🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

ENCONTRO MARCADO

Trump e Putin se preparam para negociar cessar-fogo na guerra da Ucrânia; republicano quer Zelensky na mesa, mas acordo preocupa Kiev

O encontro vem na esteira do fim do prazo de Trump para que Putin concordasse com um cessar-fogo; entenda o que está em jogo agora

Dani Alvarenga
10 de agosto de 2025
18:22
O presidente norte-americano, Donald Trump, está ao lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ambos usam ternos escuros e olham para frente.
Donald Trump (esquerda) e Vladimir Putin (direita) - Imagem: Montagem Seu Dinheiro/ Canva Pro

No tabuleiro geopolítico, o Alasca virou a nova peça central. É lá que, na próxima sexta-feira (15), Donald Trump e Vladimir Putin devem se encontrar para discutir um possível cessar-fogo na guerra da Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O encontro reacendeu esperanças de uma trégua no conflito, mas também elevou a tensão em Kiev e entre os aliados europeus: o temor é que um acordo seja fechado sem a participação do presidente Volodymyr Zelensky — e, pior, que inclua concessões territoriais à Rússia.

A ideia de uma cúpula trilateral, incluindo Zelensky, está sobre a mesa, mas a Casa Branca ainda não deu detalhes do encontro e nem se o líder ucraniano faria parte das conversas.

Vale lembrar que a última vez que o Alasca sediou uma reunião diplomática de alto risco foi em março de 2021, quando funcionários do governo do ex-presidente Joe Biden se encontraram com executivos chineses.

As propostas estão na mesa… basta saber quem vai aceitar

Apesar da falta de informações concretas, Trump já adiantou que uma solução “poderia envolver troca de territórios para benefício de ambos os lados”, comentário que gerou reação imediata em Kiev.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O povo ucraniano não dará sua terra ao ocupante”, respondeu Zelensky no sábado. O presidente lembrou que a Constituição do país proíbe ceder territórios e alertou que decisões tomadas sem a Ucrânia seriam “contra a paz” e inviáveis na prática.

Leia Também

Além do comentário de Trump, a proposta russa também preocupa Kiev. Isso porque o Kremlin estaria exigindo que a Ucrânia ceda formalmente as quatro regiões que Putin diz ter anexado — Luhansk, Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson — além da Crimeia, tomada em 2014.

A proposta russa também exige que a Ucrânia aceite neutralidade permanente, sem poder ingressar na OTAN.

A presença de Zelensky nas negociações entre Trump e Putin

As negociações para o fim do conflito aceleraram após o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, se reunir com Putin em Moscou, na última quarta-feira (6).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a reunião entre Trump e Putin se aproximando, a participação — ou não — de Zelensky pode se tornar um ponto de atrito. 

Enquanto a Casa Branca mantém silêncio sobre a presença do líder ucraniano, Kiev e seus aliados europeus já manifestam críticas à possível exclusão de Zelensky do encontro.

Porém, fontes do governo norte-americano afirmam que a participação do presidente ucraniano na reunião é “absolutamente possível”.

“Todos estão muito esperançosos de que isso aconteça”, disse uma autoridade dos EUA à CNBC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inicialmente, a Casa Branca chegou a impor um encontro entre Putin e Zelensky como condição para que a reunião entre Trump e o presidente russo ocorresse. Mas, posteriormente, o republicano recuou e disse que não era um pré-requisito.

Vale lembrar que Trump havia estabelecido a última sexta-feira (8) como prazo final para que Putin concordasse com um cessar-fogo. Caso o conflito não chegasse ao fim, a Rússia seria atingida pela metralhadora tarifária do presidente norte-americano, que ameaçou taxas de 100%.

O ultimato não assustou o líder russo, que segue com as ofensivas contra a Ucrânia.

  • LEIA TAMBÉM: Market Makers destrincham o ‘método de investimento de Mugler e Buffett’ em 3 aulas gratuitas; veja

União Europeia em defesa da Ucrânia

Neste sábado (9), o vice-presidente dos EUA, JD Vance, se encontrou com o secretário de Relações Exteriores britânico, David Lammy, em conjunto com representantes da Ucrânia e aliados europeus em Chevening House, em Londres, para discutir a iniciativa de Trump pela paz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os líderes de França, Itália, Alemanha, Polônia, Reino Unido, Finlândia e a Comissão Europeia divulgaram um comunicado apoiando a busca por uma solução pacífica e elogiando a iniciativa.

Porém, os líderes europeus reforçaram que as fronteiras não poderiam ser alteradas com o uso da força, uma vez que apenas incentivaria a agressão russa. Além disso, afirmaram que as negociações só seriam possíveis com cessar-fogo ou redução das hostilidades no conflito.

“Compartilhamos a convicção de que uma solução diplomática deve proteger os interesses vitais de segurança da Ucrânia e da Europa”, disseram.

Já o chefe de gabinete de Zelenskiy, Andriy Yermak, que participou das negociações com líderes europeus e as autoridades norte-americanas, afirmou que a Ucrânia estava grata pela abordagem do vice-presidente dos Estados Unidos e por “respeitar todos os pontos de vista”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, reiterou a posição de Kiev de rejeitar quaisquer concessões territoriais à Rússia. “Um cessar-fogo é necessário, mas a linha de frente não é uma fronteira”, disse Yermak no X (antigo Twitter).

Representantes europeus apresentaram uma contraproposta, mas não foram fornecidos detalhes.

Por meio de publicações nas redes sociais, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer e o presidente francês Emmanuel Macron falaram sobre encontrar uma “paz justa e duradoura” na Ucrânia e “apoio inabalável” à Zelensky.

Macron ainda enfatizou a necessidade de a Ucrânia estar presente em quaisquer negociações. “O futuro da Ucrânia não pode ser decidido sem os ucranianos, que lutam por sua liberdade e segurança há mais de três anos”, escreveu ele no X. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os europeus também farão necessariamente parte da solução, pois sua própria segurança está em jogo”, completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DIPLOMACIA EM CENA

Trump e Putin não selam acordo sobre guerra na Ucrânia; Zelensky entrará nas negociações

16 de agosto de 2025 - 8:50

Enquanto Trump tenta mostrar força como negociador e Putin busca legitimar seus ganhos de guerra, Zelensky chega a Washington para não perder espaço na mesa de conversas

ORÁCULO DE OMAHA

Nem Apple, nem UnitedHealth: a maior posição da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, é outra

15 de agosto de 2025 - 12:30

Documento regulatório divulgado na quinta-feira (14) mostrou as atualizações de carteira do megainvestidor e deu indícios sobre suas apostas

DE OLHO NA ILHA

Cidadania australiana para brasileiros: caminhos, desafios e as novas regras para viver legalmente no país

15 de agosto de 2025 - 8:16

Com taxas mais altas e regras mais duras, brasileiros precisam de estratégia para conquistar cidadania na Austrália

SEM TRÉGUA À VISTA

Trump volta a criticar Brasil e diz que país “tem sido um parceiro comercial horrível” para os EUA

14 de agosto de 2025 - 17:37

Presidente norte-americano também classificou o processo contra Jair Bolsonaro como “execução política” e defendeu tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

MEMO DO HOWARD MARKS

‘Guru’ de Warren Buffett vê sinais preocupantes no S&P 500 e volta a questionar: há uma bolha na bolsa americana?

14 de agosto de 2025 - 16:31

Cofundador da Oaktree Capital analisa o otimismo em relação ao mercado de ações dos EUA e destaca porque é preciso ter cautela

GUERRA FRIA RELOADED

Poderia ser irônico se não fosse verdade: encontro entre Trump e Putin chama atenção pelo local

13 de agosto de 2025 - 19:35

Os dois líderes devem se reunir na sexta-feira (15) em uma tentativa de estabelecer um cessar-fogo na Ucrânia que leve ao fim da guerra, mas europeus não estão confiantes nos propósitos do presidente norte-americano

CORTOU NA RAIZ

Vitória de Milei: inflação da Argentina cai para o menor nível desde 2020 e se mantém abaixo de 2% pelo terceiro mês seguido

13 de agosto de 2025 - 18:37

Dado reflete a busca do governo argentino por estabilidade em meio a reformas profundas e acordo com o FMI

NO ALVO

Lula e Moraes na mira: governo Trump acusa Brasil de censura e deterioração dos direitos humanos

12 de agosto de 2025 - 19:09

Documento do Departamento de Estado dos EUA critica atuação do STF, menciona o presidente brasileiro e amplia pressão sobre Brasília em meio a mudanças na política externa norte-americana

VAI RESOLVER NA JUSTIÇA

Powell vai parar nos tribunais? Se depender de Trump, sim. Aqui está o motivo

12 de agosto de 2025 - 13:35

O republicano disse nesta terça-feira (12) que está considerando permitir um grande processo contra o chefe do banco central norte-americano

PAREM A GUERRA!

Relógio de Trump faz “tic-taco” e China ganha mais tempo para negociar as tarifas com os EUA

11 de agosto de 2025 - 17:25

O decreto foi assinado pelo republicano poucas horas antes da meia-noite, quando a pausa nas tarifas deveria expirar

INTERNACIONAL

Quem era Miguel Uribe, o pré-candidato de oposição ao governo da Colômbia morto após ser baleado em comício

11 de agosto de 2025 - 10:37

Filho de uma família influente na política colombiana, Miguel Uribe buscava a indicação de seu partido para concorrer à presidência no ano que vem

SEM 'JEITINHO'

Green Card, vistos e cidadania americana: o que mudou após Donald Trump?

11 de agosto de 2025 - 8:16

Com cerco migratório como bandeira, Donald Trump mudou o jogo para quem quer obter vistos e cidadania nos EUA; saiba o que mudou, como se proteger e quais caminhos continuam abertos para morar e trabalhar legalmente no país

CORRIDA DA TECNOLOGIA

China pressiona EUA para aliviar controle sobre exportação de chips de IA em meio às negociações do tarifaço de Trump

10 de agosto de 2025 - 12:51

Essa não é a primeira vez que Pequim indica a exportação de chips como um ponto-chave para as negociações

GUERRA COMERCIAL

Um beco sem saída? Vice-secretário de Trump culpa Moraes pela crise entre EUA e Brasil

10 de agosto de 2025 - 9:55

Christopher Landau afirmou que o ministro destruiu a relação historicamente próxima do Brasil com os Estados Unidos

ALÔ, COMPANHEIRO

Putin liga para…Lula? Veja o que o presidente russo falou sobre guerra na Ucrânia em meio às pressões de Trump pelo fim do conflito

9 de agosto de 2025 - 16:22

Na conversa, que durou cerca de 40 minutos, os líderes russo e brasileiro também compartilharam informações sobre as negociações com os Estados Unidos

BRILHO TARIFADO

Ouro continua renovando recordes — e a culpa agora é do tarifaço de Trump

8 de agosto de 2025 - 15:07

Decisão da alfândega dos EUA surpreende mercado, atinge em cheio refinadores suíços e ameaça fluxo global do metal

OS HOMENS DO PRESIDENTE

Aposta no corte de juros nos EUA aumenta com novo indicado de Trump para diretoria; saiba quem é Stephen Miran

7 de agosto de 2025 - 18:09

Ele vai ocupar a vaga de Adriana Kugler, que renunciou ao cargo na semana passada, mas sua indicação ainda precisa do aval do Senado norte-americano

DE DISSIDÊNCIA À LIDERANÇA

Bastidores da Casa Branca apontam novo favorito para o lugar de Powell; entenda a disputa pela liderança do maior banco central do mundo

7 de agosto de 2025 - 16:31

Segundo matéria exclusiva da Bloomberg, Christopher Waller, crítico de Powell e defensor de cortes nos juros, ganha força entre aliados de Trump como possível sucessor na presidência do Fed

O DONO DA BOLA

Trump comemora entrada em vigor de tarifas: ‘Bilhões de dólares estão fluindo para os EUA’

7 de agosto de 2025 - 11:22

As chamadas “tarifas recíprocas” foram atualizadas à 1h01 desta quinta, pelo horário de Brasília; no total, são 94 países diretamente atingidos

CURRÍCULOS SOB ANÁLISE

Quem vai substituir Powell? Scott Bessent sai da disputa, mas Trump diz que tem outros nomes

5 de agosto de 2025 - 14:26

O presidente norte-americano voltou a colocar o Departamento de Estatísticas do Trabalho (BLS, na sigla em inglês) sob sua mira nesta terça-feira (5); confira o que ele disse dessa vez

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar