Você não precisa correr mais rápido que um leão (e nem de um Brasil perfeito) para ganhar dinheiro com a bolsa agora
Mesmo com a narrativa do debasement trade voltando a ganhar força, eu não apostaria contra o dólar às vésperas das eleições. Mas faria questão de ter algumas boas pagadoras de proventos na carteira.

Dizem que todo mundo tem um dom. Sendo sincero, eu não sei se descobri o meu, mas tenho certeza de que meu dom não é contar piadas.
Infelizmente para você, às vezes preciso recorrer a uma ou outra anedota para deixar a mensagem mais clara. Então lá vai:
Dois homens caminhavam pela savana africana quando, de repente, avistaram um leão. O primeiro ficou paralisado. O outro imediatamente se abaixou para amarrar os sapatos.
Observando o colega agachado, o primeiro perguntou:
– Você acha mesmo que, com os sapatos amarrados, vai conseguir correr mais rápido do que o leão?
– Eu não preciso ser mais rápido do que o leão; preciso ser mais rápido do que você.
Leia Também
Agosto, o mês louco do cachorro
Agosto caminhava para ser o pior mês do ano para a Bolsa brasileira, com o Ibovespa acumulando uma queda de 6,5% até o dia 18.
Mas os preços melhoraram bastante desde então, não porque as condições locais tenham evoluído. Ironicamente, foi a piora da percepção sobre o fiscal nos Estados Unidos que acabou nos ajudando.
Os elevados níveis de endividamento levaram os rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano de 30 anos aos maiores níveis desde a crise de 2008.
Como resultado, o dólar voltou a perder força globalmente, no movimento conhecido como debasement trade, e a forte saída de capital estrangeiro da B3 perdeu ímpeto, ajudando os ativos brasileiros a se afastarem das mínimas de agosto.

Aposte nas pagadores de dividendos da bolsa
Mesmo com a narrativa do debasement trade voltando a ganhar força, eu não apostaria contra o dólar às vésperas das eleições. Mas faria questão de ter algumas boas pagadoras de proventos na carteira, como Itaú (ITUB4), Axia (AXIA3) e outros nomes presentes na série Empiricus Dividendos.
Vale lembrar que esse tema não é novo. Na verdade, foi fundamental para levar o Ibovespa aos 200 mil pontos na primeira parte do ano.
Naquela época, a B3 recebeu fluxos recordes de capital estrangeiro de investidores que buscavam diversificação fora dos Estados Unidos justamente por conta dessas preocupações.
Os mais críticos lembrarão que temos nossos próprios problemas fiscais e que a indefinição eleitoral deve atrapalhar parte do apetite por risco. Mas vale destacar que todos esses problemas já existiam entre janeiro e abril e, ainda assim, não impediram que o Ibovespa engatasse uma forte valorização no período.
Para quem acredita que o Ibovespa está condenado a permanecer barato para sempre porque nunca resolveremos nossos problemas fiscais, o movimento dos últimos dias mostra que talvez isso nem seja necessário.
Não precisamos resolver o fiscal. Não precisamos correr mais rápido do que o leão.
Um esforço mínimo que nos faça parecer melhores no relativo já poderia ser suficiente para abrir espaço para uma nova pernada de forte valorização.
Um abraço e até a próxima,
Ruy
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A herança desigual, as ameaças ao Irã e eleições presidenciais 2026: o que move os mercados hoje
24 de agosto de 2026 - 8:26RISCO OU OPORTUNIDADE?
Renda fixa: por que investir em Tesouro IPCA+ 8% se o CDI a 14% ao ano em tese paga mais?
23 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A melhor ação para dividendos entre CXSE3 ou BBSE3, a exceção no varejo, e o que mais move seu bolso hoje
21 de agosto de 2026 - 8:34SEXTOU COM O RUY
A recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3) mostra por que prefiro ficar longe do varejo, exceto por uma única empresa
21 de agosto de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um novo desafio para os empreendedores, a queda dos fundos multimercados e o que mais você precisa saber hoje
20 de agosto de 2026 - 9:13Rodolfo Amstalden: Estimada probabilidade, escrevo esta carta pensando em você
19 de agosto de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A novidade na renda passiva, o conflito no Oriente Médio e dados da economia brasileira: o que move os mercados hoje
19 de agosto de 2026 - 8:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O problema da inadimplência, as eleições presidenciais e o que mais move os mercados hoje
18 de agosto de 2026 - 8:17INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
A economia começou a perder fôlego e a eleição vai sentir
18 de agosto de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A estratégia do Grupo Boticário, a recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3), a inovação do Open Energy e o que mais mexe com os mercados hoje
17 de agosto de 2026 - 8:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A Torre Eiffel dos investimentos, o humor dos mercados e o que mais afeta seu bolso hoje
14 de agosto de 2026 - 8:12SEXTOU COM O RUY
O que a queda das ações do BTG (BPAC11) diz sobre o humor do mercado — e como você pode se aproveitar disso
14 de agosto de 2026 - 7:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O eclipse no crédito privado, o resultado do Banco do Brasil (BBAS3) e o que mais move o mercado hoje
13 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A corrida com obstáculos da Direcional (DIRR3) e Espaçolaser (ESPA3), a bolada do Tesouro IPCA+ e o que mais move o mercado hoje
12 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A saúde do BTG Pactual, a recuperação do crédito estressado e o impacto das eleições e dos juros no seu bolso: acompanhe o que move o mercado
11 de agosto de 2026 - 8:36O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O porquinho da reserva de emergência turbinado, resultados da Berkshire Hathaway, Embraer e Itaúsa: o que mexe com o mercado hoje
10 de agosto de 2026 - 8:19PLANO A