Mercado valoriza empresas de energia renovável em quase 20% a mais que as de fontes fósseis, diz PwC
Estudo global analisou mais de 3 mil empresas e revela que fontes limpas são vistas como mais lucrativas e estáveis pelo mercado

O setor de energia renovável consolidou-se como um dos mais promissores na indústria elétrica global, segundo o relatório Energy & Utilities Strategy & Performance 2023, da PwC.
O estudo analisou o desempenho de 3.325 empresas do setor energético, entre 2018 e 2022, incluindo 147 companhias brasileiras.
O levantamento da PwC aponta que as empresas de energia renovável vêm sendo mais bem avaliadas pelo mercado. No período analisado, o valor de firma em relação ao lucro operacional (EV/EBITDA) dessas empresas foi, em média, 19% superior ao das companhias focadas em geração de energia a partir de fontes fósseis, como petróleo e gás natural.
- Deixou a declaração para última hora? Baixe o Guia do Imposto de Renda e veja como resolver isso de forma descomplicada
Energias renováveis superam fósseis em crescimento, retorno e estabilidade
O relatório da PwC destaca que as empresas de energia renovável não apenas cresceram mais, mas também mostraram resultados mais consistentes e menor volatilidade nos retornos.
O coeficiente de variação do ROIC — que mede a instabilidade dos retornos — foi significativamente menor entre as renováveis (169 contra 211), indicando maior previsibilidade e menor volatilidade no retorno sobre o capital investido.
Além disso, segundo a pesquisa, o crescimento das energias renováveis foi impulsionado principalmente pela entrada de novos negócios e demanda crescente, enquanto que o setor de energia fóssil teve alta sustentada, sobretudo, pelo aumento dos preços de commodities, como petróleo e gás.
Leia Também
O levantamento da PwC destaca ainda que grandes empresas de Óleo e Gás têm investido na diversificação para energias renováveis como uma estratégia para reduzir o risco e aumentar seus múltiplos.
Brasil acompanha tendência global
No Brasil, 72% das empresas analisadas pertencem ao setor elétrico — uma participação bem maior do que a média global de 43%. O estudo identificou um crescimento robusto no setor, com destaque para as empresas de energia renovável.
Mesmo em um ambiente de precificação ainda aquém dos padrões internacionais, as companhias brasileiras mostraram bons retornos sobre o capital investido e crescimento real em moeda local ao longo dos cinco anos analisados.
O estudo posiciona 41% das empresas analisadas no quadrante chamado "golden spot", que reúne companhias com crescimento acima da mediana e rentabilidade superior — cenário considerado ideal para atração de investimentos.
Empresas especializadas crescem mais, mas integradas oferecem estabilidade
Outro dado relevante do relatório da PwC é a comparação entre empresas especializadas e integradas.
As especializadas — muitas vezes focadas em fontes renováveis — apresentaram crescimento mais acelerado, múltiplos de mercado mais altos e maior valorização entre 2018 e 2022.
As integradas, por sua vez, ofereceram resultados financeiros mais sólidos e previsíveis, com menor volatilidade nos retornos no mesmo período.
Segundo a PwC, a escolha entre crescimento acelerado e estabilidade será um dos principais dilemas estratégicos para as companhias do setor energético nos próximos anos.
NOVAS FRONTEIRAS
Quer investir na China sem sair da B3? BTG Pactual Asset fecha parceria com gigante chinesa para preparar novos ETFs
9 de outubro de 2026 - 5:01RECOMENDAÇÃO
O pior já passou para a SLC Agrícola (SLCE3)? Bancos elevam projeções para 2027, mas fazem alerta aos investidores
8 de outubro de 2026 - 17:33Conteúdo Empiricus
Com R$ 210 bilhões em operações em 2026, mercado de M&A mira as médias empresas, mas este erro pode comprometer o valor da negociação
8 de outubro de 2026 - 17:01A VENCEDORA DOS JUROS BAIXOS
XP (XPBR31) pode ganhar um empurrão da Selic mais baixa; UBS BB eleva preço-alvo e vê até 25% de alta
8 de outubro de 2026 - 16:07AINDA ESTÁ BARATO?
A festa da bolsa ainda não acabou: BTG aponta onde a queda dos juros pode abrir espaço para mais altas
8 de outubro de 2026 - 13:33SINAL VERDE
GPA (PCAR3) vai virar a página? Justiça dá aval a plano de recuperação extrajudicial; ação dispara até 10% na B3
7 de outubro de 2026 - 14:17VAI VIRAR O JOGO?
Hora de comprar JBS (JBSS32)? Dor de cabeça pode virar trunfo — e fazer ação saltar até 70%, diz XP
7 de outubro de 2026 - 8:46O RALI ESTÁ SÓ COMEÇANDO
Bolsa brasileira disparou após o 1º turno; agora, UBS BB revela onde ainda pode haver espaço para ganhar
6 de outubro de 2026 - 19:43PROJEÇÃO PARA O BALANÇO
Vale (VALE3) sob pressão: Citi diz o que está no caminho da mineradora; saiba o que fazer com a ação agora
6 de outubro de 2026 - 19:05NO MEIO DO CAMINHO
Banrisul (BRSR6) ainda não conquistou o UBS BB — mas apostar contra a ação ficou mais difícil; analistas elevam recomendação
6 de outubro de 2026 - 17:02SEGUNDO O BTG PACTUAL
Grupo Mateus (GMAT3), Vulcabras (VULC3) e outras: por que a economia nem precisa melhorar tanto para estas ações decolarem logo
6 de outubro de 2026 - 16:20O BONDE DOS ESQUECIDOS?
Comeram poeira! Rali dos bancos na B3 deixa estas duas ações para trás — mas JP Morgan vê espaço para uma nova arrancada
6 de outubro de 2026 - 15:32PUXOU O FREIO
JP Morgan ‘manda vender’ ação do Banco do Brasil (BBAS3) após rali eleitoral — e elege outro bancão para comprar agora
6 de outubro de 2026 - 14:22OTIMIZANDO ONDE DÁ
Na luta para virar o jogo, Hapvida (HAPV3) fecha acordo bilionário com a Roche. Como a parceria pode ajudar a operadora?
6 de outubro de 2026 - 10:31DESPEDIDA COM DATA MARCADA
Adeus, B3: oferta para tirar Helbor (HBOR3) da bolsa recebe aval da CVM e tem leilão marcado; veja os próximos passos
6 de outubro de 2026 - 9:50VEJA AS FAVORITAS
Após eleições, JP Morgan troca campeãs do Minha Casa, Minha Vida por construtoras de média e alta renda
5 de outubro de 2026 - 18:13COMMODITIES
Petrobras (PETR4) ou Vale (VALE3): qual delas se dá melhor caso Flávio Bolsonaro vença o segundo turno
5 de outubro de 2026 - 17:05MODO RELAX
Da esteira para a massagem: Smart Fit (SMFT3) quer comprar até 20% do Buddha Spa. O que está por trás da estratégia?
5 de outubro de 2026 - 9:00FAVORITA DOS ANALISTAS
Lula ou Flávio Bolsonaro? Veja a ação que pode blindar seus investimentos no segundo turno
5 de outubro de 2026 - 6:03A VACA E O FRANGO