🔴 11 FONTES DE RENDA EXTRA E ATÉ R$ 2.000 NO PRÓXIMOS 30 DIAS; VEJA COMO

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

6 de abril de 2024
8:00 - atualizado às 17:55
A imagem é uma montagem, criada parcialmente com IA. Do lado esquerdo, um leão colorido olhando para a direita. Do lado direito, Julia Wiltgen (A Dinheirista) olhando para a frente de braços cruzados e semblante sério,
Imagem: DALL-E 2/Seu Dinheiro

Se tem uma coisa que sempre gostamos na hora de declarar o imposto de renda é de incluir deduções. Qualquer chance de reduzir o imposto devido e garantir uma restituição mais gorda (ou um IR a pagar menor) é bem-vinda. Infelizmente, nem tudo que gostaríamos de abater é dedutível.

Hoje veremos o caso de um homem que teve um filho fora do casamento, não assumido, mas ao qual faz algumas doações, acordadas “de boca”. Ele quer saber se essas despesas pagas “por fora” são dedutíveis no imposto de renda 2024.

Se você tem dúvidas sobre imposto de renda ou outros temas relacionados a dinheiro, como planejamento financeiro, investimentos ou “causos” de família, como divórcio, herança e planejamento sucessório, envie sua pergunta por e-mail para adinheirista@seudinheiro.com ou por mensagem privada (DM) no perfil @adinheirista no Instagram. Aliás, me segue lá!

Aproveite também para conhecer o nosso curso Guia Definitivo do Imposto de Renda e os e-books sobre o IR 2024, preparados por mim. Esse material cobre todas as principais situações que precisamos declarar no imposto de renda, e eu mostro tudo dentro do programa da Receita Federal.

Agora vamos à pergunta desta semana:

Pago a escola e o plano de saúde de um filho ilegítimo. Minha família não sabe sobre ele, eu também não o registrei em cartório, são como doações informais. Posso abater do IR?

Não. Segundo a advogada tributarista Ana Cláudia Utumi, sócia do escritório Utumi Advogados, como você não o registrou, seu filho não é seu dependente legal. Assim, você nem pode informá-lo como dependente na declaração, nem pode abater os referidos gastos como despesas com saúde e educação de dependentes.

Essas “doações informais” também não poderiam ser declaradas, por exemplo, como pensão alimentícia, a qual é totalmente dedutível no IR para quem paga. Isso porque para os pagamentos serem considerados pensão alimentícia, eles deveriam ter sido definidos em decisão judicial ou extrajudicial, o que não foi o caso.

Vale lembrar que, dependendo do valor pago no ano a título de doação, pode haver a obrigação de pagamento de ITCMD, o imposto estadual sobre doações.

Dúvida ao declarar dependentes no imposto de renda

No vídeo da Dinheirista publicado nesta semana no canal de YouTube de Seu Dinheiro, respondemos também à dúvida de uma pessoa que tem o direito, de fato, de declarar um dependente.

Tenho uma dúvida quanto a declarar meu pai como dependente. Ele já tem mais de 80 anos, recebe aposentadoria e paga pensão alimentícia para a minha mãe, que não é declarada como minha dependente. Se eu informar os rendimentos do meu pai, posso declarar a pensão paga à minha mãe como alimentanda?

Veja a resposta na íntegra a partir do minuto 04:26 do vídeo abaixo:

Saiba mais sobre como declarar dependentes no imposto de renda.

A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com.

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

Mande sua pergunta!

Abri mão de tudo no divórcio, e meu ex morreu pouco tempo depois; eu e meus filhos vamos ficar sem nada?

30 de março de 2024 - 8:00

Ex-marido teve filhos em outro casamento, e mulher quer saber se terá que dividir herança com eles

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

Mande sua pergunta!

Engravidei de um homem casado, mas ele não quer assumir; quais são os meus direitos e os do meu filho?

16 de março de 2024 - 8:00

Ele prometeu que ia assumir a criança e pagar pensão alimentícia, mas depois voltou atrás; o que ela pode fazer?

ESPECIAL IR 2024

Sofri um golpe e perdi minhas criptomoedas; elas ainda precisam ser informadas na declaração de imposto de renda?

9 de março de 2024 - 8:00

Vítima de fraude com criptomoedas se vê diante de um dilema: informar ou não os ativos perdidos na declaração de IR 2024?

Especial IR 2024

Imposto de Renda 2024: Sou MEI há 5 anos e nunca declarei IR, mesmo sendo obrigado; posso me dar mal?

2 de março de 2024 - 8:00

O microempreendedor individual (MEI) pode ser obrigado a declarar como pessoa física! Veja o que fazer quando se deixa de entregar a declaração

Mande sua pergunta!

Vi que posso perder minha casa para pagar dívidas de donos anteriores; e no caso de imóvel comprado em leilão, que já vem com dívidas?

24 de fevereiro de 2024 - 8:00

Quem compra imóvel em leilão também pode acabar tendo o bem penhorado para pagar dívidas não pagas atreladas a ele?

Mande sua pergunta!

Pior que o Seu Madruga: Minha mulher não pagou o aluguel, mas o contrato está no meu nome! E agora?

17 de fevereiro de 2024 - 8:00

Responsabilidade de pagar o aluguel é de quem consta no contrato como locatário; na Dinheirista de hoje, veja o que fazer no caso de uma dívida como essa

Mande sua dúvida!

Posso parar de pagar a pensão alimentícia? Não vejo minha filha há quatro anos

10 de fevereiro de 2024 - 8:00

Leitor não tem mais contato com a filha nem consta como pai em um de seus documentos. Será que isso pode desobrigá-lo a pagar pensão?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar