O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A saída do trio brasileiro se deu de forma bem discreta quase nove anos depois de planejar a fusão de sucesso com a Kraft Foods e com o megainvestidor
Quem nunca viveu aquela paixão que parecia ser para a vida toda e que não durou, que atire a primeira pedra. E foi o que aconteceu com Jorge Paulo Lemann e Warren Buffett: o amor embalado pela Heinz acabou — pelo menos para o brasileiro.
A empresa de private equity 3G Capital vendeu, sem alardes, a participação de 16,1% na Kraft Heinz no quarto trimestre, quase nove anos depois de planejar a fusão de sucesso da Kraft Foods e da Heinz com Warren Buffett.
Em comunicado, a Kraft Heinz disse que a Berkshire Hathaway de Buffett — o maior acionista, com uma participação de 26,8% - é uma investidora comprometida com o longo prazo.
O romance condenado entre a Berkshire Hathaway e a 3G começou no Dia dos Namorados de 2013, quando as duas empresas anunciaram que estavam se unindo para fechar o capital da Heinz. A fusão com a Kraft Foods ocorreu dois anos depois.
A nova empresa inicialmente agradou aos investidores com o crescimento de lucros, graças à abordagem de redução de custos favorecida pela 3G — a empresa já havia obtido sucesso com essa estratégia quando criou a gigante cervejeira Anheuser-Busch InBev por meio de uma série de megafusões e tornou o Burger King privado e reativou as vendas.
Mas o negócio dos alimentos embalados enfrentou um de seus maiores desafios: os consumidores começaram a priorizar cada vez mais os alimentos frescos.
Leia Também
Além disso, as marcas próprias dos varejistas e os recém-chegados que se autodenominavam uma opção mais saudável começaram a roubar os clientes das gigantes da alimentação.
A Kraft Heinz até tentou impulsionar o crescimento inorgânico por meio de uma oferta pública de aquisição da Unilever, mas a empresa rejeitou a oferta.
O sinal da crise no relacionamento veio em 2019, com um trimestre desastroso para a Kraft Heinz: a empresa reduziu os dividendos, divulgou uma investigação da SEC (a CVM dos EUA) sobre práticas contábeis e reduziu o valor das marcas em US$ 15 bilhões.
Vários meses depois, Buffett disse que a Berkshire e a 3G pagaram a mais pela Kraft Heinz, impulsionados pelo otimismo de que as suas marcas eram mais valiosas do que realmente eram.
Ainda assim, Buffett apoiou a 3G e a Kraft Heinz, mas outros investidores culparam o corte agressivo de custos do trio liderado por Lemann pelos problemas da empresa.
Para reverter a espiral descendente da empresa, a 3G escolheu a dedo o novo presidente-executivo: um veterano da AB InBev que colocou a Kraft Heinz no caminho da recuperação.
A empresa anunciou planos para aumentar gastos com marketing e publicidade e mudar a estratégia para fabricar novos produtos.
Para reduzir a exposição à concorrência das marcas próprias, também vendeu o negócio de queijos à Lactalis, uma gigante francesa dos lacticínios, e a marca de frutos secos Planters à Hormel.
O amor não acaba de um dia para o outro assim como nos negócios — há sinais de que uma parceria está chegando ao fim.
Em 2021, Lemann deixou o conselho da Kraft Heinz. No ano seguinte, o sócio fundador Alexandre Behring também saiu do conselho.
Dois meses após a saída de Behring, o último membro do conselho da 3G, o ex-CEO da AB InBev, João Castro-Neves, também deixou o cargo. A Kraft Heinz divulgou a saída em documentos regulatórios, sem alardes na imprensa.
E a verdade é que os sinais estavam todos lá desde 2018, quando a 3G começou a reduzir periodicamente a participação na Kraft Heinz.
Quando vendeu 25 milhões de ações em 2019, no auge dos problemas da empresa, as ações caíram 4% em resposta à operação. Em 2022, distribuiu cerca de 7% da Kraft Heinz aos investidores do fundo, que supostamente incluía o tenista Roger Federer.
No ano passado, a Kraft Heinz escolheu Carlos Abrams-Rivera como presidente-executivo. Embora esteja na empresa desde 2020, ele é o primeiro CEO sem vínculos com a 3G.
*Com informações da CNBC
Para os analistas, a incorporadora mantém disciplina em meio ao aperto do setor imobiliário e ainda pode dobrar de valor
As duas companhias detalharam nesta quarta-feira (29) os proventos que serão distribuídos aos acionistas; confira prazos e condições para receber
O Mercado Livre foi incluído na lista pelo avanço de sua operação financeira, concentrada no Mercado Pago, enquanto o Nubank foi destacado por combinar expansão em larga escala com rentabilidade e avanço em mercados regulados
Resultado do 1T26 frustra expectativas, enquanto banco reforça estratégia mais conservadora; o que fazer com as ações agora?
Lucro da mineradora cresce no 1T26, mas pressão de custos e Ebitda considerado fraco pelo mercado limitam reação positiva das ações; saiba o que fazer com relação aos papéis agora
Os papéis da companhia entraram em leilão na manhã desta quarta-feira (29) por oscilação máxima permitida, e voltaram a ser negociadas com alta de quase 5% na esteira do balanço do primeiro trimestre
Cerca de 77% dos usuários do Mercado Livre também compram na Shopee. A sobreposição entre a plataforma argentina e a norte-americana Amazon também é grande, de 49%.
Alta nos impostos pressiona lucro agora, mas pode destravar capital e impulsionar resultados, afirma Mario Leão; confira a visão do CEO do banco
A queda já era, de maneira geral, esperada. Segundo o JP Morgan, havia mais espaço para frustração do que para surpresas positivas, de acordo com relatório do meio de abril, mas movimento é cíclico
A estatal também assinou um novo acordo de acionistas com a Shine I, fundo de investimentos gerido pela IG4, que está adquirindo a participação de controle da Novonor na Braskem
Em meio a um início de ano mais fraco, lucro vem abaixo do esperado e rentabilidade perde fôlego no início de 2026; veja os destaques do balanço
Para quem carrega os papéis da companhia na carteira, o valor se traduz em cerca de R$ 0,108 por ação ordinária
Projeções da Bloomberg indicavam expectativas de alta em resultado anual, mas queda referente ao 4T25
Na prática, o investidor que terminou o pregão desta terça-feira (28) com um papel da Sabesp na carteira acordará com cinco ações
Fundo quer conservar e reflorestar 270 mil hectares na América Latina com investidores de peso; gestora também estima aumento na geração de empregos
Analistas veem ganhos claros para a Brava com operação, citando reforço no caixa e alívio na dívida — mas o outro fator incomoda os investidores
Os resultados mostram que o cenário de consumo ainda está frágil, com juros altos e endividamento das famílias
Mercado espera resultado mais fraco, com foco nos sinais de evolução da inadimplência e da qualidade de ativos. Veja o que dizem os analistas
Com foco em crédito e soluções financeiras para investimentos em estrutura e maquinário, o BTG Pactual se posiciona como banco parceiro na Agrishow 2026
Companhia entrega balanço robusto em meio a cenário global mais apertado para o aço; veja os principais destaques do resultado e o que dizem os analistas