Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
DE NOVO!

Trump ataca novamente: EUA impõem mais tarifa — desta vez, de 35% sobre importações do Canadá

Em carta publicada na rede Truth Social, o presidente republicano acusa o país vizinho pela crise do fentanil nos Estados Unidos

Efeito Trump: movimento em fronteira dos EUA com o Canadá cai até 35% em abril
As novas tarifas entram em vigor em 1º de agosto. Imagem: Divulgação Casa Branca e istock/Waynerd

O presidente americano, Donald Trump, anunciou na noite de quinta-feira (10) uma alíquota tarifária de 35% sobre o Canadá, seguindo a linha de outras cartas já enviadas de que o país vizinho mantêm relações comerciais "desiguais" com os EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As novas tarifas entram em vigor em 1º de agosto. 

No documento publicado na rede Truth Social, o presidente pontua que já impôs tarifas a Ottawa para lidar com a crise do fentanil, causada, em parte, "pelo fracasso do Canadá em impedir a entrada de drogas em nosso país" e que a nação vizinha, em vez de trabalhar com os EUA, retaliou com suas próprias tarifas. 

Trump ainda afirmou que não haverá a taxação se o Canadá ou as empresas do país decidirem construir ou fabricar produtos nos EUA. "De fato, faremos todo o possível para obter aprovações de forma rápida, profissional e rotineira — em outras palavras, em questão de semanas", acrescentou. 

O Canadá é o 23º país a receber carta sobre tarifas desde a segunda-feira. Na véspera, o republicano havia anunciado as alíquotas de importação para Sri Lanka, Argélia, Filipinas, Líbia, Iraque, Moldávia, Brunei e, claro, Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso brasileiro, as taxas anunciadas pelo líder republicano foram de 50%, também entrando em vigor a partir de 1º de agosto.

Leia Também

VIVER PARA SEMPRE?

Com experimentos alternativos e um custo superior a US$ 26 bilhões, Putin busca a imortalidade

ALERTA GLOBAL

Ebola: por que esse surto é diferente dos outros

O que vem pela frente

A expectativa é de que uma nova taxa para a União Europeia seja divulgada nesta sexta-feira (11).

Em entrevista à NBC News publicada ontem, Trump afirmou que os parceiros comerciais que ainda não tinham recebidos as cartas de aviso de tarifas — caso dos países do bloco europeu — provavelmente enfrentarão alíquotas generalizadas.

“Nem todo mundo precisa receber uma carta. Vocês sabem disso. Estamos apenas definindo nossas tarifas. Vamos simplesmente dizer que todos os países restantes vão pagar, seja 20% ou 15%. Vamos resolver isso agora”, disse Trump na entrevista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mercado está preocupado com uma possível escalada da guerra comercial entre a UE e os Estados Unidos, parecida com o que aconteceu com a China em abril.

* Com informações de Estadão Conteúdo e Money Times

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo do Federal Reserve (Fed) em uma nota de dólar 20 de maio de 2026 - 18:56
Guerra comercial, China, Estados Unidos EUA 15 de maio de 2026 - 14:15
14 de maio de 2026 - 17:00
Imagem traz pessoas formando o mapa mundi 10 de maio de 2026 - 11:11
Foto de jornal do presidente dos EUA, Donald Trump 3 de maio de 2026 - 11:30
Imagem mostra Jerome Powell como grande estrela do mercado financeiro 29 de abril de 2026 - 16:54
Representação de um astrolábio. 28 de abril de 2026 - 9:57
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar