🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Atualmente, está baseada em Paris, onde faz mestrado em comunicação e mídias digitais na Sorbonne e cobre temas como luxo, turismo e arte.

O VALOR DA ARTE

O que define o valor de uma obra de arte em leilão?

Aloisio Cravo, leiloeiro com mais de 40 anos de experiência, explica os bastidores de um leilão e como funciona a precificação das peças de arte

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
15 de julho de 2025
9:01 - atualizado às 14:44
leilão museu obras de arte galerias
Leilão de obras de arte na Sotheby's. - Imagem: Divulgação.

Um mercado pequeno, mas muito barulhento. É assim que o leiloeiro Aloisio Cravo define o mercado de arte, no qual trabalha há 40 anos. O barulho, nesse caso, é causado pelos valores exorbitantes pelos quais as obras de arte são vendidas nos leilões. Casas tradicionais, como a Sotheby’s e a Christie’s, frequentemente furam bolhas dos noticiários quando fazem vendas expressivas de Picassos, Monets, Van Goghs e até Portinaris. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas nem sempre foi assim, como bem relembra o fundador da Aloisio Cravo Arte e Leilões. Em 1995, a venda do Abaporu foi uma mera nota de rodapé no jornal, mesmo com o valor recorde arrecadado (US$ 1,35 milhão). 

Acontece que, nos últimos anos, a percepção sobre as artes plásticas mudou drasticamente. Hoje, por exemplo, a exposição de Beatriz Milhazes no Guggenheim de Nova York ocupa a capa dos cadernos de cultura.

Apesar da maior notoriedade, não dá para dizer que o mercado de arte se popularizou. Ainda é um mundo muito desconhecido pela maioria das pessoas. E tudo começa na discussão do preço

Afinal, por que algumas obras de arte são vendidas por valores tão altos? O que acontece nos bastidores de um leilão que justifica essa precificação elevada para algumas peças?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um mercado de vivência 

“A precificação é uma coisa interessante: para quem está de fora, é extremamente subjetiva. Para quem está dentro, é extremamente objetiva”. 

Leia Também

A explicação de Aloisio Cravo sobre como são definidos os preços das obras revela um fato extremamente importante sobre o mercado: é uma dinâmica ditada pelos connaisseurs, ou seja, por quem entende. 

Se no mercado financeiro as empresas — e seus respectivos valuations — são definidos por números concretos e cálculos de fluxo de caixa, na arte, só quem é capaz de fazer essa matemática é quem já viu e viveu muito o setor. 

Essa vivência é importante, por exemplo, para definir qual é o melhor momento do artista, que origina, tradicionalmente, seus trabalhos mais bem-avaliados e caros. A máxima de Cravo é que artistas não são como fábricas de automóveis, ou seja, cada peça sai diferente uma da outra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Uma construção de valor só a partir de dados técnicos é falha. Eu preciso ver a obra. Depois de ver 300 Di Cavalcanti, você fica mais preparado para entender o que é o melhor momento do artista ou não”, diz Cravo. 

O volume de informações acumulado pelos anos de vivência na arte faz com que os leiloeiros e galeristas experientes cheguem facilmente a um consenso de valor. E é este consenso que aparece como o lance inicial de um leilão.

  • Atualmente, a maioria dos leilões é feita de forma on-line, através de plataformas especializadas que se encarregam de toda a verificação por trás da identidade do comprador. É através delas que a burocracia de documentos é resolvida também. 

Leilão de arte: entre o trâmite jurídico e a reciclagem da coleção

Assim como acontece com carros, imóveis e outros bens de alto valor, as obras de arte de uma coleção pessoal também podem ir a leilão para liquidar dívidas, depois que todas as outras possibilidades jurídicas são esgotadas. 

Esta é uma das formas que as peças chegam até a casa de leilões de Aloisio Cravo, mas não é a única. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há também aqueles espólios cujas famílias e herdeiros estão em consenso, sem conflito algum. Este foi o caso de algumas peças do último leilão da casa, que vendeu obras da coleção do empresário francês Michel Etlin e de sua esposa, Suzana. Entre os destaques, estava o “Retrato de A.M.G.”, de Anita Malfatti. 

A terceira via pela qual as obras chegam a leilão é através de colecionadores que querem reciclar seu acervo. Daí, fica a critério de cada leiloeiro avaliar se as peças fazem sentido ou não para a curadoria da casa. 

‘Você está dono, você não é dono’

Seja qual for a origem da peça ou o valor pelo qual você a arrematou, uma regra mantém-se universal: a obra de arte não é sua

Explicando melhor, o que acontece é que você adquire apenas o direito de expor o trabalho em museus, galerias ou na sua própria casa. No entanto, os direitos autorais e de reprodução ainda pertencem ao artista. Em suma, a imagem da obra não é do colecionador, ainda que o quadro físico seja. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, você ainda tem certas obrigações com a obra de arte: não pode alterá-la nem danificá-la de forma intencional, com risco de ser processado por isso, já que toda obra de arte faz parte do patrimônio cultural do país. 

“Você está dono, você não é dono”, diz Aloisio Cravo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VAI VIAJAR?

Louvre, MoMA e mais: Quanto custa a entrada para os museus mais famosos do mundo em 2026

17 de janeiro de 2026 - 8:00

Confira os valores atualizados para visitar os museus mais famosos do planeta

TRAGÉDIA RELANÇADA

Por que ‘Macbeth’ continua tão importante? Tradutor de nova edição reflete sobre clássico no português atual

12 de janeiro de 2026 - 8:16

Nova tradução de Macbeth, de William Shakespeare, chega pela Companhia das Letras e reacende o debate sobre ambição e poder. Em entrevista ao Seu Dinheiro, o tradutor Lawrence Flores Pereira explica os desafios de trazer a tragédia para o português de hoje

É DO BRASIL!

Wagner Moura e O Agente Secreto fazem história com duas vitórias no Globo de Ouro 2026

12 de janeiro de 2026 - 7:26

Baiano tornou-se primeiro brasileiro a levar o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro. O Agente Secreto ganha na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa

CINEMA

Vai dar Wagner Moura? Veja os indicados ao Globo de Ouro 2026 e quais os favoritos de cada categoria

11 de janeiro de 2026 - 8:16

Wagner Moura é o mais cotado para levar estatueta de Melhor Ator de Drama; “O Agente Secreto” também é favorito para Melhor Filme de Drama

REVIEW

Como violência e superação levaram ‘Língua interior’ e o argelino Kamel Daoud ao topo da literatura francófona

8 de janeiro de 2026 - 8:16

De polemista em suas colunas de jornal ao duplo reconhecimento pelo Goncourt, o escritor argelino Kamel Daoud se impõe como uma das principais vozes da literatura francófona, agora com o visceral ‘Língua interior’

RESGATE PAULISTANO

Jardim Nacional: novo espaço recupera legado histórico de edifício na Avenida Paulista em São Paulo

7 de janeiro de 2026 - 11:16

Com foco em grandes eventos, novo empreendimento no Conjunto Nacional, em São Paulo, resgata projeto de antigo jardim de inverno do restaurante Fasano, por onde já passaram nomes como Nat King Cole, Fidel Castro e Dwight Eisenhower

MÚSICA

Shows internacionais no Brasil em 2026: confira datas, locais e preços

7 de janeiro de 2026 - 8:16

Brasil recebe de fenômenos do pop, como Rosalía, Sabrina Carpenter e Bad Bunny, à nomes consagrados do rock, como Elton John, Guns N’ Roses e AC/DC

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Entre polêmica e provocação, ‘O Agente Secreto’ vence como Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2026

5 de janeiro de 2026 - 12:46

Em 31 anos de premiação, é a primeira vez que uma produção brasileira conquista estatueta; Brasil também leva título de Melhor Fotografia com o diretor paulista Adolpho Veloso

O SOM DO FUTURO

Música em 2026: entre algoritmos, experiências e a força do encontro ao vivo

5 de janeiro de 2026 - 8:16

Streaming mais maduro, o retorno simbólico do vinil e um mercado de shows que se reorganiza fora do eixo tradicional mostram como a indústria musical entra em 2026 menos movida por modismos e mais guiada por comportamento, cultura e sustentabilidade econômica.

PARA LER ANTES

9 livros que ganharam o debate e a crítica no exterior, mas ainda não foram publicados em português

2 de janeiro de 2026 - 8:16

De romance psicológico à análise econômica, estes títulos representam os livros mais comentados e influentes do momento no exterior e que ainda não foram traduzidos no Brasil

PAPO EDITORIAL

A Teoria da Bolsa de Ficção: como lançamento da editora Cobogó olha para o passado das histórias [ENTREVISTA]

30 de dezembro de 2025 - 11:40

A editora e cineasta Isabel Diegues fala sobre sua tradução de ‘A Teoria da Bolsa de Ficção’, ensaio de Ursula K. Le Guin lançado no Brasil pela editora Cobogó que revisita a origem das narrativas e propõe novos modos de imaginar o mundo

BEY-LIONÁRIA

Beyoncé agora e bilionária, segundo a Forbes; de onde vem a fortuna da cantora?

29 de dezembro de 2025 - 11:31

Artista texana supera a marca de 10 dígitos, tornando-se a quinta personalidade da música a atingir o marco

NOTA DE RODAPÉ

Bobbie Goods, clássicos e milionários: o que os livros mais vendidos de 2025 dizem sobre a leitura no Brasil?

27 de dezembro de 2025 - 8:00

Entre o impacto de redes sociais e o peso dos fenômenos, a lista da Nielsen-PublishNews revela as principais tendências de leitura do ano

O ACERVO AUMENTOU

Malba vai ficar mais ‘brasileiro’: Museu compra coleção Daros e incorpora obras de 19 artistas brasileiros

18 de dezembro de 2025 - 18:29

Com aquisição da renomada ‘Coleção Daros Latinamerica’, Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires dobra o tamanho do seu acervo e reforça a presença brasileira

O POP E O PUNK

Fundação Cartier: novo museu mainstream de Paris ou frescor para a cena artística mundial?

17 de dezembro de 2025 - 8:16

Altas expectativas rodeiam a reabertura de um dos espaços artísticos parisienses que sempre teve curadoria original e fora dos eixos clássicos da arte europeia

BILIONÁRIO DA BILHETERIA

James Cameron, diretor de ‘Titanic’ e ‘Avatar’, torna-se o novo bilionário de Hollywood

16 de dezembro de 2025 - 10:21

James Cameron se torna o quinto cineasta mais rico do mundo; confira as principais conquistas do diretor

ROUBO DE ARTE

Valor de obras roubadas da Biblioteca Municipal Mário de Andrade pode ultrapassar os R$ 200 mil; confira os valores 

9 de dezembro de 2025 - 21:00

Embora os valores do seguro das obras de Matisse e Portinari sejam sigilosos por contrato, especialistas relatam suas projeções, e vendas em leilões dão uma ideia do quanto poderiam custar

GLOBO DE OURO

Wagner Moura no Globo de Ouro 2026: quais as chances e quem são os concorrentes do ator brasileiro 

8 de dezembro de 2025 - 17:26

Indicado por seu papel em ‘O Agente Secreto’, Moura teria apenas um concorrente à altura até o momento, segundo publicação especializada; saiba outros destaques e conheça os demais indicados

NOS FONES DOS OUVINTES

Spotify divulga a lista dos podcasts mais ouvidos no mundo e no Brasil em 2025; confira os destaques dos rankings 

4 de dezembro de 2025 - 19:10

Conversas descontraídas e versáteis definem o programa vencedor global; já no pódio brasileiro, estão presentes temas como espiritualidade, curiosidades e negócios

ART BASEL

Art Basel Miami Beach 2025: confira a programação e destaques da maior feira de arte das Américas

4 de dezembro de 2025 - 9:16

A mostra tem início na sexta-feira (5) e reunirá 283 galerias de 43 países e territórios, inclusive do Brasil; haverá ainda um novo setor dedicado à arte digital e mais galeristas de Miami

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar