Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
CORRIDA DOS BANCÕES

O que o Santander tem que o Bradesco não tem? O BTG conta por que deixou de recomendar a venda de SANB11 — mas o queridinho do setor é outro

O BTG manteve o preço-alvo do Santander em R$ 28, mas passou para uma indicação neutra para os papeis; a recomendação de compra ficou para outro titã do mercado financeiro

Bancos Santander, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil
Montagem com fachada de agências dos bancos - Imagem: Shutterstock

O Santander Brasil (SANB11) entrou 2023 com uma recomendação de venda pelo BTG Pactual — afinal, não fazia sentido para o banco de investimentos ter em carteira uma ação cara, com margem pressionada pela Selic alta e uma queda brutal no retorno sobre o patrimônio (ROE). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De lá para cá, o cenário mudou. A taxa de juros começou a cair, o Santander implementou mais medidas de precaução em relação ao crescimento do crédito e à seletividade dos clientes e o desconto em relação ao Itaú diminuiu — no início do ano, o prêmio P/E (relação entre o preço e o lucro por ação) estava em 25% sobre ITUB4. 

A melhora fez com que o BTG deixasse de recomendar a venda de SANB11 e adotasse uma indicação neutra para o papel e manteve o preço-alvo em R$ 28 — o que representa um potencial de valorização de 4,5% em relação ao último fechamento.

A mudança na recomendação ocorre um dia depois de o Itaú BBA fazer o mesmo. Com a diferença que analistas do BTG decidiram manter a indicação neutra para o Bradesco (BBDC4).

“Acreditamos ainda que há mais chances de recuperação um pouco mais rápida do Santander — o que ainda não vemos no Bradesco, por exemplo”, diz o BTG em relatório. 

Mais sinais de melhora estão por vir

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O BTG acredita ainda que mais sinais de melhora estão por vir — e devem aparecer nos resultados do terceiro trimestre do Santander. 

Leia Também

REBAIXOU A RECOMENDAÇÃO

Com Lojas Renner (LREN3) em queda livre há uma semana, UBS BB dá adeus à ação e corta preço-alvo; entenda o que pesou

DESTAQUES DA BOLSA

Yduqs (YDUQ3) lidera as perdas do Ibovespa hoje. Por que Itaú BBA e Citi ainda veem potencial de alta de até 107%? 

O banco acelerou a produção/originação de novos cartões de crédito, o que é um importante indicador de que o seu apetite pelo risco está a melhorar, segundo o BTG. 

“À medida que a carteira de empréstimos começa a acelerar — especialmente em empréstimos de maior risco/margens mais elevadas —, poderemos começar a ver uma melhor dinâmica do NII [margem financeira] no próximo ano”, diz o BTG em relatório.

Além disso, o BTG diz que as métricas de qualidade dos ativos, que estiveram sob muita pressão em 2022, devem apresentar sinais de melhora no terceiro trimestre. 

Santander é o preferido do BTG?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da melhora de cenário e performance do Santander, o banco não está entre os preferidos o BTG. 

Itaú (ITUB4) e do Banco do Brasil (BBAS3) levam o selo de queridinhos do BTG quando o assunto é setor bancário brasileiro na comparação com o Bradesco e o Santander. 

“Embora uma recuperação cíclica deva ocorrer em 2024, continuamos a acreditar que as melhorias no ROE [retorno sobre patrimônio] do Bradesco serão mais graduais do que o consenso parece prever, o que poderá ser frustrante para muitos investidores”, diz o BTG em relatório, acrescentando que tem mais confiança na recuperação do Santander.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Braskem 14 de agosto de 2026 - 9:26
Alexandre Birman (à esquerda) e Roberto Jatahy, principais acionistas e gestores da Azzas 2154 13 de agosto de 2026 - 17:40
Foto de aeronave da GOL (GOLL4) adesivada com o logo atual da empresa 13 de agosto de 2026 - 16:50

COMANDO EM NOVAS MÃOS

Gol reorganiza cúpula executiva para iniciar fase de criação de valor

13 de agosto de 2026 - 16:50
Celular com a marca Minerva Foods (BEEF3) 13 de agosto de 2026 - 16:09
Geovanne Tobias, diretor financeiro (CFO) do Banco do Brasil (BBAS3). 13 de agosto de 2026 - 14:52
Hapvida, operadora de saúde, sendo analisada por um médico 13 de agosto de 2026 - 13:22
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). 13 de agosto de 2026 - 11:58
Logo da CSN e, ao fundo, trabalhadores em uma indústria siderúrgica 13 de agosto de 2026 - 11:06
Geovanne Tobias, vice-presidente de Gestão Financeira e RI do Banco do Brasil (BBAS3). 12 de agosto de 2026 - 20:39
Logo do banco do Banco do Brasil (BBAS3) 12 de agosto de 2026 - 20:29
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). 12 de agosto de 2026 - 18:37
Neymar Jr. e Ronaldo 'Fenômeno' em campanha para o Mercado Livre. 12 de agosto de 2026 - 17:50
Banco do Brasil 12 de agosto de 2026 - 9:12
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar