🔴 ‘O MELHOR TRADER DO MUNDO’ VAI AJUDAR INVESTIDORES COMUNS NA BUSCA PELAS MELHORES CRIPTOMOEDAS – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Rodolfo Amstalden: Quem está por cima, e quem está por baixo? 

Mesmo sem veia empreendedora, pequenos milagres também podem ocorrer quando o ambiente econômico e político joga a favor

bolsa ações small caps microcaps
Imagem: Montagem Canva Pro

Em meio ao clássico debate sobre se as melhores análises são top-down (privilegiando o macro) ou bottom-up (começando pelo micro), a resposta mais óbvia é a de que precisamos andar nas duas direções, respeitando um processo iterativo entre o individual e o coletivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se fôssemos aqui realmente obrigados a escolher apenas uma abordagem, escolheríamos a bottom-up. Acreditamos na capacidade de uma veia empreendedora fazer pequenos milagres, mesmo quando o ambiente econômico e político joga contra.

No entanto, é preciso reconhecer que existem momentos no ciclo em que a análise macro importa muito, enquanto a micro deve ser colocada temporariamente em segundo plano; e há razões para acreditar que estamos vivendo um desses momentos.

Como insight rápido, se pegarmos o balanço da temporada 2T26 no Brasil, encontraremos resultados pouco animadores, para usar um eufemismo.

Fonte: BTG

A visão consolidada é salva basicamente pela contribuição bélica de Petrobras. Porém, à medida que aplicamos os devidos filtros, vemos os deltas minguarem YoY, até chegarmos a um recorte de Domésticos com queda (!) dos lucros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo, sob tal ótica, qualquer decisão bottom-up para se investir em bolsa parece pouco convidativa.
Mas não é a toa que o Ibovespa conseguiu se levantar por meio de dez pregões consecutivos de alta, deixando para trás as perdas do início de agosto.

Leia Também

PLANO A

Caça às bruxas: os fundos de previdência caros e pouco rentáveis que nós não recomendamos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em busca do eletroposto mais próximo e das ações que vão se dar bem na temporada de balanços; veja o que mexe com seu bolso hoje

A bolsa e os pequenos milagres

As chances de guinada eleitoral voltaram à pauta, e um próximo corte de Selic ganhou embasamento por meio de leituras de inflação e — sobretudo — desaceleração da atividade.

HFTs, players gringos e institucionais começam a montar estruturas de opções com vencimentos de outubro a dezembro, visando colher uma eventual vol do bem.

É assim que tudo geralmente se inicia, pois essas estruturas são leves, permitindo uma exposição em que perdas limitadas podem ser oferecidas em troca de ganhos elevados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Difícil acreditar?

Mesmo sem veia empreendedora, pequenos milagres também podem ocorrer quando o ambiente econômico e político joga a favor.

PS. Aos investidores desejosos de conhecer uma dessas estruturas de opções, recomendo ler a edição de amanhã da nossa Carteira de Small Caps.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ações bancos banco do brasil bbas3 bradesco bbdc4 itaú itub4 santander sanb11 12 de outubro de 2026 - 8:01
9 de outubro de 2026 - 8:47
8 de outubro de 2026 - 8:54
Touro da bolsa de valores surfando 7 de outubro de 2026 - 19:51

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Upside de 50% à frente, mas nunca vem de graça 

7 de outubro de 2026 - 19:51
corte selic copom 7 de outubro de 2026 - 8:38
Montagem que traz um fundo de gráficos de ações. Do lado direito, uma lupa e dentro da lupa, urna eletrônica 6 de outubro de 2026 - 7:22

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

Eleições: o pêndulo virou e o fiscal entrou no preço

6 de outubro de 2026 - 7:22
5 de outubro de 2026 - 8:19
2 de outubro de 2026 - 8:24
imagem gerada por inteligência artificial mostra uma vila colorida de casas, com um barril no meio, e diversos boletos de aluguel em atraso 1 de outubro de 2026 - 8:31
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 30 de setembro de 2026 - 20:01

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Não acorde pelado depois do 1º turno

30 de setembro de 2026 - 20:01
30 de setembro de 2026 - 8:34
29 de setembro de 2026 - 8:17
eleições urna eletrônica 29 de setembro de 2026 - 7:10

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Eleição: o voto útil entrou na curva

29 de setembro de 2026 - 7:10
28 de setembro de 2026 - 8:09
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar