🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

VAI QUE…

Por que o Brasil cresceu pouco nas últimas décadas? Geraldo Alckmin tem uma resposta — e uma receita para reverter esse cenário

Participação do PIB do Brasil na economia mundial vem caindo e deve alcançar apenas 2,3% em 2024, segundo FMI

pib
Imagem: Shutterstock

Quando todos os países do mundo tiverem divulgado seus resultados para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, o Brasil provavelmente terá saltado da 11ª para a 9ª posição entre as maiores economias do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, o cenário não é tão positivo. Isso porque, apesar do avanço, a relevância do Brasil no cenário mundial vem caindo. A economia brasileira vem apresentando um desempenho fraco na média dos últimos dez anos, em especial em comparação aos países emergentes.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), em 2024, o Brasil deve ter crescimento em torno de 1,7%, enquanto os demais países emergentes terão crescimento próximo a 4%, na média.

A expectativa dos economistas é de que o PIB do Brasil responda por apenas 2,3% da economia global no fim de 2024. Se isso se confirmar, será o nível mais baixo desde 1980, quando teve início a série histórica do FMI, quando o nível de participação brasileira era de 4%.

Pelos cálculos de Alckmin

Durante uma entrevista para a Miriam Leitão, na GloboNews, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), indicou o que estaria deixando o país para trás dos concorrentes emergentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, os juros são "escandalosos", mesmo com as quedas promovidas pelo Comitê de Política Monetária (Copom), o que dificulta a competitividade da indústria.

Leia Também

BOLA DIVIDIDA

Lotofácil tem 23 ganhadores no último concurso antes do sorteio especial da Independência; Mega-Sena acumula de novo e prêmio se aproxima de R$ 50 milhões

AGENDA DE FERIADOS

O que abre e o que fecha no feriado de 7 de setembro? Confira o funcionamento da B3, dos bancos e Correios, do Pix, e de outros serviços na data

O vice-presidente afirmou “ser fundamental” estimular investimentos privados através da queda de juros

Além disso, também indicou que os impostos são altos no país, o que também causa o baixo crescimento do PIB brasileiro.

"Lá fora, o juro real é zero e aqui é de 7%, 8%. Outro [problema] são os impostos, mas a reforma tributária vai ajudar a simplificar a carga tributária e irá desonerar a indústria, investimentos e exportações", disse o vice-presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um aposta em incentivos para a indústria

Alckmin também comentou sobre o programa por meio do qual o governo pretende proporcionar incentivos de aproximadamente R$ 3,4 bilhões para a indústria em 2024 e em 2025. 

O vice-presidente ressaltou que o valor consta do Orçamento e que o programa tem o objetivo de driblar dois problemas econômicos: o baixo investimento e a baixa produtividade.

Apesar da importância das políticas econômicas nacionais para impulsionar o país, Alckmin também defendeu ampliação de acordos comerciais do Brasil e, assim, incentivar uma maior exportação das indústrias.

*Com informações do Estadão Conteúdo, G1 e Investing

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
moeda trump 3 de setembro de 2026 - 11:33
fórum empreendedor 3 de setembro de 2026 - 11:00
INSS Bpc 3 de setembro de 2026 - 5:51
My Vintage Dress, cancelar vestidos, noivas sem vestidos 2 de setembro de 2026 - 15:27
PISPasep Carteira de trabalho brasileira. Trabalho registrado CLT e dinheiro do Brasil. Salário mínimo Dinheiro real brasileiro. 2 de setembro de 2026 - 5:19
1 de setembro de 2026 - 16:55
Imagem mostra uma mão plantando uma semente na terra e pequenas mudinhas que vão crescendo. Há gráficos de ações que indicam alta no investimento 1 de setembro de 2026 - 11:16
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 1 de setembro de 2026 - 5:39
Quatro economistas do BTG Pactual estão sentados em cadeira de madeira. Todos eles vestem terno azul. A mediadora está de lilás. Ao fundo, um painel com o logo Macro Day do BTG Pactual. 31 de agosto de 2026 - 19:01
Bilionária mais jovem do brasil tem herança atrelada à WEG. 31 de agosto de 2026 - 13:05
geraldo alckmin no macro day 2026 31 de agosto de 2026 - 12:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar