Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
TÁ DIFÍCIL

Endividada e frágil: Azul (AZUL4) tem nota de crédito nacional e internacional rebaixada pela Fitch; entenda

O motivo é simples: nota reflete baixa flexibilidade financeira da Azul, que continua enfrentando dificuldades para acessar crédito enquanto negocia com credores

Logotipo da Azul derretendo - Imagem: SD com ChatGPT

Parece que os ventos do mercado não estão ajudando a Azul (AZUL4) a decolar. Nesta quarta-feira (7), a Fitch rebaixou as notas de crédito da companhia aérea devido à frágil situação financeira da empresa e suas dificuldades em obter novos recursos para equilibrar o caixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O rebaixamento colocou o rating de longo prazo em moeda estrangeira da AZUL4 em “CCC-”, um downgrade da sua classificação anterior, “CCC”. A nova nota indica um nível muito alto de risco de inadimplência em relação a outros emissores ou obrigações dentro do mesmo país.

O motivo para o corte da nota é simples, de acordo com a Fitch: trata-se de um reflexo da baixa flexibilidade financeira da Azul, que continua enfrentando dificuldades para acessar crédito enquanto negocia com credores.

A esse cenário soma-se a maior aversão ao risco no mercado, o que agrava ainda mais a situação.

“Apesar das melhorias operacionais, a Azul enfrenta dificuldades para finalizar a parte de equity de sua reestruturação de dívida e garantir novas fontes de liquidez em termos mais razoáveis — itens essenciais para financiar seu fluxo de caixa livre negativo no primeiro semestre de 2025”, destaca a Fitch.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Azul também tem nota rebaixada no rating nacional

A companhia aérea também teve seu rating de longo prazo local cortado para “CCC–(bra)”.

Leia Também

COMPETIÇÃO ACIRRADA

Muitas redes de academias entram no setor superendividadas, diz CEO da Smart Fit (SMFT3); veja qual é a oportunidade para a rede

Conteúdo BTG Pactual

Nascida no agro, Legacy expande atuação e se aproxima de um ‘mini banco’ dentro do BTG

A Fitch destaca que a Azul tem forte presença no mercado regional brasileiro e margens operacionais elevadas, o que conta a seu favor.

No entanto, em termos operacionais, a aérea basicamente atua somente no Brasil, o que a torna mais vulnerável às oscilações cambiais — fator que pesa negativamente na hora de atribuir uma “nota vermelha”.

Comparando a AZUL4 a outras companhias do setor, a Fitch pontua a fragilidade da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Latam e a Avianca, por exemplo, conseguiram ficar na dianteira devido à variedade de negócios, liquidez e flexibilidade financeira.

A expectativa, segundo a Fitch, é que Latam e Avianca mantenham um nível de endividamento bruto em torno de 2,5 vezes e 3,5 vezes, respectivamente, nos próximos dois anos.

Já no caso da Azul, a alavancagem deve girar em torno de 5 vezes em 2025.

A liquidez da Latam está em 25% — incluindo uma linha de crédito rotativo — e a da Avianca, entre 15% e 20%. Já a da Azul está entre 7% e 10%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, o que está acontecendo com a Azul?

Desde outubro de 2023, a Azul vem tentando estabelecer acordos e negociações com credores para resolver parte de sua dívida bilionária, que chegou ao fim de 2024 totalizando R$ 29,6 bilhões. 

A empresa está inserida em um setor muito competitivo, em que as companhias têm pouco poder de precificação, as receitas estão diretamente ligadas aos ciclos econômicos e é um negócio com altos custos para se manter operando – entre eles, o custo de combustível para aviação. E foi um dos setores mais afetados pela pandemia.

Em 2024, a Azul apresentou um plano para renegociar sua dívida. Em um dos últimos passos propostos, a empresa aérea fez uma nova emissão de ações, que aumenta o total de papéis em circulação e, consequentemente, dilui as ações já existentes.

Além de diluir a participação dos acionistas, o resultado do follow-on ficou abaixo do esperado, o que levou a uma queda acentuada das ações nas últimas semanas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No último mês, a ação AZUL4 acumula queda de mais de 50%.

Na semana passada, a companhia anunciou a captação de um financiamento adicional de R$ 600 milhões junto a credores atuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caminhões da Ambipar (AMBP3) 15 de maio de 2026 - 16:36
Pão de Açúcar 15 de maio de 2026 - 12:35
14 de maio de 2026 - 12:11
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia