O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A missão Artemis 1 é o primeiro passo dos Estados Unidos na retomada da exploração tripulada do espaço
Conhecida na mitologia grega como a divindade da caça, da justiça e, principalmente, da Lua, o nome da deusa Artemis retorna aos holofotes globais nesta segunda-feira (29) — e em muito devido à Nasa. Deixe-me explicar.
O interesse pela deusa e pelos astros entrou em cheque após a Nasa marcar para esta manhã o primeiro lançamento de um foguete à Lua em 50 anos. O lançamento seria transmitido pela agência espacial no YouTube, porém, na última hora, foi adiado.
De acordo com a agência espacial dos EUA, a espaçonave Orion e o foguete Space Launch System (SLS) deveriam ter seus motores ativados às 9h33, com uma janela de lançamento de duas horas.
Porém, devido a problemas técnicos no motor do foguete, o lançamento teve que ser cancelado temporariamente. Uma nova data não foi informada pela Nasa, mas a expectativa é de que o voo seja feito na próxima sexta-feira (02).
"O lançamento de #Artemis I não está mais acontecendo hoje, pois as equipes trabalham com um problema com uma sangria do motor. As equipes continuarão coletando dados e manteremos você informado sobre o momento da próxima tentativa de lançamento", disse a agência espacial, em tweet.
A missão, que leva o nome de Artemis 1, será o primeiro passo dos Estados Unidos na retomada da exploração tripulada do espaço — cerca de 20 anos depois de a agência norte-americana ter recebido o aval para prosseguir com os esforços.
Trata-se da primeira expedição lunar da Nasa desde a missão Apollo 17, em dezembro de 1972.
“Esta é uma missão que realmente fará o que não foi feito antes e aprenderá o que não é conhecido”, disse Mike Sarafin, gerente da missão Artemis I na sede da Nasa, em Washington.
Apesar de ter sido projetado para levar humanos à Lua, inicialmente, o foguete não será tripulado. A intenção é que a missão da Nasa forneça uma base para a exploração humana do espaço profundo.
A organização ainda destaca que a viagem “demonstrará o compromisso e capacidade de estender a existência humana à Lua e além”.
“Durante este voo, a espaçonave será lançada no foguete mais poderoso do mundo e voará mais longe do que qualquer espaçonave construída para humanos já voou”, disse a Nasa, em nota à imprensa.
Segundo a agência espacial dos EUA, a viagem da Artemis 1 deve durar 42 dias, 3 horas e 20 minutos.
O foguete SLS — o maior já criado pela Nasa, com 98 metros de altura — deve participar da missão em um período de quatro a seis semanas, enquanto a espaçonave Orion permanecerá no espaço por mais tempo, orbitando a Lua.
De acordo com a Nasa, o segundo voo da Artemis 1 levará uma tripulação, com uma trajetória diferente e testando sistemas críticos da Orion com humanos a bordo.
Em evento do BTG Pactual, o chairman e sócio sênior do banco indicou quais os melhores ativos para investir neste ano; confira
Durante evento do BTG Pactual, Marco Freire afirmou que a inteligência artificial deve transformar empregos e investimentos no longo prazo, mas descarta ruptura imediata
Após DNA negativo, defesa recorre à tese em disputa bilionária pela herança de João Carlos Di Genio; veja os detalhes
Penalidade é aplicada automaticamente e pode chegar ao valor de R$ 1.467,35
Ao contrário: em um ano de juros muito altos, avanço machuca bastante o varejo e a indústria de transformação, disse economista-chefe do BTG.
Prazo termina hoje para concorrer a uma das 60 vagas com remuneração equivalente a cerca de 14 salários mínimos
Estudo do LinkedIn aponta competências técnicas e comportamentais em alta, destacando IA, gestão de projetos e comunicação estratégica em diferentes áreas
Aeronaves ficam isentas; 25% das vendas ao país terão taxa de 10%
Há processos e investigações envolvendo a Ambipar, Banco de Santa Catarina, Reag Investimentos, Reag Trust e outras empresas conectadas ao caso
Enquanto a Lotofácil tem vencedores praticamente todos os dias, a Mega-Sena pagou o prêmio principal apenas uma vez este ano desde a Mega da Virada.
Cidade do interior de Minas Gerais ficou conhecida por ser o ‘Vale da Eletrônica’ no Brasil
Autores de um novo estudo dizem que as bulas das estatinas deveriam ser alteradas para refletir a conclusão
Expectativa com o lançamento do GTA 6 reacende debate sobre reprecificação no mercado de games; produtora ainda não divulgou o preço oficial.
Confira como os rendimentos variam entre os estados e onde estão as melhores e piores remunerações do país
Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira, mas foi a que deixou os sortudos mais próximos da marca de R$ 1 milhão.
Ranking avalia desempenho ajustado ao risco em três anos e mostra preferência crescente do investidor por estratégias mais previsíveis
Certame oferece oportunidades para níveis fundamental, médio e superior; provas estão previstas para abril
Crianças da Lapônia, região situada no Círculo Polar Ártico, salvam a língua sámi de Inari da extinção
Bolada da Mega-Sena que será sorteada nesta terça-feira (24) teria potencial de gerar ganhos milionários mesmo em investimentos conservadores
Mpox registrou 1.056 casos confirmados e dois óbitos relacionados à doença no Brasil em 2025