🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

MARKET MAKERS #53

Netflix se arrependeu da cobrança do ‘ponto extra’? Você pode até não ter gostado, mas taxa pode ajudar empresa a vencer a guerra do streaming

Segundo a IP Capital, a taxa de compartilhamento de senha e a criação de um plano suportado por anúncios levam a gestora a apostar na ‘Netinha’ como a vencedora

Netflix
Netflix - Imagem: Divulgação/Netflix

A Netflix causou comoção na internet nos últimos meses com o anúncio da cobrança do ‘ponto extra’, uma taxa sobre o compartilhamento de senhas entre indivíduos de residências diferentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida foi criticada por diversos usuários na época, levantando até questionamentos sobre a legalidade da cobrança.

Acontece que, segundo a IP Capital, a decisão da gigante do streaming foi acertada. Para Gabriel Raoni, gestor da IP, a medida foi amplamente testada pela companhia, a começar pelos Estados Unidos, maior mercado da gigante do streaming.

De fato, a expectativa dos analistas é que a maioria das pessoas acabe pagando pelo ponto extra, o que deve melhorar os próximos resultados da Netflix.

O gestor da IP também destaca a iniciativa da companhia de criar um plano suportado por anúncios — e esse outro fator que leva a gestora a apostar na empresa como a vencedora da guerra do streaming.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Você tem que dar mais leque de opções para o cliente que não tem condições de pagar. Ele deveria ter essa chance de pagar menos”, afirma Raoni.

Leia Também

DE OLHO NAS DÍVIDAS

Adeus, CSN Cimentos? Novo CEO da CSN (CSNA3) prepara venda de ativos bilionários, diz jornal

PODCAST TOUROS E URSOS

Por que tantas empresas estão quebrando no Brasil?

“A empresa executou isso em seis meses. É muito rápido. Para uma companhia desse tamanho, implementar isso de maneira global e de forma tecnológica, foi um negócio rápido.” 

Porém, esse não é o único fator. No episódio #53 do Market Makers, Gabriel Raoni revela os principais pontos da tese de investimento em Netflix.

Você confere tudo isso no podcast. É só dar play aqui:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Netflix no hockey no gelo

Para o executivo, o pioneirismo da empresa na migração das telinhas para o streaming ajudou a companhia a se antecipar na corrida do entretenimento.

O gestor compara o negócio convencional de mídia, baseado na televisão aberta e a cabo, ao futebol de salão. “Isso é um negócio que a gente chama de gelo derretendo ao longo do tempo, eles geram caixa mas não crescem.”

Já o mercado de streaming estaria equiparado ao hockey no gelo. 

“Todo mundo sabia jogar futebol de salão bem para caramba naquele universo. Aí chegou a Netflix e inventou uma nova forma de consumir mídia muito mais eficiente que gera muito mais valor ao cliente, que é o mercado streaming.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que os grandes players da televisão, como Disney e HBO, patinaram nos gelos do streaming, conta o economista em conversa com os apresentadores Renato Santiago e Thiago Salomão.

“Eles só sabiam jogar futebol de salão. No hockey de gelo, eles estão aprendendo a esquiar ainda, enquanto a Netflix já tem completo domínio desse mercado, de como operar bem e ganhar dinheiro.”

De acordo com Raoni, as empresas já estabelecidas tentaram chegar ao streaming, mas saíram machucadas da migração. 

“Os resultados operacionais dessas empresas, de HBO a Disney e Amazon, são medíocres demais e acendem um alerta vermelho dentro dessas companhias.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque as incumbentes como a Disney ainda têm parte do resultado apoiada nos negócios de televisão —- seguindo no exemplo da dona do Mickey, a base nos canais NBC, EFX, Disney Junior e Disney Channel.

São esses negócios que “pagam as contas” do streaming. Acontece que, hoje, o streaming gera prejuízos. “O cara tem que mudar ao longo do tempo, sair dessas fontes de receita antiquadas e ir para o futuro, que é o conteúdo sob demanda.”

Por sua vez, a Netflix está num período em que o custo de conteúdo está estável, enquanto a receita por usuário segue em crescimento. Vale lembrar que a empresa divulgará os números referentes ao segundo trimestre de 2023 na próxima quarta-feira (19).

Confira o episódio na íntegra: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Méliuz Bitcoin 4 de setembro de 2026 - 16:37
Montagem que traz ao fundo prédios da Casas Bahia, da Brakem, da Oi e do Pão de Açúcar. Ao centro, Tatiana Flores, advogada sócia do LDCM Advogados, e a frase: Epidemia de RJs na parte inferior da imagem 4 de setembro de 2026 - 15:33
Sede do IRB(Re) 4 de setembro de 2026 - 11:02
Sabesp pressão da água 4 de setembro de 2026 - 10:30
Revolut. 3 de setembro de 2026 - 16:24
Escritório do Banco Master. 3 de setembro de 2026 - 12:42
Maurício Viotti, diretor executivo da da Wiz Co (WIZC3). Foto Divulgação 3 de setembro de 2026 - 12:33
3 de setembro de 2026 - 9:08
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 2 de setembro de 2026 - 11:22
Cena do filme História de um Casamento com o logo da Azzas 2154 no meio 2 de setembro de 2026 - 10:19
Ações de saúde na B3 2 de setembro de 2026 - 10:19
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 2 de setembro de 2026 - 6:01
hector nunez ceo grupo ri happy e, ao fundo, fachada da loja do morumbi 1 de setembro de 2026 - 14:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar