🔴 TOUROS E URSOS: LULA 3 FAZ 3 ANOS, OS DADOS ECONÔMICOS E A POPULARIDADE DO GOVERNO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Patrick Fuentes

Patrick Fuentes

Jornalista formado pela ECA-USP, foi repórter de Economia na Folha de S.Paulo e na CNN Brasil. Atualmente, atua na cobertura de empresas no Seu Dinheiro.

O DESCANSO DO GUERREIRO

Morre José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos, conhecido pela luta por justiça social e igualdade

Mujica governou o Uruguai entre 2015 e 2018 e estava em fase terminal de câncer de esôfago, diagnosticado em abril de 2024

Imagem: José Cruz\Agência Brasil

José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos. Apesar da causa da morte não ter sido divulgada, o político estava em fase terminal de câncer de esôfago, diagnosticado em abril de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ex-presidente já lidava com uma doença autoimune, que afetava seus rins.

Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015 e apadrinhou o atual presidente do país, Yamandú Orsi, que confirmou a informação pelas redes sociais, onde lamentou a morte do ex-presidente.

O falecimento acontece 24 horas após o anúncio de sua esposa, Lucía Topolansky, que afirmou que Mujica estava em “estágio terminal” e sob cuidados paliativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nesta fase, eles estão tentando mantê-lo sem dor, capaz de dormir e livre de ansiedade”, afirmou Topolansky à rádio uruguaia Sarandí.

Leia Também

Mujica conheceu Topolansky na década de 1960, quando atuavam juntos como guerrilheiros. O casal se casou em 2005 e não teve filhos.

O ex-presidente já vinha notificando a imprensa desde janeiro deste ano que não daria mais entrevistas, quando afirmou que estava morrendo e que “o guerreiro tem direito ao seu descanso”.

José “Pepe” Mujica deixa legado de justiça social

Apelidado de Pepe, Mujica nasceu em Montevidéu, no Uruguai, em 20 de maio de 1935, e se tornou um dos principais nomes da esquerda na América do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as principais causas que defendia, Pepe lutava por justiça social, igualdade e pragmatismo como seus ideais políticos.

Seu envolvimento com a política começou na década de 1950, quando atuou como secretário-geral da juventude do Partido Nacional do Uruguai.

Nos anos 1960, Mujica se juntou ao Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros (MLN-T), grupo guerrilheiro de esquerda uruguaio que lutava contra a ditadura militar do Uruguai, que durou de 1973 a 1985. Após a redemocratização do país, o grupo armado passou a atuar como partido político no Uruguai, sob a legenda MPP (Movimento de Participação Popular).

A participação no MLN-T fez com que Mujica fosse preso quatro vezes, com direito a duas fugas da prisão. Ao todo, o político cumpriu cerca de 14 anos de pena, período no qual foi torturado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carreira como político

Libertado em 1985, Mujica se tornou uma das principais vozes do MPP e da coalizão formada pela esquerda uruguaia, a Frente Ampla.

Mas a primeira tentativa de Mujica para se eleger a um cargo político só viria em 1994, quando foi eleito deputado federal, atuando no cargo até 2000. Depois, foi eleito para seu primeiro mandato como senador.

Em 2009, Mujica foi eleito o 40º presidente do Uruguai, depois de derrotar Luis Alberto Lacalle, do Partido Nacional, de centro-direita.

Após a eleição, ele ganhou a alcunha de “presidente mais pobre do mundo” por negar os privilégios que acompanham o cargo. Além disso, a economia uruguaia teve resultados positivos durante seu mandato, registrando crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e mantendo baixas taxas de desemprego.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em vez de viver na residência presidencial no bairro nobre de Montevidéu, escolheu morar em uma pequena chácara nos arredores da capital — 90% do salário presidencial era doado para programas sociais.

O mandato de Mujica foi definido por reformas sociais e progressistas. Entre as políticas aprovadas no período estão a legalização do aborto, leis que autorizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo, assim como a produção, venda e consumo de maconha.

Vida de Mujica pós-presidência

Mujica não concorreu à reeleição, mesmo após o intervalo de cinco anos exigido pela Constituição do Uruguai, que proíbe dois mandatos consecutivos.

Ao invés disso, assumiu um segundo e um terceiro mandato como senador, renunciando ao cargo em 20 de outubro de 2020. Desde então, Mujica permanecia uma figura influente, tanto no Uruguai quanto internacionalmente, por suas reflexões sobre política, economia e sociedade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reação no Brasil

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil lamentou a morte do ex-presidente uruguaio. O Itamaraty classificou Mujica como “um grande amigo do Brasil”, compromissado com a “construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária” e disse que ele “constitui exemplo para todos e todas”. 

A nota também destaca um encontro que Pepe teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro, quando o petista condecorou o uruguaio com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul — a mais alta honraria oferecida pelo Brasil a estrangeiros. 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também se manifestou, afirmando que Mujica deixa um legado de esperança e “um convite a um humanismo radical”. 

*Com informações da CNN Brasil e AFP

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O BRILHO OFUSCA O RISCO

Disparada do ouro é um alerta para os investidores globais, avisa Ray Dalio

6 de janeiro de 2026 - 19:50

O metal precioso encerrou o ano passado com o maior ganho desde pelo menos 1979, superando em muito o índice S&P 500

A BOLA DA VEZ

De olho na Venezuela, a grande aposta de Michael Burry agora é na ação de uma refinaria

6 de janeiro de 2026 - 17:29

O petróleo venezuelano está entre os mais pesados e com maior teor de enxofre do mundo, e apenas um número limitado de refinarias está equipado para processá-lo com eficiência

MUITA CALMA NESSA HORA

Chevron, Exxon e ConocoPhillips estão nas alturas após captura de Maduro, mas analistas recomendam cautela com as ações 

5 de janeiro de 2026 - 19:34

De acordo com especialistas, o momento não é de euforia e sim de pé no chão com a disparada dos papéis dessas companhias — e tudo por causa do petróleo

SINAL AMARELO

“Início de uma bolha”: Ray Dalio alerta que boom da IA em Wall Street pode esconder riscos iminentes

5 de janeiro de 2026 - 18:40

Índices dos EUA viveram três anos de altas impulsionadas pela inteligência artificial, mas sinais de instabilidade e tensões geopolíticas aumentam o risco de uma correção brusca

OURO NEGRO

Única petroleira americana na Venezuela está no país há mais de 100 anos e se prepara para os efeitos da queda de Maduro

5 de janeiro de 2026 - 13:54

Única petroleira americana atua no país há mais de um século e pode sair na frente com a abertura do setor após a queda de Nicolás Maduro

PAIS DEFENDE DIÁLOGO

“Violação clara do direito internacional”: China quer que os EUA libertem Maduro imediatamente

4 de janeiro de 2026 - 14:45

Governo chinês afirma que a ação dos EUA fere normas internacionais e pede que a crise seja resolvida por meio do diálogo

FIGURA IMPORTANTE DO CHAVISMO

Quem preside a Venezuela agora? Conheça Delcy Rodríguez, sucessora interina de Maduro; Trump cogita negociação

4 de janeiro de 2026 - 10:49

Rodríguez assume em meio à crise política e militar, enquanto Washington sinaliza negociação e Caracas reage

“AMBIENTE DESUMANO”

“Inferno na Terra”: prisão em que Maduro ficará já recebeu El Chapo, P.Diddy e ex-parceira de Epstein

4 de janeiro de 2026 - 9:51

Detido pelos Estados Unidos, o presidente venezuelano aguarda a tramitação das acusações em uma prisão federal de Nova York conhecida por abrigar réus de alta notoriedade e por suas duras condições internas

DEPOIS DA OPERAÇÃO QUE DEPÔS MADURO

“Precedente perigoso”: Conselho de Segurança da ONU se reúne na segunda (5) para tratar do ataque à Venezuela

4 de janeiro de 2026 - 8:53

Reunião foi convocada após ação militar dos EUA que resultou na prisão de Nicolás Maduro; secretário-geral da ONU alerta para “precedente perigoso”

'MAKE VENEZUELA GREAT AGAIN'

Trump divulga imagem de Maduro e diz que EUA vão governar Venezuela; confira os detalhes do pronunciamento

3 de janeiro de 2026 - 14:41

O presidente norte-americano revelou que a operação usou forças aéreas, terrestres e navais. Maduro e a esposa, Cilia Flores, estão sendo levados para Nova York

PAZ EM RISCO

Venezuela confirma ataque dos EUA e exige prova de vida de Maduro; veja as reações na América Latina

3 de janeiro de 2026 - 10:04

Líderes de diversos países da América Latina condenaram os ataques dos Estados Unidos nesta manhã, com exceção apenas do presidente da Argentina

É HOJE

Onde assistir à São Silvestre: a corrida centenária que para a Avenida Paulista

31 de dezembro de 2025 - 5:39

Edição de 100 anos acontece em 31 de dezembro; confira os horários das largadas e onde ver a transmissão ao vivo

TUDO ISSO? 

Quanto vale vencer a São Silvestre? Prêmio de 2025 é recorde 

29 de dezembro de 2025 - 16:55

A edição centenária da São Silvestre entra para a história ao pagar R$ 296 mil em prêmios

ALTA TENSÃO

Sem cessar-fogo temporário: a conversa de Putin e Trump sobre um acordo de paz com a Ucrânia, segundo o Kremlin

28 de dezembro de 2025 - 16:17

Após o telefonema entre os líderes políticos, o Kremlin informou que ambos os presidentes não apoiam a pressão de europeus; entenda

RETA FINAL DO CONFLITO?

Fim da guerra na Ucrânia? Por que Zelensky e Trump vão ligar para líderes europeus agora

28 de dezembro de 2025 - 14:06

O contato busca destravar negociações de paz enquanto impasse territorial segue no centro das discussões

VALE TUDO

Da soberania na IA até a proibição da camisinha: o que a China está preparando para 2026 

27 de dezembro de 2025 - 16:44

Bússola para a segunda maior economia do mundo, o plano quinquenal 2026-2030 mostra até onde Xi Jinping pode ir na busca pela supremacia chinesa

ORÁCULO DE OMAHA

Comprar a Berkshire Hathaway foi o maior erro de Warren Buffett; entenda o motivo

26 de dezembro de 2025 - 18:45

Mesmo após transformar a empresa em um conglomerado trilionário, o investidor diz que a compra inicial foi um erro estratégico

VAI TER DINHEIRO PARA TODO MUNDO?

O bilionário que tem mais de 100 filhos em 12 países diferentes — e que promete dividir sua herança com todos eles

26 de dezembro de 2025 - 14:18

Fundador do Telegram, Pavel Durov afirma ser pai de mais de 100 crianças em ao menos 12 países e diz que qualquer filho que comprove vínculo genético terá direito à herança

WALL STREET

Bolsas de NY fecham em alta na véspera de Natal; S&P 500 e Dow Jones renovam recordes

24 de dezembro de 2025 - 16:21

Um dos destaques foi a Nike, que avançou quase 5% depois que o CEO da Apple, Tim Cook, comprou 50 mil ações da fabricante de calçados

TRABALHO NOS EUA

Após taxa de US$ 100 mil, EUA mudam regras para obtenção de visto H-1B; entenda como vai funcionar

23 de dezembro de 2025 - 17:20

A medida reforça uma política de resistência progressiva da Casa Branca à imigração, e coloca no centro do controle do governo os trabalhadores especializados

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar