🔴 JÁ SE IMAGINOU FAZENDO 35 OPERAÇÕES POR MÊS NA BOLSA, EM MÉDIA? CONHEÇA O QUICK TRADE – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

A CULPA É DO SISTEMA

CVM adia entrada em vigor de nova regulamentação sobre OPA; veja para quando ela está prevista agora

A prorrogação foi necessária para que o sistema de registro do mercado pudesse se adequar às novas regras.

B3 (B3SA3), operadora da bolsa brasileira, ações, mercados, Ibovespa, renda variável
O acesso à nova funcionalidade da B3 é gratuito e já está disponível para todas as pessoas que investem - Imagem: Divulgação

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) adiou a entrada em vigor da nova regulamentação para ofertas públicas de aquisição de ações, também conhecidas pela sigla OPA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Originalmente, as novas regras para que empresas listadas fechem o capital estavam programadas para 1º de julho.

Na quarta-feira, porém, o colegiado da CVM aprovou o adiamento da entrada em vigor das resoluções CVM 215 e CVM 216 para 1º de outubro.

A Resolução CVM 215, publicada em outubro de 2024, estabelece o novo regime para as ofertas públicas de aquisição de ações (OPA) de companhias abertas, substituindo a Resolução CVM 85. 

A Resolução CVM 216, por sua vez, contém as disposições acessórias à CVM 215.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O adiamento ocorre em um momento no qual o mercado brasileiro de capitais passa por uma enxurrada de OPAs.

Leia Também

EXIGÊNCIAS MAIS RIGOROSAS

Banco Central aprova novas regras para ofertas de crédito e cria proteção contra o endividamento excessivo

CENÁRIO ELEITORAL

“Se o Lula vencer, o cenário tende a favorecer mais o rentismo”, diz CEO da EQI; veja as apostas da corretora

A expectativa é de que as novas regras levem ainda mais empresas a optarem pelo fechamento de capital. Os motivos você confere nesta reportagem de Maria Carolina Abe.

A prorrogação, detalhada na Resolução CVM 230 e aprovada na quarta-feira (18), foi motivada pela necessidade de finalizar o desenvolvimento do módulo automático de OPA do Sistema de Registro de Ofertas de Valores Mobiliários (SRE) — plataforma digital da CVM usada para o registro e acompanhamento dessas ofertas —, que permitirá a recepção e registro das OPA facultativas que não envolvam permuta por valores mobiliários.

Apesar do adiamento da entrada em vigor da Resolução CVM 215, permanece facultado aos participantes solicitar dispensas ou a aplicação de procedimento diferenciado para análise de OPA, com fundamento no art. 45 da Resolução CVM 85.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A alteração não foi submetida à Análise de Impacto Regulatório (AIR), por se tratar de medida pontual, de baixo impacto e que representa redução de ônus regulatório para os participantes do mercado. Assim, a dispensa de AIR e de Consulta Pública está amparada no art. 4º, III e VII, do Decreto 10.411, e nos arts. 14, III e VII, e 31, I, "a", da Resolução CVM 67.

Principais inovações da nova regra para OPA

As OPAs são operações realizadas fora dos mercados de valores mobiliários organizados, cujo objetivo é a compra de ações de companhias abertas. Elas podem variar em modalidade e características, de acordo com os propósitos específicos de cada oferta. Cada OPA é definida por elementos cruciais, como os ofertantes, os acionistas que recebem a oferta e a empresa-alvo envolvida. 

As principais mudanças na nova regra para OPAs foram:

  • OPA por aumento de participação: nova abordagem regulatória para fixar um parâmetro objetivo, que traz simplificação e reduz os custos regulatórios em relação à regra atual. A obrigação de realizar OPA passa a incidir sempre que a aquisição de ações em circulação pelo acionista controlador ou pessoa a ele vinculada leve a uma redução do total de ações em circulação de uma mesma classe e espécie a patamar inferior a 15%.
  • Quórum diferenciado (OPA para cancelamento de registro): redução para maioria simples quando a quantidade de ações em circulação da companhia objeto for inferior a 5% do capital social.
  • Hipóteses de dispensa automática do laudo de avaliação: o preço das ações objeto da OPA pode ser determinado com base em critérios alternativos que funcionem como referencial de valor justo.
  • Leilão da OPA: a contratação pode ser dispensada automaticamente em situações de baixa dispersão acionária ou quando os custos do leilão forem desproporcionalmente elevados em relação ao valor da oferta.
  • Intermediário: divisão das funções atualmente exercidas pelo intermediário, separando sua obrigação de garantir a liquidação da oferta das demais obrigações do participante, a fim de que a função de garantia possa ser atendida por meios alternativos.
  • Ritos de registro: criação de dois ritos de registro, ordinário e automático, e submissão das OPA não obrigatórias, que passam a ser denominadas "facultativas", a registro na CVM sob o rito de registro automático.
  • Consultas sigilosas: previsão de procedimento para o envio de consultas sigilosas sobre caso concreto envolvendo OPA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
22 de outubro de 2026 - 18:45
dia de sorte sorteio caixa loterias 21 de outubro de 2026 - 5:42
Elon Musk 20 de outubro de 2026 - 15:03
As repórteres Camille Lima (à esquerda) e Bia Azevedo (à direita) 20 de outubro de 2026 - 14:58
Carro da Mega-sena encalhado 19 de outubro de 2026 - 6:48
Uma mão segura um despertador tocando, com um calendário ao lado 19 de outubro de 2026 - 6:04
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 19 de outubro de 2026 - 5:02
bolsa famíliaPessoa segura cartão do Bolsa Família, benefício com datas de pagamento previstas para 2026. 18 de outubro de 2026 - 6:48
Carro da Mega-sena encalhado 15 de outubro de 2026 - 7:07
Carteira de trabalho CLT 14 de outubro de 2026 - 22:42
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar