🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

INDÚSTRIA PETROQUÍMICA

Braskem (BRKM5): maior volume de vendas no mercado nacional e exportações mais fracas; veja os principais números do relatório de produção

Venda de resinas caiu 2% na comparação anual; exportações dos principais produtos químicos da Braskem caíram

Fábrica de cloro-soda da Braskem em Maceió
Fábrica de cloro-soda da Braskem em Maceió (AL) - Imagem: Braskem/ Divulgação

A Braskem (BRKM5) divulgou hoje (24) o relatório de produção e vendas referente ao terceiro trimestre de 2024. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os destaques, estão o maior volume de vendas dos principais químicos no mercado brasileiro e a maior utilização das centrais petroquímicas, após a retomada das operações no Rio Grande do Sul.

A ação subia levemente no fim da manhã desta quinta-feira, com alta de 0,28% por volta das 11h30. O balanço do 3T24 vai ser divulgado no dia 6 de novembro.

Veja os principais números do relatório da Braskem

A maior disponibilidade de produtos fez as vendas no mercado brasileiro aumentarem 14% em relação ao 2T24 e 31% em relação ao 3T23. A retomada das operações no RS impulsionou a oferta de eteno, benzeno e gasolina.

A volta das operações no estado também contribuiu para o aumento de 2% da taxa de utilização das centrais petroquímicas, na comparação trimestral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na comparação anual, o aumento foi de 5% "explicado, principalmente, pela adequação da produção frente à demanda global e da normalização das operações após paradas programadas e não programadas no 3T23", diz o relatório da Braskem.

Leia Também

VOLTA AO PRESENCIAL?

Itaú (ITUB4) quer ocupar mais espaço em SP: banco aluga 100% de empreendimento da Eztec (EZTC3); entenda a estratégia

POTE DE OURO

O ‘trade’ de Vivara (VIVA3) que poucos perceberam: ouro comprado na baixa agora ajuda a turbinar o caixa

Outra linha do negócio que se beneficiou da retomada no RS foi o volume de vendas de resinas: 6% a mais do que no 2T24.

O PP (polipropileno) teve maior demanda nos setores de higiene e limpeza; já o PVC foi demandado na construção civil e no saneamento.

No entanto, comparando com o 3T23, a venda foi 2% menor, em função dos maiores níveis de estoque de PE (polietileno) e PVC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As exportações dos principais químicos caíram tanto na comparação anual quanto trimestral – queda de 47% e 34%, respectivamente. No relatório, a Braskem atribui esse resultado ao menor volume de vendas de gasolina e benzeno, que foram priorizados para o mercado local, e também pela menor disponibilidade de tolueno para vendas.

Outro destaque dado pela companhia no relatório foi a questão do spread.

Conflitos no Mar Vermelho fizeram os fretes marítimos ficarem mais caros, gerando impacto no fluxo comercial e na precificação dos produtos petroquímicos marginais. Já a oferta ficou mais restrita, devido à maior quantidade de paradas programadas e não programadas na cadeia de produção.

Consequentemente, os spreads no mercado internacional continuaram aumentando nos últimos três meses. O spread, nesse caso, é a diferença entre o preço da matéria-prima (o petróleo) e o preço dos produtos derivados dela (os petroquímicos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E a lei de petroquímicos?

Em meados de setembro, a Câmara de Comércio Exterior (Camex), presidida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), aprovou o aumento do imposto de importação de alguns produtos da indústria química de 12,6% para 20%.

O reajuste na tarifa, com vigência de um ano, incluiu sete produtos comercializados pela Braskem, como Polietileno e Resina PV. À época, a companhia afirmou ter expectativa de impacto positivo na indústria química e petroquímica brasileira.

Para analistas do setor, o aumento nas tarifas de importação foi considerado positivo, porque impactaria o Ebitda da companhia e ajudaria a conter a queima de caixa da petroquímica.

A expectativa é que a medida diminua a concorrência com os fabricantes internacionais e sustente os preços domésticos, favorecendo a Braskem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada da Raia, da RD Saúde (RADL3). 16 de setembro de 2026 - 12:01
Celular com logo Nubank 16 de setembro de 2026 - 10:44
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 15 de setembro de 2026 - 19:26
Logo da companhia JBS, ao fundo céu azul e árvores espelhados na fachada do prédio 15 de setembro de 2026 - 19:14
Weg (WEGE3) 15 de setembro de 2026 - 17:52
Em um fundo com cifrões caindo do céu, o símbolo da Vivo aparece no centro da imagem 14 de setembro de 2026 - 19:10
Vale 14 de setembro de 2026 - 18:31
Touro amarelo com investidor em cima dele em direção para o alto, representando um bull market do Ibovespa e da bolsa brasileira 14 de setembro de 2026 - 17:58
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar a temporada de balanços de bancos Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Santander Brasil (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3). 14 de setembro de 2026 - 16:32
Montagem ilustrativa mostra Cleusa Maria segurando um bolo em primeiro plano, diante do interior de uma loja da Sodiê Doces. Ao fundo são vistos vitrines de doces, mesas, cadeiras, decoração com balões e a identidade visual da marca. A composição foi criada digitalmente e não corresponde a uma fotografia única de uma situação real. 14 de setembro de 2026 - 7:07
Logo do Banco BRB 13 de setembro de 2026 - 15:44
Usiminas (USIM5), Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3) 11 de setembro de 2026 - 14:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar