🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EM IA: PRIMEIRA AULA GRATUITA LIBERADA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

ITAÚ BBA MACRO VISION

“Não compro o Trade Tarcísio”: Luis Stuhlberger espera disputa acirrada em 2026 e conta onde está investindo

Gestor da Verde Asset prevê uma eleição de 2026 marcada por forte volatilidade, descarta o chamado “Trade Tarcísio” e revela onde está posicionando o fundo

Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde
Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde - Imagem: Leo Martins

As eleições presidenciais de 2026 já estão no radar dos investidores e, para Luís Stuhlberger, CEO e gestor da Verde Asset, a disputa será uma das mais complexas das últimas décadas. Mais do que isso: o chamado “Trade Tarcísio” — aposta em um rali de mercado com a confirmação da candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) — não passa de uma ilusão. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não acredito que isso vai acontecer. Definir-se como candidato não vai mudar muito, vejo uma eleição competitiva até o final. A definição do candidato não indica que ele é o vencedor do pleito”, disse Stuhlberger em painel do evento Itaú BBA Macro Vision, nesta segunda-feira (29).  

Na avaliação do gestor, o mercado já começou a colocar nos preços a disputa de 2026 e, daqui para frente, só tende a ampliar posições ligadas ao tema.  

O paralelo histórico, na visão de Stuhlberger, remete a 2002, quando a eleição de Lula já estava no preço meses antes do pleito. Mas, desta vez, a incerteza deve se prolongar até o dia da votação. 

  • LEIA TAMBÉM: Quer investir melhor? Receba as notícias mais relevantes do mercado financeiro com o Seu Dinheiro; cadastre-se aqui

“Eu acredito que, no ano que vem, teremos uma das eleições de cauda mais forte que a gente já viu. Em 2022, no dia da eleição, o Lula já tinha ganho e isso estava precificado. Agora, vejo um cenário em que, até muito perto da data, as chances serão 50/50”, afirmou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Volatilidade eleitoral   

Considerando o cenário binário de candidatos, Stuhlberger comparou o risco das eleições de 2026 à disputa de 2014, entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, marcada por forte volatilidade nos mercados.  

Leia Também

RANKING

Moody’s elege as gestoras mais consistentes nos últimos três anos: veja quem entregou resultado sem exagerar no risco

ELEIÇÕES 2026

Lula x Flávio Bolsonaro: como a disputa presidencial e o nó fiscal vão ditar o rumo dos investimentos

Para ele, a eleição do próximo ano será igualmente binária, com forte oscilação de preços conforme os cenários se desenharem. 

O gestor destacou, ainda, que os preços de derivativos hoje sugerem que “a continuidade de um governo Lula 4 não seria pior que um Lula 3”, mas ele próprio vê um risco maior do que o mercado está precificando. 

“Todo mundo espera toada de aumento de gastos, um discurso preparado sobre responsabilidade fiscal. Eu olharia um cenário de cauda de continuidade pior do que o mercado precifica hoje”, afirmou.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Onde investir, segundo Stuhlberger 

Em meio a essa incerteza, o CEO da Verde Asset evita grandes apostas concentradas. Em vez disso, distribui posições de forma diversificada, com um cardápio que vai de ouro e bitcoin a ativos no Brasil. 

“Não tenho uma aposta certa, mas várias medianas. As principais posições são anti-dólar, comprado em ouro e Bitcoin. Tem também posição em moedas: euro e yuan”, explicou. 

Além disso, o fundo multimercado mantém exposição ao mercado brasileiro. Uma das posições de destaque é no ETF EWZ — que replica as ações brasileiras em Nova York — com vencimento seis meses antes da eleição.  

Há também alocações em ações locais e estratégias de hedge (proteção) para suavizar possíveis perdas diante da volatilidade das eleições à frente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“De modo geral, estamos diversificados em Brasil, montando posições de hedge. Tem um pouco de tudo, não tem uma mega-posição em nenhuma tese”, afirmou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ações ibovespa bolsa brasileira 23 de agosto de 2026 - 15:30
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 21 de agosto de 2026 - 19:33
Wall Street diante de um gráfico vermelho de queda 21 de agosto de 2026 - 18:31
Ações da Hapvida (HAPV3) 21 de agosto de 2026 - 18:02
fundo incentivado de investimento em infraestrutura fi infra 21 de agosto de 2026 - 16:00

Conteúdo BTG Pactual

FI-Infra: Conheça classe de ativos e saiba se vale a pena investir agora

21 de agosto de 2026 - 16:00
Montagem traz um fundo de gráfico de ações em vermelho, a analista da Empiricus, Lais Costa, em primeiro plano; Luis Leal (da G5 Partners) do lado esquedo e Luis Stuhlberger do lado direito da imagem. Na parte inferior, a pergunta: Fim de uma era? 20 de agosto de 2026 - 19:02
bitcoin BTC energia 20 de agosto de 2026 - 10:40
desenvolvimento sustentável 20 de agosto de 2026 - 9:30
Montagem com fotos da Embraer, Sabesp e um hospital da Rede D'Or 19 de agosto de 2026 - 18:12
Galpão logístico de Contagem visto de cima 17 de agosto de 2026 - 14:21
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 17 de agosto de 2026 - 12:40
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar