Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
FOLLOW-ON DE DESESTATIZAÇÃO

Privatização da Sabesp (SBSP3): qual a fatia que o governo Tarcísio pretende manter na companhia após a oferta de ações?

Vale lembrar que o follow-on da empresa de saneamento será totalmente secundário, quando há apenas a venda de ações por parte dos acionistas controladores

Montagem com o governador Tarcísio de Freitas com logo da Sabesp (SBSP3)
Montagem com o governador Tarcísio de Freitas com logo da Sabesp (SBSP3) - Imagem: Montagem Seu Dinheiro / Reprodução de redes sociais

Em meio à aprovação da modelagem da privatização, a Sabesp (SBSP3) anunciou na manhã desta terça-feira (4) a fatia que cada um dos principais acionistas deverá deter na companhia após a oferta de ações de desestatização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que o follow-on da empresa paulista de saneamento será totalmente secundário — isto é, quando há apenas a venda da participação dos acionistas controladores, sem a emissão de novos papéis.

O Estado de São Paulo, que hoje detém 50,3% da companhia, poderá vender as ações ordinárias (SBSP3) que possui direta ou indiretamente desde que mantenha o mínimo de 18% do capital social da Sabesp. O percentual pode ser ainda maior, a depender das condições de mercado.

O governo paulista ainda deverá manter 10% do capital social da Sabesp da ação preferencial de classe especial (golden share). 

Por sua vez, os empregados da Sabesp deverão receber prioritariamente 10% do capital social na oferta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo acionista de referência da Sabesp (SBSP3)

Além da fatia do governo de São Paulo na Sabesp (SBSP3), a empresa definiu ainda a participação do novo acionista de referência que deverá ser selecionado no follow-on após a desestatização.

Leia Também

PUBLICIDADE DIGITAL

Em busca de receita, OpenAI inclui anúncios no ChatGPT

EMPRESA FOCA EM MOLÉCULA "BLINDADA"

O mercado teme o fim do “efeito Ozempic” com guerra nos preços. Por que o CEO da RD Saúde (RADL3) não se preocupa tanto?

Esse investidor profissional contará com uma alocação prioritária de 15% do capital social da Sabesp.

Ainda há uma cláusula de não-concorrência para evitar conflitos de interesse com o investidor.

O termo estipula que o acionista de referência não poderá disputar oportunidades em outros municípios do Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fora de São Paulo, o investidor ainda deverá consultar o conselho de administração da empresa sobre eventuais disputas — e a Sabesp terá prioridade em oportunidades que envolvam municípios ou arranjos regionais com mais de 50 mil habitantes.

"A partir do momento que ele (o acionista) informar o conselho, a gente pode ter três caminhos: fazer uma joint venture, uma competição entre ambos ou a saída da Sabesp", explicou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natalia Resende.

"Quando a gente está falando de competição entre a Sabesp e o acionista de referência a gente colocou uma sistemática para que o acionista de referência não tenha acesso aos documentos, não participe daquelas decisões uma vez que aquilo poderia configurar informações privilegiadas", pontuou a secretária.

Além disso, a empresa definiu os termos de lock-up, que impede o investidor de referência de vender suas respectivas participações na empresa até o fim de 2029, durante o ciclo de universalização do saneamento. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Após o lock-up, ele (o acionista) poderá vender suas ações em Bolsa ou de forma privada, sob condições distintas", afirmou Resende.

*Com informações de Estadão Conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Navio-plataforma de petróleo em construção em um estaleiro, com guindastes realizando a instalação de módulos sobre a embarcação ao pôr do sol 5 de agosto de 2026 - 10:40

O QUE MUDA PARA O INVESTIDOR

Vender ou ficar com BRAV3? Leilão da OPA da Brava Energia acontece hoje (5)

5 de agosto de 2026 - 10:40
Fachada de uma agência do Bradesco com arquitetura moderna, destacando painéis vermelhos e brancos, logotipos do banco em ambas as laterais do prédio, amplas paredes de vidro na entrada, corrimãos de acessibilidade e paisagismo com árvores e arbustos ao redor. 5 de agosto de 2026 - 7:08
Montagem ilustrativa mostra o logotipo da SpaceX em primeiro plano ao lado de pilhas de dólares, com o prédio da Nasdaq ao fundo. A imagem representa a abertura de capital da empresa de Elon Musk e sua estreia na bolsa americana. 4 de agosto de 2026 - 17:51
ônibus da marcopolo 4 de agosto de 2026 - 14:25
Fachada da sede da Bradsaúde (SAUD3), na Avenida Paulista, em São Paulo. 4 de agosto de 2026 - 11:47
Uma pessoa vestida de macacão cinza, usa luvas amarelas e fecha uma caixa da Frasle em uma linha de produção. 3 de agosto de 2026 - 10:09
1 de agosto de 2026 - 10:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar