🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Laís Campos

Laís Campos

Laís Campos é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com especializações em comunicação de moda e beleza pela University of the Arts London e pela Condé Nast College of Fashion & Design. Já colaborou para veículos como Forbes Brasil, Vogue Brasil e Versatille, e trabalhou com análise de tendências na WGSN.

DEMOGRAFIA VIRANDO DINHEIRO

Envelhecimento da população da América Latina gera oportunidades na bolsa — Santander aponta empresas vencedoras e quem perde nessa

Nova demografia tem potencial de impulsionar empresas de saúde, varejo e imóveis, mas pressiona contas públicas e produtividade

Laís Campos
Laís Campos
24 de outubro de 2025
18:56
flash trader bolsa brasileira
Imagem: Imagem: iStock.com/traviswolfe

A América Latina está envelhecendo rápido. Embora esse movimento gere um alerta por representar impactos econômicos e desafios de produtividade, indica também oportunidades para a bolsa de valores, de acordo com o estudo do Santander. As mudanças nos padrões de consumo, são as principais responsáveis por beneficiar os setores da economia que atendem a população mais velha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a América Latina é a região de envelhecimento mais rápida do mundo. Para que a parcela da população total com mais de 65 anos passe de 10% para 20%, espera-se que leve apenas 29 anos. Isso é menos da metade do tempo que levou para que essa mesma transição ocorresse na Europa, onde o processo demográfico durou 56 anos.

  • CONFIRA: Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; veja agora

Além disso, as taxas de fertilidade na região caíram drasticamente de cerca de 6 em 1955 para 1,8 em 2023. Ao mesmo tempo, a expectativa de vida média subiu de cerca de 52 anos em 1955 para 75 anos em 2023, com previsão de atingir 80 até 2045.

Diante deste cenário, o relatório do Santander chama atenção para o fato de que, diferente das nações da primeira onda de envelhecimento, como as europeias, da América do Norte e países desenvolvidos da Ásia, a América Latina está envelhecendo antes de atingir níveis confortáveis ​​de renda, serviços públicos e infraestrutura. 

No entanto, as mudanças nos comportamentos de consumo que podem gerar oportunidades na bolsa ao impulsionar um deslocamento do dinheiro antes direcionado a produtos e serviços para jovens àqueles essenciais ao público idoso. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impactos econômicos e desafios de produtividade

O envelhecimento da população, como indica o estudo do Santander, afeta diretamente tanto o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, quanto a produtividade e gera, inclusive, pressão sobre os orçamentos públicos. 

Leia Também

No último quarto do século, a  América Latina se beneficiou com uma janela de oportunidade do "dividendo demográfico" (o período em que a população em idade ativa é majoritária), responsável por adicionar 0,5% ao PIB per capita da região. 

No entanto, segundo o relatório, essa porcentagem deve cair para zero nos próximos 25 anos se não houver políticas estratégicas para aumentar a produtividade do trabalho.

Já em relação à produtividade, o estudo indica que, na região, um trabalhador produz em média US$20 por hora, um valor consideravelmente mais baixo que nas regiões de primeira onda de envelhecimento (com exceção da China). Além disso, a região registrou o crescimento de produtividade mais lento entre aquelas de envelhecimento tardio nos últimos 25 anos (0,9% ao ano). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No que tange à crescente pressão fiscal, o estudo projeta que o gasto público total da América Latina com educação, previdência social e saúde deverá crescer de 12,8% para até 18,3% do PIB da região no período de 2015 a 2045. Este aumento será impulsionado principalmente pelos benefícios pagos pelo governo a aposentados e pensionistas e, em seguida, pelos custos de saúde.

Setores mais beneficiados

Segundo o relatório do Santander, o setor de saúde será o maior beneficiado em meio a este contexto. Naturalmente, o envelhecimento populacional representa um aumento significativo na demanda por serviços de saúde e medicamentos. 

Um estudo de 2023 da McKinsey mostrou que em países com um estágio de envelhecimento avançado como China, Alemanha, Japão e Estados Unidos, após os 65 anos, as pessoas gastam mais em categorias como saúde básica. Já dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) indicam que pessoas com mais de 65 anos gastam quatro vezes mais em despesas relacionadas à saúde do que em outros períodos da vida.

Diante deste cenário, o estudo aponta que hospitais, empresas farmacêuticas, de diagnósticos e academias, por exemplo, devem ser beneficiados pelo aumento do gasto per capita com saúde. Alguns exemplos citados no estudo são Rede D’Or, Hypera, Fleury e SmartFit.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estudo projeta ainda que se os idosos da América Latina se comportarem da mesma forma que na China, Alemanha, Japão e EUA, os gastos com alimentação em casa, eletrodomésticos e serviços públicos, além de assistência médica, também devem aumentar. 

A pesquisa da McKinsey apontou que, conforme as pessoas ultrapassam os 65 anos, elas também gastam mais em saúde, alimentação em casa, equipamentos domésticos, moradia e serviços públicos. Em vista disso, o relatório projeta alta dos gastos com alimentação em casa, energia e eletrodomésticos — favorecendo varejistas como Assaí, Cencosud, Magazine Luiza entre outras empresas de utilities.

Oportunidades 

O relatório do Santander indica que o crescimento do PIB per capita na América Latina pode contribuir para o mercado de saúde privado. Diante disso, o estudo projeta que o aumento da renda dos cidadãos pode criar espaço para uma maior contratação de planos de saúde e seguros privados, além de estimular fintechs a criarem produtos voltados à longevidade financeira. 

O setor de imóveis não fica de fora das oportunidades: “Quanto ao segmento imobiliário, esperamos um impacto positivo para as construtoras em geral, refletindo um alto déficit habitacional na região e uma mudança na demanda do mercado imobiliário de imóveis menores para maiores, e vice-versa”, dizem os analistas do banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relatório projeta ainda que lacunas em infraestrutura médica e tecnologia hospitalar criam oportunidades para fusões e aquisições no setor de saúde. Segundo o estudo, a América Latina “ainda tem muito a evoluir em comparação com os países da OCDE em termos de recursos”, como o número de leitos e médicos disponíveis. 

  • Em 2020, a região tinha em média 1,9 leitos por 1.000 pessoas , menos da metade da média dos países da organização. Em termos médicos, a região registrou uma média de 2,4 por 1.000 pessoas, também inferior à dos membros da OCDE (3 ,4). 

E os riscos?

Ainda segundo o estudo de 2023 da McKinsey, que analisou dados em países onde o envelhecimento populacional é mais avançado do que na América Latina, ao ultrapassar os 65 anos, as pessoas passaram a reduzir a frequência de viagens. Tal movimento, naturalmente, impacta negativamente as estadias em hotéis e transportes.

De acordo com o relatório do Santander, o efeito sobre o setor de vestuário também é negativo, com menores compras de roupas e calçados, além de outros acessórios. 

Além disso, o maior impacto negativo do envelhecimento populacional, segundo o estudo, costuma ser observado no setor de educação, uma vez que a maior parte dos gastos com estudos ao longo da vida das pessoas ocorre entre 0 e 25 anos. Isso inclui desde a educação básica até os cursos universitários/técnicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
FII EXPERIENCE 2025

FIIs atrelados ao CDI: de patinho feio à estrela da noite — mas fundos de papel ainda não decolam, segundo gestor da Fator

23 de outubro de 2025 - 7:02

Em geral, o ciclo de alta dos juros tende a impulsionar os fundos imobiliários de papel. Mas o voo não aconteceu, e isso tem tudo a ver com os últimos eventos de crédito do mercado

HORA DE VENDER

JP Morgan rebaixa Fleury (FLRY3) de compra para venda por desinteresse da Rede D’Or, e ações têm maior queda do Ibovespa

22 de outubro de 2025 - 17:31

Corte de recomendação leva os papéis da rede de laboratórios a amargar uma das maiores quedas do Ibovespa nesta quarta (22)

FII EXPERIENCE 2025

“Não é voo de galinha”: FIIs de shoppings brilham, e ainda há espaço para mais ganhos, segundo gestor da Vinci Partners

22 de outubro de 2025 - 16:55

Rafael Teixeira, gestor da Vinci Partners, avalia que o crescimento do setor é sólido, mas os spreads estão maiores do que deveriam

CHEGOU AO TOPO?

Ouro cai mais de 5% com correção de preço e tem maior tombo em 12 anos — Citi zera posição no metal precioso

21 de outubro de 2025 - 18:30

É a pior queda diária desde 2013, em um movimento influenciado pelo dólar mais forte e perspectiva de inflação menor nos EUA

VAMOS...PULAR!

Por que o mercado ficou tão feliz com a prévia da Vamos (VAMO3) — ação chegou a subir 10%

21 de outubro de 2025 - 15:04

Após divulgar resultados operacionais fortes e reforçar o guidance para 2025, os papéis disparam na B3 com investidores embalados pelo ritmo de crescimento da locadora de caminhões e máquinas

MUDANÇAS NO ALTO ESCALÃO

Brava Energia (BRAV3) enxuga diretoria em meio a reestruturação interna e ações têm a maior queda do Ibovespa

21 de outubro de 2025 - 12:10

Companhia simplifica estrutura, une áreas estratégicas e passa por mudanças no alto escalão enquanto lida com interdição da ANP

BOLSA DOURADA

Inspirada pela corrida pelo ouro, B3 lança Índice Futuro de Ouro (IFGOLD B3), 12° novo indicador do ano

21 de outubro de 2025 - 9:03

Novo indicador reflete a crescente demanda pelo ouro, com cálculos diários baseados no valor de fechamento do contrato futuro negociado na B3

FIIS HOJES

FII RCRB11 zera vacância do portfólio — e cotistas vão sair ganhando com isso

20 de outubro de 2025 - 18:01

O contrato foi feito no modelo plug-and-play, em que o imóvel é entregue pronto para uso imediato

PRÉVIA OPERACIONAL 3T35

Recorde de vendas e retorno ao Minha Casa Minha Vida: é hora de comprar Eztec (EZTC3)? Os destaques da prévia do 3T25

20 de outubro de 2025 - 11:55

BTG destaca solidez nos números e vê potencial de valorização nas ações, negociadas a 0,7 vez o valor patrimonial, após a Eztec registrar o maior volume de vendas brutas da sua história e retomar lançamentos voltados ao Minha Casa Minha Vida

BALANÇO SEMANAL

Usiminas (USIM5) lidera os ganhos do Ibovespa e GPA (PCAR3) é a ação com pior desempenho; veja as maiores altas e quedas da semana

18 de outubro de 2025 - 15:40

Bolsa se recuperou e retornou aos 143 mil pontos com melhora da expectativa para negociações entre Brasil e EUA

ESTRATÉGIA

Como o IFIX sobe 15% no ano e captações de fundos imobiliários continuam fortes mesmo com os juros altos

18 de outubro de 2025 - 14:25

Captações totalizam R$ 31,5 bilhões até o fim de setembro, 71% do valor captado em 2024 e mais do que em 2023 inteiro; gestores usam estratégias para ampliar portfólio de fundos

DAY TRADE

De operário a milionário: Vencedor da Copa BTG Trader operava “virado”

18 de outubro de 2025 - 13:29

Agora milionário, trader operava sem dormir, após chegar do turno da madrugada em seu trabalho em uma fábrica

FORTALEZA SEGURA

Apesar de queda com alívio nas tensões entre EUA e China, ouro tem maior sequência de ganhos semanais desde 2008

17 de outubro de 2025 - 19:11

O ouro, considerado um dos ativos mais seguros do mundo, acumulou valorização de 5,32% na semana, com maior sequência de ganhos semanais desde setembro de 2008.

COPA BTG TRADER

Roberto Sallouti, CEO do BTG, gosta do fundamento, mas não ignora análise técnica: “o mercado te deixa humilde”

17 de outubro de 2025 - 18:40

No evento Copa BTG Trader, o CEO do BTG Pactual relembrou o início da carreira como operador, defendeu a combinação entre fundamentos e análise técnica e alertou para um período prolongado de volatilidade nos mercados

VAI COMEÇAR O BARATA-VOA?

Há razão para pânico com os bancos nos EUA? Saiba se o país está diante de uma crise de crédito e o que fazer com o seu dinheiro

17 de outubro de 2025 - 17:25

Mesmo com alertas de bancos regionais dos EUA sobre o aumento do risco de inadimplência de suas carteiras de crédito, o risco não parece ser sistêmico, apontam especialistas

AUMENTOU O RISCO BRASIL?

Citi vê mais instabilidade nos mercados com eleições de 2026 e tarifas e reduz risco em carteira de ações brasileiras

17 de outubro de 2025 - 13:03

Futuro do Brasil está mais incerto e analistas do Citi decidiram reduzir o risco em sua carteira recomendada de ações MVP para o Brasil

QUANDO HÁ UMA BARATA…

Kafka em Wall Street: Por que você deveria se preocupar com uma potencial crise nos bancos dos EUA

17 de outubro de 2025 - 9:49

O temor de uma infestação no setor financeiro e no mercado de crédito norte-americano faz pressão sobre as bolsas hoje

REGIME FÁCIL

B3 se prepara para entrada de pequenas e médias empresas na Bolsa em 2026 —  via ações ou renda fixa

16 de outubro de 2025 - 0:05

Regime Fácil prevê simplificação de processos e diminuição de custos para que companhias de menor porte abram capital e melhorem governança

INVESTIMENTO CONSCIENTE

Carteira ESG: BTG passa a recomendar Copel (CPLE6) e Eletrobras (ELET3) por causa de alta no preço de energia; veja as outras escolhas do banco

15 de outubro de 2025 - 18:58

Confira as dez escolhas do banco para outubro que atendem aos critérios ambientais, sociais e de governança corporativa

TOUROS E URSOS #243

Bolsa em alta: oportunidade ou voo de galinha? O que você precisa saber sobre o Ibovespa e as ações brasileiras

15 de outubro de 2025 - 13:30

André Lion, sócio e CIO da Ibiuna, fala sobre as perspectivas para a Bolsa, os riscos de 2026 e o impacto das eleições presidenciais no mercado

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar