🔴 [NO AR] MERCADO TEME A FRAGMENTAÇÃO DA DIREITA? ENTENDA A REAÇÃO DOS ATIVOS – ASSISTA AGORA

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

TOUROS E URSOS NAS ELEIÇÕES

Tabata Amaral, pré-candidata à prefeitura de São Paulo, fala com exclusividade ao Seu Dinheiro sobre privatizações e revela preocupação fiscal com município

A deputada diz que o fato de ser pouco conhecida é o maior desafio da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
23 de junho de 2024
13:03 - atualizado às 9:09
Deputada federal Tabata Amaral, pré-candidata à prefeitura de São Paulo
Deputada federal Tabata Amaral, pré-candidata à prefeitura de São Paulo - Imagem: Seu Dinheiro

A corrida pela cadeira de prefeito ou prefeita da cidade de São Paulo começa a tomar contornos mais certeiros e a deputada federal Tabata Amaral (PSB) falou com exclusividade ao Seu Dinheiro no podcast Touros e Ursos sobre os pontos principais de sua candidatura. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Formada em ciência política pela universidade de Harvard, a deputada está no segundo mandato na Câmara e, aos 30 anos, quer ser a mais nova prefeita da cidade de São Paulo. 

Se eleita, ela quebrará o jejum de mais de dez anos na prefeitura, que não teve à sua frente uma mulher desde a eleição de Marta Suplicy — atualmente, candidata à vice do candidato Guilherme Boulos (PSOL)

Entre os temas tratados pela pré-candidata na entrevista, estão a privatização de serviços de água e esgoto — encabeçadas pela desestatização da Sabesp (SBSP3) —, preocupações envolvendo o caixa da prefeitura e o distanciamento da imagem de “terceira via” no polarizado pleito.

Vale dizer ainda que o Seu Dinheiro convidou os três pré-candidatos à prefeitura mais bem posicionados nas mais recentes pesquisas do Datafolha para participar do programa: além de Tabata Amaral, também foram chamados o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você pode conferir a entrevista completa no YouTube do Seu Dinheiro. A seguir, os principais destaques dessa conversa: 

Leia Também

Tabata Amaral e a privatização da Sabesp (SBSP3) 

De olho na “jóia da coroa” paulistana, a deputada afirmou que irá respeitar os contratos herdados da atual gestão de Ricardo Nunes, que deve disputar a reeleição este ano. Contudo, ela se colocou contra o modelo de privatização da Sabesp

“Eu conheço muito bem o contrato de privatização da Sabesp. É por isso que eu venho me posicionando contra do jeito que ela está sendo conduzida”, disse a deputada durante o programa, que teve foco nas questões econômicas e afetam não apenas os moradores de São Paulo como os investidores em geral. 

Ainda que discordando dos acordos feitos, a deputada afirma que, se vencer a corrida pela prefeitura, irá respeitar os contratos herdados da atual gestão. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Para a gente poder contar com a iniciativa privada, talvez a coisa mais importante seja a segurança jurídica”, disse ela. “As pessoas podem ficar tranquilas, eu vou respeitar os contratos que eu herdar. Isso é o básico.”

“Se existem ilegalidades”, continua, “a gente precisa atuar”, disse ela, quando questionada sobre herdar contratos ruins da atual prefeitura.

Você também pode ouvir a conversa no Spotify: 

Situação fiscal preocupa pré-candidata

De acordo com dados da prefeitura da cidade de São Paulo, o caixa disponível da cidade chegou ao valor recorde de R$ 34,8 bilhões em 2023. Porém, o futuro das contas públicas do município paulistano não parece tão promissor assim para a deputada. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estou bastante assustada com a situação fiscal da cidade”, afirmou a pré-candidata à Prefeitura de São Paulo. “[Ricardo] Nunes herdou a prefeitura do Bruno Covas em uma situação muito confortável porque foi feita uma reforma da previdência, houve renegociação de dívida e esforço de muitas gestões para cuidar das contas”, diz a deputada federal.

“Aí parece que na hora que a bonança chegou, acharam que a responsabilidade fiscal não era mais necessária.”

Se antes as críticas da deputada em relação ao atual prefeito se concentravam sobre as oportunidades de investimento perdidas para o município, ao se debruçar sobre os números mais recentes, o discurso fiscal se converteu em preocupação. 

“A gente fechou o ano passado com déficit e a trajetória esperada pros próximos anos é de déficit e o gasto está aumentando mais rápido do que a arrecadação do município”, comenta a pré-candidata do PSB. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bom uso do caixa da prefeitura, por Tabata Amaral

Ainda, a pré-candidata se preocupa em como os recursos da cidade estão sendo utilizados. Para ela, metade do dinheiro investido na cidade foi colocado em obras de baixa qualidade.

“É o asfalto que esfarela, recapeamento sem necessidade, aquela obrinha que você passa e não tem ninguém trabalhando. Você se pergunta: ‘mas por que estão fazendo isso e não estão fazendo o que é mais necessário?’” 

Como alternativa, a deputada federal também defende um projeto de lei no Congresso que propõe que os grandes gastos de qualquer governo — seja ele municipal, estadual ou federal — sejam monitorados em termos de impacto. Segundo ela, a ideia é olhar não apenas o quanto é destinado para cada setor, mas o retorno dos projetos.

“O dinheiro que a gente coloca na educação, está trazendo uma educação de qualidade? Na saúde, está reduzindo as filas? Hoje a resposta é não”, comenta Tabata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Terceira via chega em terceiro lugar”, diz Tabata

Apesar de ser conhecida como uma representante da chamada “terceira via”, a pré-candidata pelo PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, já disse não gostar dessa alcunha. “Terceira via é quem chega em terceiro lugar”, brinca ela. 

Então, onde se encaixa o pensamento político de Tabata? A deputada diz que a resposta é mais complexa do que simplesmente definir se seu pensamento se encaixa mais à direita ou mais à esquerda do espectro político. 

“Quando a gente fala de uma cidade tão grandiosa e tão complexa como São Paulo, eu acho que é preciso ir além dessas duas caixinhas de esquerda e direita, Lula e Bolsonaro”, disse. 

“A gente tem um problema de segurança pública gigantesco, com aumento de roubo de celular, aumento de estupro, etc. Também precisamos de uma prefeita que entenda a importância da zeladoria, do lixo na rua, da iluminação. Isso é de direita? Beleza.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ativista da área da educação, a deputada criticou o governo municipal ao afirmar que São Paulo foi a capital que mais caiu no ranking nacional de alfabetização. “Falar de educação e querer que São Paulo tenha a melhor escola pública é de esquerda? Então tá bom, mas não me importa”, afirmou.

Para a deputada federal, o objetivo principal da campanha não é defender uma bandeira de direita ou de esquerda, mas compor um governo diverso. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RECÁLCULO DE APOSENTADORIAS

Revisão da vida toda: Como o STF desarmou uma bomba orçamentária deixada no colo do governo

24 de novembro de 2025 - 13:57

STF tem maioria contra revisão da vida toda, do INSS; impacto da medida alivia até R$ 480 bilhões para as contas públicas

RISCOS DA PRISÃO DOMICILIAR

Vigília e violação de tornozeleira eletrônica: por que Jair Bolsonaro foi preso? Entenda a motivação da Polícia Federal

22 de novembro de 2025 - 10:10

Segundo Moraes, convocação de apoiadores “disfarçada de vigília” indica a repetição do modus operandi da organização criminosa no sentido da utilização de manifestações populares criminosas, com o objetivo de conseguir vantagens pessoais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Bolsonaro tinha ‘alta possibilidade de tentativa de fuga’, diz Moraes ao autorizar prisão preventiva de ex-presidente

22 de novembro de 2025 - 9:16

Ao decretar a prisão de Bolsonaro, Alexandre de Moraes argumentou que “foram adotadas todas a medidas possíveis para a manutenção da prisão domiciliar” do ex-presidente

HORA DA PROVA

Checklist do Enem: o que levar, o que deixar em casa e o que só vai te dar dor de cabeça

8 de novembro de 2025 - 15:31

Documento de identidade e caneta esferográfica preta são itens obrigatórios, e há itens de vestuário que são proibidos

ELEIÇÕES 2026

“Valores conservadores são o tema das eleições. Não é economia. Não são valores liberais. Conservadores tomaram tudo”, diz Paulo Guedes

23 de outubro de 2025 - 18:33

Ex-ministro da Economia acredita que o mundo vive um novo momento de desordem em que os conservadores estão à frente das mudanças

ELEIÇÕES 2026

Lula confirma que irá disputar as eleições em 2026: “vou completar 80 anos, mas tenho a mesma energia de quando tinha 30”

23 de outubro de 2025 - 10:23

Em visita à Indonésia, Lula confirmou que pretende disputar um quarto mandato; pesquisas mostram o petista na liderança das intenções de voto

DATAFOLHA

Brasileiros não apoiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas, diz pesquisa — e afirmam que Lula deve proibir perfuração

13 de outubro de 2025 - 12:32

Levantamento feito pelo Datafolha pressiona governo por definição clara antes da COP30, enquanto Petrobras aguarda liberação do Ibama

MUDANÇA NA CORTE

Barroso anuncia aposentadoria e vai deixar cargo de ministro do STF

9 de outubro de 2025 - 18:46

Com a decisão, Barroso encerrará um ciclo de 12 anos no STF

CENÁRIO ELEITORAL

Eleições 2026: Lula mantém liderança em todos os cenários de 2º turno, e 76% querem que Bolsonaro apoie outro candidato, diz pesquisa

9 de outubro de 2025 - 13:46

Levantamento Genial/Quaest indica resistência à nova candidatura do presidente, enquanto eleitorado bolsonarista se divide sobre o futuro político do ex-presidente

SUBIU NO TELHADO

Derrota para o governo: Câmara arquiva MP 1.303 e livra investimentos de aumento de imposto de renda — bets também saem ilesas

8 de outubro de 2025 - 19:25

Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)

OPINIÃO PÚBLICA

Pesquisa Genial/Quaest mostra popularidade de Lula no maior patamar do ano após crise com EUA

8 de outubro de 2025 - 14:00

Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump

ARREDONDOU

Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional

7 de outubro de 2025 - 19:22

Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado

BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

TOUROS E URSOS #241

Lula e Trump: a “química excelente” que pode mudar a relação entre o Brasil e os EUA

1 de outubro de 2025 - 12:31

Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes

ELEIÇÕES NO RADAR

Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP

28 de setembro de 2025 - 13:31

Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar

REFORMA DA RENDA

Comissão do Senado se antecipa e aprova projeto de isenção de IR até R$ 5 mil; texto agora depende dos deputados

24 de setembro de 2025 - 18:23

Proposta de isenção de IR aprovada não é a do governo Lula, mas também cria imposto mínimo para altas rendas, programa de renegociação de dívidas e prevê compensação a estados e municípios

REFORMA TRIBUTÁRIA

Senado vota regulamentação dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS, nesta quarta-feira (24)

21 de setembro de 2025 - 15:20

Proposta define regras para o novo comitê gestor do IBS e da CBS, tributos que vão substituir impostos atuais a partir de 2027

OUVIDOS ATENTOS

O que Lula vai dizer na ONU? Soberania e um recado sutil a Trump estão no radar

20 de setembro de 2025 - 13:20

A expectativa é que o discurso seja calibrado para o público global, evitando foco excessivo em disputas políticas internas

LAUDO MÉDICO

Câncer de Bolsonaro: o que é o carcinoma de pele encontrado em duas lesões removidas

17 de setembro de 2025 - 14:36

Ex-presidente recebeu alta após internação por queda de pressão, vômitos e tontura; quadro exige acompanhamento médico periódico

TEMPO DE NEGOCIAÇÃO

LCI e LCA correm o risco de terem rendimentos tributados, mas debêntures incentivadas sairão ilesas após negociações no Congresso 

12 de setembro de 2025 - 11:40

Relator da MP que muda a tributação dos investimentos diz que ainda está em fase de negociação com líderes partidários

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar