Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ENTENDA A OPERAÇÃO

Maior FOF do Brasil está com os dias contados: cotistas do BCFF11 aprovam operação que deve levar à incorporação do fundo imobiliário

O FII deve ser incorporado ao BTHF11 para dar orgiem ao maior ativo do tipo hedge fund da indústria nacional

Vista aérea de uma aglomeração de edifícios de escritórios e casas | Fundos imobiliários
Imagem: Unsplash

O primeiro e maior FOF brasileiro vai deixar de existir em breve. Os cotistas do BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11) aprovaram uma operação que deve levar à incorporação do ativo por outro fundo imobiliário da B3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo comunicado divulgado na última sexta-feira (13), cerca de 27,5% dos cotistas do BCFF11, que conta com uma base de mais de 355 mil investidores, deram o sinal verde para que o FII compre cotas do BTG Pactual Hedge Fund (BTHF11).

A administradora de ambos informa que divulgará divulgará os próximos passos "em breve" e manterá os cotistas informados a respeito do tema.

O investimento é um passo no processo para unir os dois fundos e dar origem ao maior ativo do tipo hedge fund da indústria nacional.

A ideia da operação partiu da própria BTG Asset, responsável pela gestão dos dois FIIs, e prevê que toda a carteira do BCFF11 — a maior do segmento de FOFs em termos de patrimônio líquido — seja adquirida pelo BTHF11. Em contrapartida, o fundo vendedor ficará com 100% das cotas do comprador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Posteriormente, o hedge fund, que é atualmente negociado no ambiente da Cetip, será listado na B3. Já o FOF do BTG será liquidado, entregando oficialmente as cotas do BTHF11 para sua base, que conta com mais 355 mil investidores.  Confira aqui as vantagens e destavantagens da operação.

Leia Também

MAIS SAÚDE PARA A AÇÃO

Alta no Ibovespa: bancão aponta 5 motivos para apostar na Hypera (HYPE3) e corta recomendação de queridinha do mercado

TOUROS E URSOS #270

A guerra do Irã pode inflar uma bolha no mercado imobiliário? Analista da Empiricus responde — e ainda indica os melhores ativos do setor

FOFs como o BCFF11 estão ficando ultrapassados?

Vale destacar que fusões entre FOFs e hedge funds estão se tornando cada vez mais comuns na indústria.

Um movimento similar ao proposto pelo BTG aconteceu entre o final de 2023 e o início deste ano, por exemplo, quando o portfólio do Mogno Fundo de Fundos (MGHF11) foi incorporado pelo Valora Hedge Fund (VGHF11).

Na visão de um gestor ouvido pelo Seu Dinheiro e que lida com os dois tipos de estratégia, o FOF está caminhando para o desuso pois apresenta uma grande assimetria frente ao hedge fund.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A classe pode investir não só em outros FIIs como também em títulos de crédito imobiliário, imóveis e até ações de empresas do setor.

“Enxergamos que daqui a cinco ou dez anos, provavelmente, o FOF terá uma grande desvantagem competitiva frente a esse irmão que é mais recente e tem artifícios mais versáteis de gestão”, diz o gestor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
JBS (JBSS3) 13 de maio de 2026 - 11:40
Ações Ibovespa Brasil 12 de maio de 2026 - 19:31
11 de maio de 2026 - 13:20
small caps índice smll bolsa brasileira b3 smal11 9 de maio de 2026 - 12:58
b3 dinheiro bolsa brasileira investimentos ações 8 de maio de 2026 - 14:27
barras de ouro certificados de ouro sorteio empiricus 8 de maio de 2026 - 7:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia