🔴 NO AR: ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – CONFIRA MAIS DE 30 RECOMENDAÇÕES – VEJA AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

O SEGREDO DA ATA DO FED

O corte está chegando: o recado das principais mentes do maior banco central do mundo sobre os juros — e a reação dos mercados aqui e lá fora

Os investidores correram para ajustar as posições sobre a magnitude do corte de juros nos EUA; entenda o motivo para essa nova visão

Carolina Gama
21 de agosto de 2024
16:09 - atualizado às 14:24
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, guiando os mercados

É muito mais uma questão de quanto do que de quando será o primeiro corte de juros nos EUA desse ciclo — pelo menos é esse o sinal da ata da reunião de julho do Federal Reserve (Fed), divulgada nesta quarta-feira (21). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O principal documento de política monetária do banco central norte-americano mostra que nos dias 30 e 31 de julho "a grande maioria” dos membros do Fomc (Comitê de Mercado Aberto) "observou que, se os dados continuassem chegando conforme o esperado, provavelmente seria apropriado flexibilizar a política na próxima reunião", marcada para 17 e 18 de setembro.

Mais do que isso: embora todos os membros do Fomc tenham votado naquele momento pela manutenção dos juros no maior patamar em 23 anos — na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano — a ata mostra que houve uma inclinação — entre um número não especificado de autoridades — para o início da flexibilização já na reunião de julho em vez de esperar até setembro.

“Vários [membros da reunião] observaram que o progresso recente na inflação e os aumentos na taxa de desemprego forneceram um caso plausível para reduzir os juros em 25 pontos-base nesta reunião ou que eles poderiam ter apoiado tal decisão”, diz a ata. 

É importante ressaltar, no entanto, que na linguagem da ata do Fed, que não menciona nomes nem especifica a quantidade exata de membros, "vários" é um número relativamente pequeno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o documento deixa claro que as autoridades estavam confiantes sobre a direção da inflação e estavam prontas para começar a flexibilizar a política se os dados continuassem a cooperar.

Leia Também

Inflação x emprego: o Fed vai ou o Fed fica?

Se, por muito tempo, o BC dos EUA usou todas as armas — e leia-se aqui uma sequência brutal de aumento de juros — para trazer a inflação de volta à meta de 2% ao ano, nos últimos dois meses é o emprego — que compõe o mandato duplo do Fed junto com a estabilidade de preços — que preocupa autoridades e o mercado em geral. 

"A maioria dos membros [do Fomc] observou que os riscos para a meta de emprego aumentaram, e muitos deles notaram que os riscos para a meta de inflação diminuíram", diz a ata. 

"Alguns membros [do Fomc] notaram o risco de que uma flexibilização gradual nas condições do mercado de trabalho pudesse transitar para uma deterioração mais séria", acrescenta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento mostra ainda que "muitos" membros do comitê notaram que "os ganhos de emprego relatados podem estar exagerados".

Mais cedo, o Bureau of Labor Statistics relatou, em uma revisão preliminar dos números de emprego de abril de 2023 a março de 2024, que os ganhos podem ter sido exagerados em mais de 800.000.

Do lado da inflação, a ata de julho mostra alívio em torno da redução das pressões de preços. 

"Com relação à perspectiva de inflação, os membros julgaram que dados recentes aumentaram a confiança de que a inflação estava se movendo de forma sustentável em direção a 2%", diz a ata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Quase todos os participantes observaram que os fatores que contribuíram para a desinflação recente provavelmente continuariam a pressionar a inflação para baixo nos próximos meses", acrescenta o documento. 

SELIC AOS 12%? POR QUE OS JUROS DEVEM VOLTAR A SUBIR AINDA ESTE ANO, SEGUNDO EX-BC

Mercado espera corte de juros em setembro e reage à ata 

As bolsas subiram no dia da decisão do Fed, em 31 de julho, mas despencaram nas sessões seguintes devido às preocupações de que o banco central norte-americano poderia estar se movendo muito lentamente para flexibilizar a política monetária.

Naquele momento, o Departamento do Trabalho relatou um aumento inesperado nos pedidos de seguro-desemprego, enquanto um indicador separado mostrou que o setor manufatureiro contraiu mais do que o esperado. 

As coisas pioraram quando o payroll de julho mostrou a criação de apenas 114.000 vagas e outro aumento na taxa de desemprego, agora para 4,3%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os pedidos aumentaram para que o Fed cortasse rapidamente os juros —  alguns chegaram a sugerir que o banco central norte-americano chamasse uma reunião de emergência para evitar que a economia dos EUA entrasse em recessão em um futuro próximo. 

O pânico, no entanto, durou pouco e novos pedidos de seguro-desemprego voltaram aos níveis históricos normais, enquanto os indicadores de inflação mostraram que as pressões de preços estavam diminuindo. Os dados de vendas no varejo também foram melhores do que o esperado, amenizando as preocupações com a pressão do consumidor.

Hoje, Wall Street seguiu operando em alta após a divulgação da ata de julho — um movimento que rompeu com a tendência da sessão anterior, quando o S&P 500 e o Nasdaq terminaram o dia em queda. 

No mercado de dívida, assim que a ata foi publicada, os yields (rendimentos) dos títulos do Tesouro norte-americano de dois e dez anos renovaram mínimas intradiárias. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por aqui, a reação do Ibovespa foi morna. O principal índice da bolsa brasileira continuou sua trajetória de alta, enquanto o dólar à vista inverteu o sinal e passou a cair, chegando a R$ 5,4782. 

Ao mesmo tempo, o mercado ampliava a chance de o Fed iniciar o ciclo de afrouxamento monetário com um corte de juros de 50 pontos-base em setembro — embora o cenário mais provável ainda seja de uma redução de 25 pontos-base.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NÃO FAÇA ISSO EM CASA

Como ganhar na loteria: a poucas semanas da Mega da Virada, série da Netflix traz a história real de uma fraude

4 de dezembro de 2025 - 15:31

Série mexicana recém-lançada traz uma história real de fraude, ganância e desespero em uma das loterias mais cobiçadas do país

VAZOU

Vazamento de GTA 6: os 19 segundos que viraram uma dor de cabeça para a Rockstar

4 de dezembro de 2025 - 11:57

Animações inacabadas viram munição em meio a demissões, críticas e instabilidade nos bastidores de GTA 6

JOIAS MILIONÁRIAS

Quanto custa o imponente anel de noivado de Miley Cyrus? O valor surpreende

4 de dezembro de 2025 - 10:01

A peça assinada por Jacquie Aiche combina exclusividade, tendência e um diamante de impressionar

POSSÍVEL SUCESSOR?

Sucessão na presidência do Fed: Kevin Hassett afirma que ficaria “feliz em servir” na posição se Trump o escolher

30 de novembro de 2025 - 17:09

O assessor econômico da Casa Branca fez a declaração neste domingo no programa “Fox and Friends”; a possibilidade de sua indicação já provocou reação nos mercados, que registraram alta nos EUA

CONFLITO E DIPLOMACIA

Delegação ucraniana vai aos EUA para negociações de paz; horas antes Kiev recebe ataques russos

29 de novembro de 2025 - 17:11

Enquanto a Ucrânia enfrenta bombardeios e apagões em Kiev, a delegação ucraniana busca avançar nas negociações com Washington para tentar encerrar a guerra com a Rússia

PAZ NO MUNDO?

Miss Universo: Como funciona o negócio milionário que já foi de Trump — e agora causa revolta entre as misses

26 de novembro de 2025 - 15:55

Entenda a engrenagem por trás do Miss Universo, concurso de beleza mais famoso do mundo que vem dando o que falar

2ª OBRA MAIS CARA DA HISTÓRIA

Roubado por nazistas e quase destruído em um incêndio: a incrível história por trás do quadro de mais de R$ 1 bilhão

25 de novembro de 2025 - 15:17

Tela de pintor austríaco Gustav Klimt se consagra como a segunda obra de arte mais cara já vendida em leilão; conheça a história por trás da tela

RUMO À GLÓRIA ETERNA

Montanhas e ruínas incas: o palco de Palmeiras x Flamengo na final da Copa Libertadores 2025

24 de novembro de 2025 - 12:12

Entre montanhas e ruínas incas, o Monumental U recebe Palmeiras x Flamengo na Final da Copa Libertadores 2025, em um dos cenários mais impressionantes da América do Sul

ORIENTE MÉDIO

Israel diz ter matado líder militar do Hezbollah em ataque a Beirute, no Líbano

23 de novembro de 2025 - 16:22

Este foi o primeiro ataque israelense ao território do Líbano desde junho; Hezbollah fala em “escalada de ataques”

CHANCE DE TÍTULO INÉDITO

Final da Copa Sul-Americana 2025: veja horário e onde assistir a Atlético-MG x Lanús

22 de novembro de 2025 - 12:37

Atlético-MG x Lanús decidem a Sul-Americana 2025 neste sábado, em Assunção; veja como chegam os finalistas e onde assistir

ESTADOS UNIDOS

Ata do Fed revela que muitos dirigentes queriam manter juros inalterados até o fim do ano e alerta para risco nas ações de tecnologia

19 de novembro de 2025 - 19:20

Dirigentes divergiram na última reunião sobre a necessidade de novos cortes nas taxas de juros, citando inflação elevada

NOVO RECORDE

O novo menor país da história a disputar uma Copa tem o tamanho de Curitiba e não tem nenhum jogador nascido em seu território

19 de novembro de 2025 - 15:06

Com apenas 158 mil habitantes e 444 km², Curaçao se torna o menor país a disputar uma Copa — e o primeiro a chegar ao Mundial sem nenhum jogador nativo

NOVO MONZA

O carro que definiu uma geração está de volta — e você não vai reconhecê-lo

19 de novembro de 2025 - 9:20

O carro que dominou o país na passagem dos anos 1980 para os 1990 volta repaginado e pronto para disputar um novo mercado

ÚLTIMO AMISTOSO DO ANO

Brasil x Tunísia: veja onde assistir ao amistoso e saiba o horário da partida

18 de novembro de 2025 - 15:01

Confira onde e quando assistir ao amistoso entre Brasil x Tunísia, que faz parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

FORJADO NA GUERRA

Antes de Atlético-MG x Lanús, estádio da final da Copa Sul-Americana 2025 virou palco de uma guerra por um território que também é do Brasil

17 de novembro de 2025 - 20:22

Antes de receber Atlético-MG x Lanús na final da Copa Sul-Americana 2025, o Defensores del Chaco foi cenário de guerra, confronto territorial e reconstrução histórica

ESTADOS UNIDOS

Casa Branca vê baixo risco de derrota sobre tarifas na Suprema Corte, diz Bessent

16 de novembro de 2025 - 16:53

A decisão, aguardada para as próximas semanas, pode afetar cerca de US$ 200 bilhões em receitas alfandegárias já cobradas

AGORA VAI?

EUA quer concluir acordo sobre terras raras com a China até o Dia de Ação de Graças, diz secretário do Tesouro

16 de novembro de 2025 - 15:32

No mês passado, os EUA concordaram em não impor tarifas de 100% sobre as importações chinesas até fechar um novo acordo

NOVA VISÃO

Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs

15 de novembro de 2025 - 12:55

Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo

DE OLHO NA INFLAÇÃO

EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais

15 de novembro de 2025 - 9:00

A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras

K.O.

Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo

14 de novembro de 2025 - 11:23

A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar