🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
ELEIÇÕES 2022

Pesquisa BTG/FSB: Bolsonaro cresce acima da margem de erro e estreita desvantagem para Lula

Lula também viu sua vantagem sobre Bolsonaro diminuir em um eventual segundo turno, mas lidera em todos os cenários de desempate

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
25 de abril de 2022
10:27 - atualizado às 10:36
Montagem com fotos de Lula e Jair Bolsonaro; como eleições movimentam bolsas e o Ibovespa
Eleitores de Lula e Bolsonaro têm o maior grau de certeza do voto. - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu acima da margem de erro e estreitou sua desvantagem em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na mais recente pesquisa do Instituto FSB, encomendada pelo Banco BTG Pactual, com vistas às eleições de outubro.

Entretanto, apesar da recuperação de Bolsonaro, Lula mantém ampla vantagem e venceria em segundo turno se as eleições ocorressem agora.

A sondagem BTG/FSB de abril também expõe as dificuldades para a consolidação de uma candidatura alternativa, seja de Ciro Gomes (PDT) ou dos integrantes da chamada terceira via.

Lula e Bolsonaro dominam menções espontâneas

Lula e Bolsonaro dominam as menções espontâneas a seus nomes quando os eleitores são questionados em quem votariam sem que seja apresentada uma lista de pré-candidatos.

O petista lidera a pesquisa espontânea com 36% das intenções de voto, mas abaixo dos 38% registrados em março.

Por sua vez, Bolsonaro chegou a 30% das menções espontâneas, de 27% na sondagem anterior.

Enquanto Lula oscilou dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, Bolsonaro viu a citação a seu nome crescer acima dessa referência.

Ciro Gomes manteve-se em 4%, no terceiro lugar. Todos os demais candidatos somados foram citados também 4% dos eleitores, de 5% antes.

Já o número de eleitores indecisos oscilou de 11% para 10%.

Bolsonaro cresce acima da margem de erro na estimulada

Assim como ocorreu na pesquisa espontânea, Bolsonaro cresceu acima da margem de erro e Lula manteve a liderança, ainda que oscilando em queda.

Em um cenário com todas as pré-candidaturas na mesa, Lula teria 41% dos votos em abril, de 43% em março.

Bolsonaro, por sua vez, passou de 29% em março para 32% em abril.

Com isso, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro caiu de 14 para 9 pontos porcentuais entre março e abril.

Em terceiro lugar, Ciro Gomes conta com a intenção de voto de 8% dos eleitores, de 9% na sondagem anterior.

O governador licenciado de São Paulo, João Doria (PSDB), aparece em quarto lugar, com 3% das intenções, empatado com André Janones (Avante).

Em seguida, Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) aparecem com 1%.

Os demais pré-candidatos não chegaram a 1% das intenções.

Chama a atenção o baixo número de votos nulos ou em branco (2%).

Lula lidera em todos os cenários de segundo turno

O ex-presidente Lula lidera em todos os cenários propostos pela pesquisa BTG-FSB de abril com vistas ao segundo turno das eleições presidenciais.

No mais provável, diante de Jair Bolsonaro, Lula venceria com 52%, contra 37% para o atual presidente.

Em março, Lula venceria por 54% a 35%. Ambas as oscilações se deram dentro da margem de erro da pesquisa.

Como ficaria sem Lula ou Bolsonaro na parada

Os pesquisadores quiseram saber também como o eleitor se manifestaria nas urnas se Lula ou Bolsonaro ficassem fora do páreo em um eventual segundo turno.

Sem Bolsonaro na disputa, Lula venceria João Doria (52% a 19%), Ciro Gomes (48% a 27%), Simone Tebet (51% a 22%) e Eduardo Leite (52% a 22%).

Sem Lula na briga, Bolsonaro perderia para Ciro Gomes (39% a 46%) e ficaria em situação de empate técnico com os tucanos João Doria (40% a 39%) e Eduardo Leite (41% a 37%). Diante do Simone Tebet, o cenário também seria de empate técnico (41 a 37%).

Outros recortes

A pesquisa BTG/FSB traz outros recortes interessantes.

Quem for votar em Lula ou Bolsonaro dificilmente mudará de voto. Os eleitores de ambos sinalizam grau de certeza na decisão de voto em 82%.

Dos eleitores de Janones (terceiro maior grau de certeza), por exemplo, 36% sinalizam a possibilidade de mudar o voto. Já entre os de Ciro, 59% estão abertos a votar em outro candidato.

E enquanto Lula conta com ampla preferência entre o eleitorado feminino (47% a 24% sobre o atual presidente), Bolsonaro é o favorito dos homens (41% a 36% sobre o ex-presidente).

Em relação a faixas etárias, o petista é o mais citado em todos recortes.

No quesito escolaridade, Lula tem a preferência tanto do público com ensino fundamental (50%) quanto com formação superior (35%). Em relação aos eleitores com ensino médio, Lula e Bolsonaro empatam com 37% das preferências.

Enquanto Lula é o candidato preferido dos católicos (46%), Bolsonaro lidera por ampla margem entre os evangélicos (46%).

Nos recortes de renda, Lula vence entre o eleitorado de salários mais baixos e Bolsonaro tem a preferência dos mais ricos.

O Instituto FSB entrevistou 2.000 pessoas por telefone entre os dias 22 e 24 de abril. A margem de erro informada é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Compartilhe

VOTO ÚTIL OU INÚTIL?

Apoiadores de Lula voltaram a se animar com chance de vitória em primeiro turno. Mas isso é realmente possível?

14 de setembro de 2022 - 14:26

O petista está a menos de 3 pontos porcentuais de vencer em primeiro turno — e o número de eleitores de Ciro e Simone dispostos a mudar o voto é maior que isso

ELEIÇÕES 2022

14 empresários fizeram doações individuais de mais de R$ 1 milhão a partidos; veja quem mais doou (e também quem recebeu)

14 de setembro de 2022 - 9:28

Puxadas por pesos-pesados do PIB, as doações de pessoas físicas a partidos e campanhas neste ano superam R$ 246 milhões

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Vitória de Lula em 1º turno é possível? Descubra aqui

14 de setembro de 2022 - 6:00

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

O que Bolsonaro, Lula e Ciro querem para o Brasil? Confira o programa de governo dos presidenciáveis

13 de setembro de 2022 - 19:21

Os três já apresentaram seus planos para o país: um prioriza transformar o Brasil em uma potência econômica, o outro foca na restauração das condições de vida da população e o terceiro destaca aspectos econômicos e educacionais

ELEIÇÕES 2022

Vão fatiar: Lula e Bolsonaro querem desmembrar Economia e ressuscitar ministérios de outras áreas — veja a configuração

13 de setembro de 2022 - 14:11

Caso o petista vença, a ideia é que o número de ministérios passe dos atuais 23 para 32. Já Bolsonaro, que na campanha de 2018 prometeu ter apenas 15 ministérios e fazia uma forte crítica ao loteamento de cargos, hoje tem 23 e também deu pastas ao Centrão

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Bolsonaro diz que vai ‘passar a faixa’ e se aposentar caso não consiga se reeleger

13 de setembro de 2022 - 5:47

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

Abre o olho, presidente! Lula e Marina Silva se unem para atrair voto de Bolsonaro, Ciro e Tebet — saiba mais sobre essa aproximação

12 de setembro de 2022 - 16:46

Marina Silva deixou o PT em 2009, mas disse que, de alguma maneira, sempre esteve próxima de Lula. Agora juntos, eles querem conquistar os votos de quem acredita que Bolsonaro pode ser uma alternativa para o Brasil

ELEIÇÕES 2022

Avanço de Ciro e Simone na pesquisa BTG/FSB ajuda Bolsonaro a forçar segundo turno contra Lula

12 de setembro de 2022 - 10:35

Em segundo turno, porém, enquanto Lula venceria em todos os cenários, Bolsonaro sairia derrotado em todas as simulações da pesquisa BTG/FSB

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Lula segue 13 pontos à frente de Bolsonaro no 2º turno na pesquisa BTG/FSB

12 de setembro de 2022 - 7:14

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

Propaganda barrada: ministro do TSE atende pedido de Lula e proíbe Bolsonaro de usar imagens do 7 de setembro em campanha; veja qual foi o argumento

11 de setembro de 2022 - 16:43

O ministro viu favorecimento eleitoral do candidato e atendeu a um pedido da coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para barrar as imagens

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies