Menos bolsa Birkin, mais bem-estar: por que o wellness e a longevidade são o ‘futuro do luxo’, segundo estudo
Report mostra que estamos entrando na era do ‘luxo transformacional’, em que o materialismo perde espaço para o ‘experimentalismo’

O luxo está mudando. E, dessa vez, não estamos falando da crise econômica que atinge o setor, por conta da desaceleração do consumo na China e das incertezas no cenário global. Desse assunto, já falamos em outras matérias.
Uma mudança nos princípios fundamentais — os chamados core values — do luxo está em curso no momento e as marcas que mais rapidamente se adaptarem a ela podem sair na frente.
Não que as bolsas de grife, os carros conversíveis e as joias exclusivas tenham saído de moda. Mas os itens por si só não serão mais suficientes para atrair o consumidor de alto poder aquisitivo.
Estamos entrando na era do chamado “luxo transformacional”.
A preocupação com a longevidade, com o bem-estar duradouro e a priorização das experiências de conexão espiritual ganham espaço em cima dos bens de consumo.
Não basta mais passar o cartão black (ou mais do que black) nas Avenue Montaigne e nas Gallerias Vittorio Emanuele ao redor do mundo.
Leia Também
O novo consumidor de luxo quer ir para um resort totalmente focado em wellness em que ele poderá passar pelos tratamentos de skincare mais sofisticados do mundo e usar as tecnologias mais avançadas da área da saúde.
E é por causa dessa mudança nos códigos do luxo, conforme os consumidores buscam “transformação pessoal e experiências significativas”, que o setor está evoluindo para uma convergência cada vez maior entre beleza, saúde e hospitalidade.
"O aumento da consciência dos consumidores sobre longevidade e qualidade de vida está reformulando o conceito de luxo, que passa a priorizar esses aspectos. Cada vez mais indivíduos buscam otimizar sua saúde, prolongar sua vida e elevar seu bem-estar, impulsionando uma transformação na oferta das marcas de beleza, saúde e hospitalidade."
Essas são as conclusões mais recentes do relatório do Together Group e do The Future Laboratory, intitulado Novos Códigos de Luxo: Longevidade e Estratégias de Bem-Estar.
A nova era do luxo em 6 insights
O estudo apresenta seis pontos-chave, que ajudam a entender os principais fundamentos do luxo transformacional, que se relaciona à “economia da transformação”, na qual as pessoas procuram produtos e experiências que satisfaçam necessidades humanas mais profundas e contribuam para vidas mais plenas.
Essas mudanças estão diretamente ligadas a mudanças culturais e avanços tecnológicos.
- Longevidade e bem-estar são a “oferta máxima do luxo”
Este novo mercado pode atingir US$ 610 bilhões globalmente até o final deste ano, o que é uma oportunidade para as marcas irem além do lifestyle e fornecerem soluções que melhoram tanto a expectativa quanto a qualidade de vida.
- É só pensar no caso — extremo, mas ainda emblemático — do bilionário Bryan Johnson, que usa todos os seus recursos para tentar viver eternamente e encabeça o projeto “Don’t Die”, que inclui hábitos rígidos, tratamentos complexos e rotinas quase “malucas” visando prolongar o tempo de vida.
- O luxo transformacional está transformando os valores tradicionais
De materialismo para experimentalismo, os consumidores têm priorizado cada vez mais as experiências como meio de alcançar a autorrealização e formar conexões mais profundas.
Com isso, as marcas deixam de ser apenas fornecedoras de produtos para serem potenciais parceiras na busca por essa “vida mais plena”.
- A experiência de marca pode ser tão valiosa quanto o produto em si
Conforme os setores de beleza, saúde e hospitalidade se tornam cada vez mais sinérgicos, as marcas têm novas oportunidades para promover o engajamento dos clientes.
Um dado GWI mostra que 77% dos consumidores de luxo preferem comprar um produto ou serviço quando podem se sentir pertencentes à “comunidade da marca”.
Por isso, não é de se estranhar que muitas empresas estejam recorrendo a modelos de associação (memberships) para criar comunidades de bem-estar exclusivas que combinam serviços selecionados com este senso de pertencimento. Alguns exemplos bem-sucedidos são a Remedy Place e a Soho House.
- Hiper personalização é o novo parâmetro para exclusividade
A exclusividade é, por natureza, um dos princípios do luxo. No entanto, ela toma uma nova proporção nesse novo contexto com foco em bem-estar.
Com cada vez mais aparelhos e tecnologias que acompanham o corpo e a saúde dos usuários — smartwatches, pulseiras, anéis e outros wearables —, as marcas podem oferecer soluções e tratamentos cada vez mais personalizados para cada pessoa.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 66% dos membros da geração Z e 44% dos membros de outras gerações usam algum tipo de tracker para monitorar a saúde.
- O novo serviço de hospitalidade de luxo é focado em espaços de bem-estar, movidos por um propósito
As semelhanças com a terceira temporada de The White Lotus não são uma mera coincidência.
A ascensão dos resorts e hotéis de alto padrão focados em wellness — o mesmo tipo do que é mostrado na série — reflete um mercado imobiliário efervescente dentro da economia de bem-estar, que deve crescer a 7,3% ao ano até 2028, segundo o GWI.
- Os novos hotéis e resorts de wellness podem dar um upgrade nos serviços de saúde
De acordo com o relatório, as marcas de luxo estão em uma posição única para oferecer o que os clientes não conseguem obter nos serviços de saúde convencionais, fechando a lacuna entre ciência, saúde e hospitalidade.
“No frigir dos ovos”, o Together Group e o The Future Laboratory acreditam que o futuro do luxo está fundamentado em saúde, longevidade e conexão humana, o que só confirma a força das tendências de wellness, que já estavam sendo apontadas em diversos outros estudos.
O Anuário de Tendências de Luxo 2025, feito pela ILTM (International Luxury Travel Market) em parceria com o Panrotas e TRVL LAB, já indicavam esse caminho no setor de turismo.
"Ao focar no que é fundamental para a realização humana – saúde, propósito e conexão – as marcas podem transcender as fronteiras tradicionais, oferecendo aos consumidores não apenas serviços, mas soluções que moldam suas vidas de maneiras profundas”, dizem os autores do relatório Novos Códigos de Luxo.
De compacto a premium: a ousada jornada do novo Nissan Kicks
Com plataforma renovada, design marcante e foco em conforto e tecnologia, a segunda geração do Kicks redefine seu espaço no concorrido segmento de SUVs
Dois dos três melhores restaurantes do mundo para tomar vinho estão… nos Estados Unidos? Entenda
Estabelecimentos recebem o Grand Award da Wine Spectator, o prêmio de mais alto prestígio da publicação
Prêmio francês elege os 6 aeroportos mais bonitos do mundo (e nenhum fica no Brasil)
O reconhecimento veio do Prix Versailles, um dos mais renomados prêmios de arquitetura e design do mundo
Super iate da Ferrari já é realidade: marca italiana revela fotos e informações do novo projeto
O projeto, chamado de Hypersail, vai utilizar a expertise adquirida pela empresa no setor automotivo
Benedita, a cozinha que fez Noronha entrar no mapa das premiações nacionais
No restaurante de Dario Costa, brasa e mar conduzem uma experiência que agora ganha reconhecimento além da ilha
5 museus que inauguram ainda em 2025, incluindo o primeiro dedicado a inteligência artificial
Novidades em cidades efervescentes, estes museus têm o potencial de se tornarem os hotspots turísticos da vez
Atacama na rota do wellness: os hotéis que estão apostando em bem-estar no meio do deserto
O deserto chileno dá ‘check’ em critérios importantes para uma viagem com foco em bem-estar
Complexo da Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, vai ganhar ampliação; conheça a Rua da Música
Projeto prevê renovação no Parque Jaime Lerner, que abriga, além da Pedreira, a Ópera de Arame em Curitiba; gastronomia, estúdio de gravação e até uma exposição permanente estão confirmados
Nem diabo, nem Prada: o legado de Anna Wintour, a lendária editora da Vogue americana, em 10 fatos
Ícone da moda global, Wintour anunciou seu afastamento como editora-chefe da Vogue essa semana; famosa pela rigidez, seu impacto vai muito além do retrato caricato de ‘O Diabo Veste Prada’
Vinhos para churrasco: 16 rótulos para surpreender além do Malbec e Cabernet Sauvignon
De tintos marcantes a brancos e rosés inesperados, sommeliers indicam vinhos e harmonizações para cada tipo de carne na brasa
União Europeia pode impedir as companhias aéreas de cobrarem pela bagagem de mão no avião
Proposta foi aprovada pelo Comitê de Transportes e Turismo, mas ainda precisa passar pelo Parlamento
Por que a bolsa Birkin da Hermès virou um ícone da moda — e por que é tão difícil comprar uma
Quem vê o prestígio da Birkin atualmente pode nem imaginar que, na verdade, tudo começou com uma confusão no avião e um saquinho para enjoo
Vermute conquista nova geração com produções artesanais e casas especializadas; veja onde provar no Rio e em São Paulo
De coadjuvante a estrela, a bebida ressurge em casas especializadas no Rio e em São Paulo, ganhando produções artesanais com toque brasileiro
Cruzeiro no rio Nilo: Hilton aposta em embarcação de luxo para levar hóspedes a um tour pelo Egito
A embarcação, digna de livros da Agatha Christie, terá 29 suítes, todas com vistas para o rio; clientes poderão usar pontos para pagar a viagem
Um dos museus mais importantes da Itália vai limitar as selfies dos visitantes; mas por quê?
Decisão foi comunicada pelo diretor da Galleria degli Uffizi, em Florença, após incidente com turista
Este autor escreveu todos os 5 livros mais vendidos da maior editora do país na Bienal do Rio
Companhia das Letras foi a única editora que teve o top 5 de livros mais vendidos ocupado por um só escritor
Cazuza será grande homenageado no Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira em 2026
Tributo ao rockstar brasileiro acontece nos palcos da premiação em 2026, mas não é a única homenagem rolando ao artista
Alta-fidelidade: as melhores caixas de som de 2025 e o que torna uma experiência sonora completa
Guiados por especialistas, desvendamos a tecnologia Hi-Fi e indicamos caixas de som que valem o investimento
A reinvenção do luxo aéreo: as cabines de primeira classe mais exclusivas do mundo
Cama de 2m, chuveiro privativo e três ambientes: descubra quais companhias aéreas estão redefinindo os padrões de conforto, tecnologia e privacidade nas cabines de luxo em 2025
O mercado de luxo pode enfrentar a pior crise dos últimos 15 anos — e aqui estão os gatilhos
Além da guerra comercial e das tensões no Oriente Médio, outros fatores têm impactado o mercado; confira