🔴 CONHEÇA A TESE QUE PODE MULTIPLICAR O INVESTIMENTO POR 42X EM 12 MESES – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

BOLSA SOB PRESSÃO

Depois de tombo de 10%, XP fica mais cautelosa com a bolsa brasileira, mas aponta 10 ações para investir

Para XP, a bolsa segue atrativa, mas três fatores macroeconômicos acendem sinal de alerta para renda variável no curto prazo

Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira
Bolsa Brasileira. - Imagem: iStock/Ca-ssis

O aumento da preocupação com as contas públicas após a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a perspectiva de juros elevados por mais tempo foi o pano de fundo para uma forte reprecificação dos ativos brasileiros. O Ibovespa (IBOV), por exemplo, teve um tombo de 10% em reais e de 14% em dólares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses fatores também pesaram na visão da XP sobre a bolsa brasileira no curto prazo. A corretora de investimentos rebaixou a recomendação para bolsa de compra para neutra e prevê o Ibovespa aos 200 mil pontos no fim de 2027, o que implica em um potencial de valorização de 19% sobre os níveis atuais. O potencial de retorno, porém, é parecido com o da renda fixa local.

“Em nossa visão, estamos perto de entrar em um regime macro desafiador para a bolsa e vemos riscos de queda para as estimativas de lucro do consenso para 2027, com a economia desacelerando”, destacaram os estrategistas Fernando Ferreira, Raphael Figueiredo, Caio Souza e Antonio Mello, em relatório divulgado nesta terça-feira (3).

Outro ponto que contribuiu para a revisão é a postura do investidor em relação à bolsa. O Índice de Sentimento XP voltou aos níveis pessimistas e não dá sinais de “Compra” no curto prazo.

Bolsa está barata, mas ainda não é hora de comprar

Os estrategistas da XP concordam que a bolsa está barata, ainda mais após a forte reprecificação de outubro. Em números, o múltiplo de preço sobre lucro (P/L) projetado caiu para 8,2 vezes, ante a média histórica de 10x vezes nos últimos 10 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prêmio de risco também melhorou para 4,5%, abaixo da média histórica de 5,3%. Em linhas gerais, quanto mais alto o índice, melhor.

Leia Também

SD ENTREVISTA

Dólar dispara, bolsa cai e Itaú muda a estratégia: chefe de recomendações do banco diz onde investir após as eleições

REDUÇÃO DA ALAVANCAGEM

Alívio na dívida? CSN (CSNA3) sobe 4% com avanço na venda da divisão de cimentos — mas ainda há desafios no radar

Apesar do valuation atrativo, a equipe vê pelo menos três motivos para manter cautela adiante. O primeiro deles é a perspectiva de que estamos perto de entrar em um regime macroeconômico mais desafiador para a bolsa, com inflação e juros em alta – o que é historicamente o pior cenário para os retornos da bolsa.

"Desde 2002, esse foi o pior regime para a bolsa, com retorno real médio do Ibovespa de -17,5% ao ano", destacaram os estrategistas.

Diante disso, a economia tende a desacelerar, colocando em risco os lucros nos próximos meses, principalmente em 2027 – o segundo motivo apontando pelos estrategistas. No cenário mais pessimista, eles calculam uma queda de 13% no lucro líquido do Ibovespa no próximo ano, o que levaria o múltiplo de P/L para 9,3 vezes, próximo da média histórica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Índice de Sentimento XP também entra na conta. O índice chegou ao otimismo extremo, 100 pontos, em 9 de outubro precificando uma eventual mudança de governo com o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais. Naquele momento, Flávio Bolsonaro (PL), mais alinhado às expectativas do mercado, ficou à frente de Lula com uma vantagem de 2,2 milhões de votos.

Contudo, com a reeleição do petista, o índice caiu para 18, em um forte e rápida correção da bolsa.

Como se posicionar?

Embora os cíclicos domésticos pareçam muito atrativos em valuation, os estrategistas seguem preferindo empresas de alta qualidade, boas pagadoras de dividendos e exportadoras. “Evitamos empresas muito alavancadas.”

Segundo eles, a incerteza segue alta. Mesmo assim, a reprecificação recente abriu uma “janela de oportunidades” em nomes de alta qualidade como Sabesp (SBSP3), Rede D'or (RDOR3), Totvs (TOTS3), Itaú (ITUB4) e Cury (CURY3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nossos analistas setoriais veem hoje como potenciais oportunidades em três grupos: nomes cujo valuation ficou bem mais atrativo depois da correção; nomes de alta qualidade que devem se mostrar resilientes no ambiente macro atual; e nomes defensivos com exposição ao dólar, que devem se sair melhor em um cenário de risk-off doméstico”.

Confira a lista completa de nomes para acompanhar depois da queda do mercado:

TickerEmpresaSetorRetorno no mêsScore qual.P/L 2027 projetado
VTRU3VitruEducação-22,2%813,0x
RDOR3Rede D’OrSaúde-17,3%9611,6x
MOTV3MotivaTransportes-16,4%519,2x
ITUB4Itaú UnibancoBancos-12,6%678,1x
SBSP3SabespSaneamento-10,0%8310,3x
CURY3CuryConstr. Civil-6,6%1005,8x
TOTS3TOTVSTMT-4,3%7716,7x
WEGE3WEGBens de Capital-2,2%7528,1x
EMBJ3EmbraerBens de Capital2,4%8820,3x
PETR4PetrobrasÓleo & Gás7,3%667,0x
Fonte: XP

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
mulheres-B3-bolsa-de-valores-mercado 31 de outubro de 2026 - 18:07
Raios e nuvens escuras de uma tempestade emolduram o logo do Banco do Brasil (BBAS3) 31 de outubro de 2026 - 13:15
Touro da B3 triste 31 de outubro de 2026 - 9:15
Imagem traz a palavra Ibovespa em dourado, com tinta vermelha escorrendo pelas letras. Ao fundo, um gráfico em vermelho e azul 30 de outubro de 2026 - 18:23
coca-cola 30 de outubro de 2026 - 11:52
Montagem com Baianinho, mascote da Casas Bahia (BHIA3) 30 de outubro de 2026 - 10:19
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 27 de outubro de 2026 - 16:08
Bolsa não para de cair 26 de outubro de 2026 - 18:15
Ibovespa, bolsa, dólar 26 de outubro de 2026 - 12:29
Touro da B3 triste 26 de outubro de 2026 - 12:10
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar