Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ÓLEO NO CHOPE

Petrobras: reserva de lucro não vai para investimentos e tem como finalidade pagar dividendos; ação desaba na B3

Reserva pode voltar aos acionistas como dividendos, mas não há prazo para que isso aconteça, segundo Sergio Caetano Leite, CFO da Petrobras

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras (PETR4)
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras (PETR4) - Imagem: Heudes Regis/Petrobras

O que a Petrobras (PETR4) vai fazer com os R$ 43,9 bilhões que reteve no balanço em vez de distribuir aos acionistas na forma de dividendos extraordinários?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão que colocou "óleo no chope" dos investidores foi o tema central da teleconferência com analistas nesta sexta-feira (8). Do seu lado, os executivos da Petrobras tentaram atenuar os temores sobre o uso desse dinheiro.

O que houve na verdade foi um mal entendido, de acordo com Sergio Caetano Leite, diretor financeiro (CFO) e de relacionamento com investidores da Petrobras. Isso porque o valor destinado à reserva de remuneração de capital não poderá ser usado para investimentos.

"A finalidade [da reserva] é o pagamento de dividendos", afirmou Leite, durante teleconferência com analistas. Ou seja, esse dinheiro pode em algum momento ir para o bolso dos acionistas.

"Essa reserva não é para investimento, acordo fiscal ou para financiar processos de aquisição e fusão, e também não vai ser usada para tapar prejuízo, porque a Petrobras não vai dar prejuízo em 2024. É para pagamento de dividendo. O que não temos hoje é o tempo. Infelizmente, hoje ainda não temos essa indicação."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas as declarações do CFO não foram suficientes para vencer a desconfiança dos investidores. Apesar de terem deixado as mínimas do dia, as ações da Petrobras (PETR4) seguem em queda violenta na B3 e despencavam mais de 8% por volta das 14h35.

Leia Também

REAÇÃO AO RESULTADO

Banco do Brasil (BBAS3): se pode piorar, vai piorar? Balanço acende alerta sobre crédito — e risco agora não está só no agro

BUSCA DE OPORTUNIDADES

Edge é arma secreta da Compass (PASS3) com alta de preços de combustíveis pela guerra

Por que não distribuir?

A decisão do conselho de administração teve respaldo no plano estratégico da companhia, para manter o balanço robusto, em especial em anos nos quais haverá um esforço de investimentos muito grande para a Petrobras, de acordo com Leite.

Ainda que essa reserva possa voltar aos acionistas como dividendos, não há prazo para que isso aconteça.

"Se há um assunto que tem alinhamento entre o privado e o publico, é receber dividendos. Todos querem receber", destacou o CFO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão do conselho de reter 100% do lucro remanescente da Petrobras teve voto dos conselheiros ligados ao governo. Já os integrantes do setor privado defenderam a distribuição de todo o valor.

Jean Paul Prates, CEO da Petrobras e integrante do conselho, absteve de votar, mas disse defender a visão do corpo executivo da companhia, que era de reter 50% do valor e distribuir a outra metade aos acionistas.

"Respeitamos a decisão soberana do conselho e ela pode mudar. Podemos fazer uma distribuição de dividendos a qualquer momento. Portanto, essa novela continua, ela não acabou", disse Prates, durante conferência de resultados.

Questionado sobre uma potencial incorporação desse dinheiro ao capital, Prates afirmou que a operação é permitida em lei, mas depende de "fatores pouco prováveis". "Essa quantia foi destinada para dividendos e deve ser usada para dividendos".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Já sabe onde investir agora que as empresas estão divulgando seus balanços do 4T23? Veja análises completas da Empiricus Research e saiba se você deve comprar, vender ou se manter neutro em cada uma das principais ações da bolsa. Clique aqui para receber os relatórios GRATUITOS.

Petrobras (PETR4): investimentos x dividendos

Logo pela manhã, os bancos Santander, Citi, Bradesco BBI, Safra, Goldman Sachs e Bank of America cortaram suas recomendações para PETR3 e PETR4 de “compra” para “neutra”.

O maior receio do mercado é o de que a Petrobras use os recursos da reserva de lucro para investir em projetos sem perspectiva de retorno.

Nos últimos dias, voltaram a surgir notícias de que a estatal poderia comprar uma participação na Vibra, a rede de postos de combustível privatizada na gestão de Jair Bolsonaro. A Petrobras, contudo, negou que avalie o negócio.

A Petrobras só pode usar essa reserva para a remuneração dos acionistas (por meio de dividendos, juros sobre capital próprio e recompra de ações), de acordo com o estatuto da companhia. Para destinar esses recursos a investimentos, portanto, seria necessário alterar o estatuto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não que o governo não possa fazer isso, uma vez que dispõe de maioria para aprovar eventuais alterações, mas a estatal já tem um plano plurianual de investimentos estruturado e de conhecimento público.

“Não há nenhuma indicação de mudança na política de remuneração ao investidor", disse o CFO, em resposta a analistas. "Não há razão para [a política] ser alterada. A Petrobras não tem vontade de mudar isso."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lançamento da Azzas 2154 na B3 13 de maio de 2026 - 15:50
petrobras petr4 dividendos ações 13 de maio de 2026 - 15:01
Alexandre Birman (à esquerda) e Roberto Jatahy, principais acionistas e gestores da Azzas 2154 12 de maio de 2026 - 16:00
Magda Chambriard em primeiro plano com painel branco atrás, com os dizeres Petrobras 12 de maio de 2026 - 15:39
12 de maio de 2026 - 12:56
12 de maio de 2026 - 11:37
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia