🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

UMA NOVA GAMESTOP?

Ações de empresa de logística disparam mais de 80% e quase dobram de valor em apenas dois dias em meio a rumores de short squeeze

De acordo com analistas consultados pelo Broadcast, o desempenho representa uma recuperação para o papel, que foi alvo de short squeeze nos últimos dias

Ações em alta bolsa
Imagem: Shutterstock

Nesta quarta-feira (7) não há uma disputa acirrada pela posição de maior alta da bolsa, pois um nome disparou logo cedo e abriu uma distância considerável para o restante das ações brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da Sequoia Logística (SEQL3), que chegou a subir mas de 70% mais cedo e manteve-se em forte alta. Os papéis encerraram o pregão com ganhos de 47,60%, a R$ 8,00.

E a escalada da companhia não começou hoje: as ações saltam desde ontem e já acumulam alta de 83% em apenas dois dias. Ainda assim, registram perdas de 18% neste ano.

De acordo com um analista consultado pelo Seu Dinheiro, circulam rumores no mercado de que o papel foi alvo de short squeeze nos últimos dias. Um especialista ouvido pelo Broadcast também afirma que a companhia se recupera de um "forte movimento de short".

O short squeeze, que ficou famoso após o caso da GameStop nos Estados Unidos, acontece quando investidores que operavam vendidos nesses ativos — ou em short, ou seja, apostando na queda deles — são obrigados a se desfazer de suas posições, o que impulsiona ainda mais as cotações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a "xerife" do mercado de capitais brasileiro, considera o short squeeze uma modalidade de manipulação de preços. Portanto, a prática está sujeita a punições administrativas e até penais.

Leia Também

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Nem Tesouro IPCA+, nem crédito: aposta de Stuhlberger agora está na bolsa

DOIS GIGANTES, DUAS APOSTAS

200 mil ou pé atrás? Os três elementos que decidirão os próximos meses da bolsa brasileira

Questionada pela CVM sobre as oscilações "atípicas" na B3, a Sequoia afirmou que os administradores e acionistas controladores não têm conhecimento, até a presente data, de qualquer ato que seja "capaz de justificar a oscilação registrada com as ações".

Sequoia (SEQL3) fez grupamento de ações neste ano

Vale destacar que a Sequoia adotou uma outra técnica neste ano para elevar a cotação e que é permitida pelas regras da CVM: o grupamento de ações.

A operação foi anunciada em abril e concluída no mês seguinte com a copanhia combinado 20 papéis para formar 1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo foi atender às regras da B3, que proíbem a negociação das chamadas penny stocks — papéis cotados a menos de 1 real — por mais de 30 pregões consecutivos.

*Matéria atualizada às 19h28 para incluir as cotações de fechamento das ações e outras informações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3 de setembro de 2026 - 16:48
Ações do mês | ação JBS JBSS3 3 de setembro de 2026 - 6:02
Armazém de varejo cheio de prateleiras com caixas de papelão e pacotes. 2 de setembro de 2026 - 14:41
Unidade da Ambipar (AMBP3) 1 de setembro de 2026 - 10:15
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 1 de setembro de 2026 - 7:08
31 de agosto de 2026 - 17:45
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 31 de agosto de 2026 - 16:42
28 de agosto de 2026 - 19:20
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 27 de agosto de 2026 - 17:01
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 27 de agosto de 2026 - 15:31
Cifrão em um prédio em construção representando os dividendos das ações de construtoras, incorporadoras e fundos imobiliários 27 de agosto de 2026 - 10:04
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar