🔴 [TESTE GRÁTIS] 30 DIAS DE ACESSO A SÉRIE RENDA IMOBILIÁRIA – LIBERE AQUI

Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.
EMPREENDEDORISMO

Pedidos de recuperação judicial caem 6,5% em 2022, mostra Serasa Experian

Segundo levantamento da Serasa Experian ano passado foram registrados 833 pedidos de recuperação judicial, 6,5% a menos do que em 2021

falência, lei das falências, Dividas-contas-bancos; recuperação judicial
Imagem: Reprodução

Após seis anos de negociações e reestruturação, a Oi (OIBR3) finalmente encerrou o maior plano de recuperação judicial (RJ) da história do país no final de 2022. Mas este foi apenas um caso notório entre centenas de empresas que entram com pedido de RJ todos os anos no Brasil.

Felizmente, este número tem estado em queda. Segundo levantamento da Serasa Experian, feito com base em dados de fóruns, varas de falência, de Diários Oficiais e da Justiça dos estados, no ano passado foram registrados 833 pedidos de recuperação judicial, 6,5% a menos do que os 891 requerimentos feitos em 2021.

A queda, no entanto, foi inferior à redução de mais de 24% vista em 2021 em relação a 2020, ano em que a pandemia atingiu em cheio a saúde financeira das empresas brasileiras, levando a mais de mil pedidos de RJ.

Setores com mais pedidos de recuperação judicial 

Entre os quatro setores avaliados, — comércio, indústria, serviços e primário (agropecuária) — o de serviços segue na liderança, com 424 pedidos de recuperação judicial no ano passado. Contudo, o setor viu uma queda de 7,8% nesse número em relação a 2021, uma das maiores reduções. 

Confira o número de pedidos a partir de 2020, por setor: 

Quando a análise é realizada somente por porte da empresa — ou seja, sem a separação por setor —, as micro e pequenas empresas são as que mais solicitam a recuperação judicial. 

Em 2022, 63% dos pedidos, o que corresponde a 528, foram realizados por negócios com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Confira a divisão por porte:

Pedidos de falência de empresas

Segundo o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, o número de pedidos de falências também registrou uma queda significativa no ano passado em comparação com 2021. 

Em geral, as solicitações de encerramento das atividades recuaram 8,8%, de 950 em 2021 para 866 em 2022. 

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies