York, nem Los Angeles; confira o ranking
Novo levantamento apontou as cidades mais caras dos Estados Unidos para visitantes – e o resultado é um banho de água fria em quem pretendia tirar férias em certo destino de esqui…
Um dos países mais baratos da Europa está virando a sensação do verão no Hemisfério Norte
Com praias paradisíacas e preços que são “pechincha”, a Albânia entrou de vez na lista de desejo dos viajantes europeus
Paris inaugura praias artificiais no rio Sena após 100 anos de proibição; como elas vão funcionar?
Nesse verão, o afluente mais famoso da França abrirá locais para banho em meio a uma onda de calor histórica – a última vez que o cartão postal parisiense recebeu banhistas foi em 1923, quando a prática foi proibida devido a poluição do rio
Na mesa com Alex Atala: menu comemorativo do D.O.M. entra nas últimas (e melhores) semanas
Com ajuda do concierge exclusivo do Cartão Ultrablue BTG Pactual, conseguimos uma reserva no restaurante estrelado de Alex Atala, que oferece até o fim de agosto seu menu degustação de 25 anos; em conversa com o chef, ele nos guia pelos sabores e bastidores do cardápio
De Machu Picchu a Tóquio, com jatinho particular: Four Seasons oferece experiências de viagem acima da primeira classe; veja os preços
A Private Jet Experience propõe viagens de “volta ao mundo” da forma mais confortável e exclusiva possível
Melhores restaurantes para tomar vinho no mundo: 11 brasileiros entram em ranking de revista especializada
Restaurant Awards da Wine Spectator reconhece restaurantes com boas cartas de vinho e serviço de qualidade
Hot yoga não é para todo mundo, mas será que é para você?
Guiados por especialistas, desvendamos os mitos e verdades por trás do hot yoga, prática que une a tradição milenar do yoga a um ambiente de calor intenso
Como viajar com sua bicicleta no avião; veja dicas e preços, dentro e fora do Brasil
Pesquisamos as regras nas três principais companhias aéreas brasileiras — Latam, Gol e Azul; veja também dicas complementares que valem para qualquer lugar do mundo
Fórmula 1 agora vai ter um uísque oficial; veja o preço da bebida no Brasil
Anúncio é mais uma das iniciativas do grupo LVMH, que assinou um contrato de patrocínio de 10 anos com a F1