Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ARRUMANDO A CASA

IRDM11 vai sair da bolsa? Fundo imobiliário quer incorporar Iridium Recebíveis ao portfólio

O FII possui exposição a títulos do mercado imobiliário que deram dor de cabeça para os investidores nos últimos anos

Casas e prédios de madeira com uma lupa representando a busca por um imóvel ou fundos imobiliários
Casas e prédios de madeira com uma lupa representando a busca por um imóvel ou fundos imobiliários - Imagem: Canva

A gestora do fundo imobiliário Iridium Recebíveis (IRDM11) está reorganizando a casa, e isso pode levar o FII a dizer adeus à bolsa de valores e ser liquidado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 Segundo documento divulgado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a gestora Iridium Gestão de Recursos vem trabalhando para a incorporação do FII ao Iridium Fundo de Investimento Imobiliário (IRIM11).

A operação ainda precisa ser aprovada pelos cotistas dos dois fundos imobiliários em assembleias gerais extraordinárias, que serão convocadas simultaneamente.

Porém, caso a operação ganhe o aval dos investidores, o IRIM11 passará a deter imóveis físicos, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), cotas de outros FIIs e ações ligadas ao setor imobiliário.

“A reorganização visa consolidar as carteiras de investimento, ampliando a escala, liquidez e diversificação da carteira”, afirmou a gestora em documento. Além disso, a Iridium Gestão de Recursos afirma que a operação tem o objetivo de ampliar a geração de valores aos cotistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como será a incorporação do FII?

Segundo a gestora, a reestruturação das carteiras será realizada em etapas.

Leia Também

DE OLHO NA FARIA LIMA

TRXF11 avança no setor educacional e abocanha imóvel alugado ao Ibmec por R$ 130 milhões

PRESENÇA FORTE EM SP

PMLL11 destrava compra do RBR Malls e aumenta carteira de shoppings; confira como fica o portfólio do FII

Primeiro, o IRDM11 lançará a 13ª emissão com o objetivo de captar recursos para a aquisição parcial ou total das cotas de um FII de tijolo, que ainda não foi especificado. 

O pagamento da aquisição poderá ser feito através da subscrição e integralização de cotas do IRDM11.

Em seguida, o FII será liquidado, enquanto os ativos serão integralizados ao IRIM11, por meio de uma subscrição de novas cotas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Posteriormente, essas cotas e eventuais recursos em caixa serão repassados proporcionalmente aos cotistas do IRDM11.

IRDM11 entre Gramado Parks e South Rock

O IRDM11 é um fundo imobiliário de CRIs e, desde 2023, esteve no centro de dois imbróglios do mercado que impactaram os rendimentos dos FIIs.

As dores de cabeça do fundo imobiliário começaram ainda em 2023, quando a Gramado Parks, grupo de turismo, hotelaria e multipropriedades, entrou em recuperação judicial

Em maio daquele ano, o grupo ganhou destaque pela inadimplência em certificados de recebíveis imobiliários que tinham vários FIIs como investidores, incluindo o IRDM11.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, os problemas para o FII estavam apenas começando. Em outubro de 2023, a South Rock também entrou em recuperação judicial. Assim como no caso do grupo de turismo, o IRDM11 também possui exposição a CRIs da companhia.

Em relação a Gramado Parks, o plano de recuperação judicial estabeleceu que os títulos estão sujeitos ao processo. Ainda assim, o IRDM11 estabeleceu uma carência ao grupo até o fim deste mês.
Já a recuperação judicial da South Rock ainda está tramitando na Justiça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem criada por IA traz a bandeira do Brasil de fundo e um gráfico de ações em alta 14 de junho de 2026 - 11:43
ranking de Fundos imobiliários 13 de junho de 2026 - 17:55
Gráfico de ações em alta com a palavra ibovespa no centro 13 de junho de 2026 - 15:47
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 12 de junho de 2026 - 19:30
Em um fundo escuro, um japonês de óculos aparece em frente a um microfone, ao lado direito da imagem. No centro, a frase: o próximo gatilho da bolsa 11 de junho de 2026 - 16:32
Miniatura de casa e moedas representando o investimento e os dividendos de fundos imobiliários 11 de junho de 2026 - 12:35
B3, bolsa de valores brasileira 10 de junho de 2026 - 19:52
Miniatura de casa e moedas representando o investimento e os dividendos de fundos imobiliários 9 de junho de 2026 - 12:15
Representação de fundo imobiliário negociado em bolsa 9 de junho de 2026 - 11:14
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar o logo da Axia Energia (ex-Eletrobras) à frente de uma linha de transmissão. 8 de junho de 2026 - 10:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar