Ferrari under 40? Quase metade dos compradores da italiana tem menos de 40 anos
Mesmo com acesso financeiro aos veículos de luxo, clientes precisam criar um relacionamento de longo prazo com a marca para conseguirem os modelos mais selecionados

No imaginário coletivo, ter uma Ferrari na garagem era um símbolo claro de que a pessoa “venceu na vida”. Acontece que, segundo a própria fabricante de carros de luxo, quase metade dos compradores já “venceram na vida” sem nem chegar à meia-idade.
Explicando melhor: um dado recente revelado pelo CEO Benedetto Vigna mostra que 40% dos novos compradores da montadora italiana têm menos de 40 anos.
O interesse dos ricaços mais novos pelos carros cresceu vertiginosamente num espaço bem curto de tempo. Apenas 18 meses atrás, os sub-40 representavam 30% dos compradores.
Na visão do executivo, isso revela uma “conquista” para a companhia.
Apesar de Vigna não ter dado explicações claras, presume-se que parte desse fenômeno se explique pela transferência de riqueza geracional e também pela criação de uma nova geração de milionários, que usa os bens de consumo de luxo como símbolo de status e diferenciação social.
Carros da Ferrari: uma demanda sempre aquecida
Reza a lenda de que o fundador Enzo Ferrari disse que a empresa “sempre entregaria um carro a menos do que o mercado precisava”.
Leia Também
Se o italiano de fato proferiu essas palavras ou não, fato é que a Ferrari parece seguir à risca esse “mandamento”, como já confirmou o próprio CEO.
Trabalhando com base na exclusividade, a fabricante de Maranello alcançou uma posição de prestígio no mercado de luxo que apenas players como Hermès e Rolex conseguiram.
- LEIA TAMBÉM: Mercado de relógios desacelera em 2024, mas empresa suíça mantém a dominância total, com 32% do mercado
Mais do que ter o dinheiro em si, os compradores de Ferrari precisam criar um relacionamento de longo prazo com a marca para conseguirem os modelos mais selecionados. É a mesma lógica usada para comprar o modelo Birkin da marca de moda francesa ou os relógios mais refinados da marca de relojoaria suíça.
Para se ter uma ideia, quase três quartos dos carros da montadora são vendidos para clientes já existentes.
Essa lógica de escassez se traduz no modelo de negócios da seguinte forma: o objetivo da Ferrari é aumentar o lucro ganhando mais em cada carro, em vez de fabricar mais carros.
"Nós sempre queremos priorizar a qualidade das receitas em vez da quantidade”, afirmou Vigna.
Em 2024, a montadora teve um ano bem positivo, com alta expressiva dos lucros, impulsionados pelo aumento de recursos personalizados. Esses artifícios são itens decorativos extras pelos quais os clientes pagam dezenas de milhares de euros além do preço do carro, para torná-lo ainda mais exclusivo e diferenciado.
- O lucro líquido anual foi 21% maior do que em 2023, totalizando 1,53 bilhão de euros.
- Já a receita líquida total do ano atingiu 6,7 bilhões de euros, um aumento de quase 12% em relação ao ano anterior.
- O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) total do ano foi de 2,56 bilhões de euros, superior aos 2,28 bilhões de euros no ano anterior.
‘Um animal raro e exótico’
Não à toa, o tempo de espera para pegar as chaves da Ferrari própria pode ultrapassar dois anos — seja você um cliente de menos de 40 anos ou beirando os 80.
Para o CEO da montadora, ver uma Ferrari na estrada deveria ser como ver um animal raro e exótico. “A espera faz parte da experiência”, afirma.
Esse desequilíbrio entre oferta e demanda acaba também colocando a fabricante italiana na “contramão” do mercado automotivo: ao invés de depreciarem, os carros geralmente valorizam com o tempo e podem, quiçá, serem vistos como um investimento.
Novamente, é o que acontece com os produtos das outras players de luxo comparáveis Hermès e Rolex.
E a Ferrari elétrica?
Para 2025, a empresa italiana planeja lançar seis novos modelos de automóveis — entre eles, a primeira versão totalmente elétrica, que deve ser anunciada no dia 9 de outubro.
Em ocasiões anteriores, a empresa havia comunicado que utilizaria tecnologia da equipe de corrida da Ferrari para resolver a questão de economia de energia no motor movido a bateria.
“Acho que esta é uma das decisões das quais mais nos orgulhamos, porque nós, como empresa, dissemos que faríamos três tipos de carros. O tradicional – a combustão, o híbrido e também faremos elétrico”, declarou Vigna em evento em Singapura, na semana passada.
Quanto à demanda, o executivo disse que embora seja verdade que alguns clientes nunca comprarão uma Ferrari elétrica, outros potenciais compradores indicaram que só aceitarão se for um EV (veículo elétrico, na sigla em inglês).
No ano passado, os modelos híbridos representaram 51% das remessas totais da companhia, superando as expectativas do mercado.
* Com informações da CNBC.
A cidade mais cara dos EUA para turistas não é Nova York, nem Los Angeles; confira o ranking
Novo levantamento apontou as cidades mais caras dos Estados Unidos para visitantes – e o resultado é um banho de água fria em quem pretendia tirar férias em certo destino de esqui…
Um dos países mais baratos da Europa está virando a sensação do verão no Hemisfério Norte
Com praias paradisíacas e preços que são “pechincha”, a Albânia entrou de vez na lista de desejo dos viajantes europeus
Paris inaugura praias artificiais no rio Sena após 100 anos de proibição; como elas vão funcionar?
Nesse verão, o afluente mais famoso da França abrirá locais para banho em meio a uma onda de calor histórica – a última vez que o cartão postal parisiense recebeu banhistas foi em 1923, quando a prática foi proibida devido a poluição do rio
Na mesa com Alex Atala: menu comemorativo do D.O.M. entra nas últimas (e melhores) semanas
Com ajuda do concierge exclusivo do Cartão Ultrablue BTG Pactual, conseguimos uma reserva no restaurante estrelado de Alex Atala, que oferece até o fim de agosto seu menu degustação de 25 anos; em conversa com o chef, ele nos guia pelos sabores e bastidores do cardápio
De Machu Picchu a Tóquio, com jatinho particular: Four Seasons oferece experiências de viagem acima da primeira classe; veja os preços
A Private Jet Experience propõe viagens de “volta ao mundo” da forma mais confortável e exclusiva possível
Melhores restaurantes para tomar vinho no mundo: 11 brasileiros entram em ranking de revista especializada
Restaurant Awards da Wine Spectator reconhece restaurantes com boas cartas de vinho e serviço de qualidade
Hot yoga não é para todo mundo, mas será que é para você?
Guiados por especialistas, desvendamos os mitos e verdades por trás do hot yoga, prática que une a tradição milenar do yoga a um ambiente de calor intenso
Como viajar com sua bicicleta no avião; veja dicas e preços, dentro e fora do Brasil
Pesquisamos as regras nas três principais companhias aéreas brasileiras — Latam, Gol e Azul; veja também dicas complementares que valem para qualquer lugar do mundo
Fórmula 1 agora vai ter um uísque oficial; veja o preço da bebida no Brasil
Anúncio é mais uma das iniciativas do grupo LVMH, que assinou um contrato de patrocínio de 10 anos com a F1
Vinho de Meghan Markle esgota em 1h; confira outras celebridades que também estão brindando ao sucesso
Com lançamento de rosé esgotado, duquesa de Sussex entra para a realeza das celebridades que fazem sucesso entre taças
De compacto a premium: a ousada jornada do novo Nissan Kicks
Com plataforma renovada, design marcante e foco em conforto e tecnologia, a segunda geração do Kicks redefine seu espaço no concorrido segmento de SUVs
Dois dos três melhores restaurantes do mundo para tomar vinho estão… nos Estados Unidos? Entenda
Estabelecimentos recebem o Grand Award da Wine Spectator, o prêmio de mais alto prestígio da publicação
Prêmio francês elege os 6 aeroportos mais bonitos do mundo (e nenhum fica no Brasil)
O reconhecimento veio do Prix Versailles, um dos mais renomados prêmios de arquitetura e design do mundo
Super iate da Ferrari já é realidade: marca italiana revela fotos e informações do novo projeto
O projeto, chamado de Hypersail, vai utilizar a expertise adquirida pela empresa no setor automotivo
Benedita, a cozinha que fez Noronha entrar no mapa das premiações nacionais
No restaurante de Dario Costa, brasa e mar conduzem uma experiência que agora ganha reconhecimento além da ilha
5 museus que inauguram ainda em 2025, incluindo o primeiro dedicado a inteligência artificial
Novidades em cidades efervescentes, estes museus têm o potencial de se tornarem os hotspots turísticos da vez
Atacama na rota do wellness: os hotéis que estão apostando em bem-estar no meio do deserto
O deserto chileno dá ‘check’ em critérios importantes para uma viagem com foco em bem-estar
Complexo da Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, vai ganhar ampliação; conheça a Rua da Música
Projeto prevê renovação no Parque Jaime Lerner, que abriga, além da Pedreira, a Ópera de Arame em Curitiba; gastronomia, estúdio de gravação e até uma exposição permanente estão confirmados
Nem diabo, nem Prada: o legado de Anna Wintour, a lendária editora da Vogue americana, em 10 fatos
Ícone da moda global, Wintour anunciou seu afastamento como editora-chefe da Vogue essa semana; famosa pela rigidez, seu impacto vai muito além do retrato caricato de ‘O Diabo Veste Prada’
Vinhos para churrasco: 16 rótulos para surpreender além do Malbec e Cabernet Sauvignon
De tintos marcantes a brancos e rosés inesperados, sommeliers indicam vinhos e harmonizações para cada tipo de carne na brasa