Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
PAIS DEFENDE DIÁLOGO

“Violação clara do direito internacional”: China quer que os EUA libertem Maduro imediatamente

Governo chinês afirma que a ação dos EUA fere normas internacionais e pede que a crise seja resolvida por meio do diálogo

Maduro
Nicolás Maduro - Imagem: Wikimedia Commons

O Ministério das Relações Exteriores da China pediu neste domingo (4) que os Estados Unidos libertem imediatamente o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, que foram capturados ontem (3) em Caracas e estão sendo mantidos sob custódia em uma prisão federal no Brooklyn, em Nova York.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o governo chinês, que é um dos principais parceiros políticos e econômicos da Venezuela, a ação deflagrada pelos Estados Unidos “violou claramente” o direito internacional e as normas básicas das relações internacionais, além dos propósitos e princípios estabelecidos pela Carta da Organização das Nações Unidas (ONU).

No comunicado, a China pede que os Estados Unidos garantam a segurança pessoal de Maduro e de sua esposa e cessem com a tentativa de derrubar o governo venezuelano. Além disso, afirma o governo chinês, os Estados Unidos precisam garantir que esse problema seja resolvido “por meio do diálogo e da negociação”.

A China já havia se manifestado sobre a captura de Maduro

Esta foi a segunda manifestação oficial da China sobre o caso. No sábado (3), o Ministério das Relações Exteriores da China já havia condenado o uso da força pelos Estados Unidos contra Maduro, dizendo estar “profundamente chocado” com a ação deflagrada.

“A China condena veementemente o uso flagrante da força por parte dos Estados Unidos contra um país soberano e sua ação contra o presidente de outro Estado”, afirmou a chancelaria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas deve acontecer na segunda-feira (5) para discutir a situação da Venezuela.

Leia Também

VELHO OESTE DO CRÉDITO

Brasil não é o mocinho, mas lidera entre as ações de bancos na América Latina; saiba o que ter na carteira agora

ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE

S&P 500 ainda tem fôlego: mesmo após recordes, bolsa dos EUA é a principal aposta no exterior para o 2º semestre

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com um estante ao fundo, um fome de blusa preta está sentado em uma mesa, com um microfone a frente 4 de julho de 2026 - 15:02
Montagem de barris de petróleo 4 de julho de 2026 - 13:11
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 3 de julho de 2026 - 17:50
MetLife Stadium, em Nova Jersey, será palco da grande final da Copa do Mundo 2 de julho de 2026 - 17:35
Time dos Estados Unidos Comemorando 1 de julho de 2026 - 6:06
O presidente da Argentina, Javier Milei, veste terno escuro e camisa azul. Na montagem, que traz a bandeira da Argentina ao fundo, ele acena. 30 de junho de 2026 - 15:28
Saiba quando joga o brasileiro João Fonseca em Roland Garros 29 de junho de 2026 - 9:52
Seleção da África do Sul em comemoração no campo. 28 de junho de 2026 - 9:25
seleção da frança 26 de junho de 2026 - 6:43
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar