🔴 11 FONTES DE RENDA EXTRA E ATÉ R$ 2.000 NO PRÓXIMOS 30 DIAS; VEJA COMO

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

17 de abril de 2024
20:11 - atualizado às 17:54
Inteligência artificial (IA)
Inteligência artificial (IA) - Imagem: DALL-E/ChatGPT

A morte recente de Daniel Kahneman nos deixa órfãos de uma mente extraordinária, mas também contribui para sacralizar alguns de seus achados mais importantes.

Diante de amostras enviesadas, seguimos sucumbindo ao poder da indução narrativa, eternos reféns que somos da falácia da conjunção (popularmente conhecida como "o problema de Linda").

Do enunciado original:

Linda tem 31 anos, é solteira, falante e muito inteligente. Ela se formou em filosofia. Quando era estudante, ela se preocupava profundamente com questões de discriminação e justiça social, e também participava de manifestações antinucleares.

O que é mais provável?

a) Linda é caixa de banco.

b) Linda é caixa de banco e participa do movimento feminista.

Via de regra, 80% dos respondentes escolhem a alternativa B, ainda que ela seja um subconjunto lógico da alternativa A.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Segundo a interpretação de Kahneman & Tversky, isso acontece pois a caracterização de Linda acaba direcionando a cabeça do leitor a uma representação mais específica da personagem, atropelando os princípios estatísticos comumente associados à Teoria dos Conjuntos.

Talvez o cérebro humano esteja fadado a conviver com os seus vícios evolutivos, tanto quanto com as suas virtudes.

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

Essa ponderação levou o Prof. Ole Peters, do London Mathematical Lab, a promover um teste fundamental para Linda, sob interação direta com o ChatGPT.

Uma segunda chance para o ChatGPT

Ao contrário do que poderíamos esperar de uma máquina fria e calculista, o ChatGPT reproduziu o mesmo erro dos humanos, caindo de cabeça na falácia da conjunção.

Dada a enorme quantidade de parâmetros simultâneos, ninguém sabe exatamente como o ChatGPT funciona (nem mesmo os seus criadores).

Porém, acumulam-se evidências de que, por aprender com base na experiência humana, a ferramenta pode replicar - e também amplificar - as confusões humanas.

Ainda assim, eu quis dar uma chance adicional à IA, já que - em tese - ela está sempre aprendendo, e pode corrigir seus próprios erros.

Ao repetir os passos do Prof. Ole Peters enquanto escrevia este Day One, recebi o output correto do GPT-4:

Teria a ferramenta simulado um aprendizado a partir da repercussão vexatória dos posts de Ole Peters, ou será que ela de fato chegou por conta própria ao tipo certo de raciocínio?

Não dá para saber.

Compartilhe

de repente no mercado

LCIs e LCAs ‘obrigam’ investidores a buscar outros papéis na renda fixa, enquanto a bolsa tem que ‘derrotar vilões’ para voltar a subir em 2024

28 de abril de 2024 - 12:00

Vale divulga balanço do 1T24 e elétricas sofrem com performance negativa; veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar