Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ANVISA MANDOU RECOLHER

Pseudomonas aeruginosa: O que é a bactéria que foi detectada nas águas da Crytal e é a mesma do caso dos detergentes da Ypê

Lote de águas da Crystal apresentou contaminação em análise laboratorial com a bactéria Pseudomonas aeruginosa

ID da foto:2212271816
Imagem: iStock.com/fatido -

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou o recolhimento voluntário da Água Mineral Natural sem Gás da marca Crystal pela própria companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida é resultado da identificação da presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa — a mesma do caso dos detergentes contaminados da Ypê.

O caso dos detergentes da Ypê

No ano passado, a Ypê já havia determinado o recolhimento voluntário cautelar de lotes específicos de lava-roupas líquidos. Isso porque a empresa identificou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa nos produtos.

O caso voltou à tona depois de uma nova inspeção realizada em uma unidade da Química Amparo no interior de São Paulo.

Durante a visita, fiscais constataram descumprimentos das boas práticas de fabricação determinadas pela Anvisa. Elas envolvem um conjunto de normas, princípios e procedimentos que abrangem controle de qualidade, limpeza, sanitização e controle microbiológico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de não ter sido comunicada nenhuma conexão técnica direta entre os dois episódios, a Anvisa afirmou que seus fiscais constataram risco sanitário associado à possibilidade de contaminação durante uma inspeção realizada em abril.

Leia Também

PSEUDOMONAS AERUGINOSA

Anvisa recolhe lote de água mineral após detecção de bactéria

A CONTA ESTÁ CHEGANDO

“Não é a inflação nem a guerra”: Stuhlberger revela o risco que realmente ameaça os mercados globais

Mas o que é a Pseudomonas aeruginosa?

Bactérias resistentes não são uma novidade, mas uma que resiste mesmo em uma fábrica de produtos de limpeza é, no mínimo, curiosa.

A Pseudomonas aeruginosa é um microrganismo que está presente no ar, na água, no solo e pode ser até encontrado na pele de pessoas saudáveis.

O “pulo do gato” dela é que ela é “oportunista”, ou seja, raramente causa infecção em pessoas saudáveis, mas pode ocasionar ou piorar quadros infecciosos em pessoas com o sistema imunológico comprometido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, o comunicado da fabricante dos produtos Ypê foi direcionado, especialmente, para imunossuprimidos, cuidadores e profissionais de saúde.

Além disso, o Manual MSD, referência em informações médicas, indica que a Pseudomonas aeruginosa é favorecida por áreas úmidas, como lavatórios e sanitários, justamente os locais mais comuns onde usuários guardam os produtos de limpeza.

A questão preocupante é que a bactéria pode causar desde infecções externas pequenas até distúrbios sérios com risco de morte, como informa a MSD.

A orientação para o caso de novembro inclui:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Lavar as mãos após o uso do produto
  • Garantir que roupas sejam bem enxaguadas e secas antes do uso.

Como conferir se o produto pode estar contaminado?

No caso das águas da Crystal, a orientação é que os consumidores verifiquem se possuem unidades do lote LZ1 VAL 200127, fabricado em 20/1/2026 e com validade até 20/01/2027.

Se esse for ocaso, as pessoas não devem consumir o produto e precisam aguardar as orientações públicas da empresa sobre devolução e reembolso.

Segundo a Crystal, o recolhimento já foi iniciado em distribuidoras e por volta de 99,2% das unidades afetadas não estariam mais disponíveis nas prateleiras para compra pelo consumidor.

Além do recolhimento, a medida impede a venda, a distribuição e o uso das unidades desse lote.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa também protocolou documentos junto à Anvisa demonstrando a realização de investigação interna abrangente para avaliar a ocorrência e suas possíveis causas.

*Sob supervisão de Renan Dantas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2 de junho de 2026 - 11:58
ID da foto:2230080278 2 de junho de 2026 - 11:26
1 de junho de 2026 - 19:07
Homem com binóculo, em torre de observação na floresta, olha sinais na economia para entender o caminho da Selic, taxa básica de juros 1 de junho de 2026 - 19:07
Logo do FGC com um fundo de notas de reais 1 de junho de 2026 - 16:47

FUNDO COM LIMITES

FGC: novas regras passam a valer nesta segunda; veja o que muda

1 de junho de 2026 - 16:47
USP 1 de junho de 2026 - 14:44
1 de junho de 2026 - 14:28

CAMPEÃO DA VEZ

Brasil campeão? Goldman Sachs diz quem deve erguer a taça

1 de junho de 2026 - 14:28
cerveja brahma ambev 1 de junho de 2026 - 11:01
Copa do Mundo 2026 1 de junho de 2026 - 11:01
As bandeiras da China e da União Europeia 30 de maio de 2026 - 17:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar