🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Diretor de redação do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA, trabalhou nas principais publicações de economia do país, como Valor Econômico, Agência Estado e Gazeta Mercantil. É autor dos romances O Roteirista, Abandonado e Os Jogadores
FALANDO PARA A TORCIDA

Lula x Bolsonaro: os melhores e os piores momentos dos candidatos na sabatina do JN, da TV Globo

Lula e Bolsonaro jogaram para suas torcidas e alternaram bons e maus momentos durante a entrevista ao Jornal Nacional; confira

Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
26 de agosto de 2022
14:55 - atualizado às 15:15
Montagem com Lula vs Bolsonaro na esgrima
Montagem com Lula vs Bolsonaro na esgrima - Imagem: Shutterstock / Alan Santos-PR / Montagem Brenda Silva

Quem assistiu às sabatinas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na TV Globo à espera de algum deslize grave dos candidatos deve ter se frustrado. Políticos experientes, ambos escaparam relativamente ilesos das cascas de banana colocadas durante a entrevista ao Jornal Nacional.

Lula e Bolsonaro jogaram para suas torcidas, e as reações nas redes sociais dão uma amostra disso. As menções mais positivas ao petista ocorreram, por exemplo, quando ele falou de medidas anticorrupção adotadas em seu governo, de acordo com levantamento da Quaest.

Mas ao elogiar a fala, os eleitores de Lula optaram por “esquecer” que o ex-presidente reconheceu publicamente, ainda que de forma indireta, que houve corrupção nas gestões petistas na entrevista à TV Globo.

Os apoiadores de Bolsonaro foram na mesma linha quando reagiram positivamente nas redes ao comentário de que o jornalista William Bonner o estava “estimulando a ser ditador”.

A fala de Bolsonaro, contudo, foi uma resposta ao questionamento sobre a aliança com o Centrão. Ao se aliar a nomes da dita “velha política”, o presidente supostamente contrariou uma promessa feita a seus eleitores na eleição passada.

Paixões políticas à parte, tanto o atual como o ex-presidente alternaram bons e maus momentos no horário nobre da Globo. Longe de querer dar a palavra final sobre o assunto, separei alguns deles a seguir.

Onde Bolsonaro foi bem

Jair Bolsonaro abriu a série de sabatinas dos candidatos na TV Globo na última segunda-feira. Os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos vieram preparados para um embate duro, mas o presidente contrariou a expectativa ao responder calmamente à maioria das perguntas.

Em pelo menos dois momentos Bolsonaro conseguiu se destacar na entrevista. Quando falou sobre economia, o presidente conseguiu tanto defender as medidas tomadas no governo como se esquivar dos problemas, ao atribuir o mau desempenho à pandemia e à guerra na Ucrânia.

Outro momento positivo para Bolsonaro foi o reconhecimento de que vai aceitar — com ressalvas — o resultado das urnas. “Serão respeitados os resultados das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes”, respondeu, durante a transmissão na TV Globo. Assista abaixo:

Onde Bolsonaro foi mal

Jair Bolsonaro sabia que a polêmica atuação do governo durante a pandemia da covid-19 seria certamente um dos temas abordados pelos jornalistas da TV Globo. Mesmo assim, não conseguiu trazer uma resposta convincente durante a sabatina.

O questionamento da jornalista Renata Vasconcellos sobre a imitação do presidente de uma pessoa com falta de ar foi de longe o pior momento para o candidato à reeleição.

Bolsonaro destacou a campanha de imunização contra a covid. Mas quando foi perguntado sobre declarações contra a vacina, incluindo a afirmação de que as pessoas imunizadas poderiam “virar jacaré”, o presidente disse que se tratou de uma “figura de linguagem”.

Bolsonaro também foi confrontado ao dizer que nunca havia xingado ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seguida, William Bonner lembrou que o presidente havia chamado Alexandre de Moraes de “canalha”.

Onde Lula foi bem

Na sabatina realizada nesta quinta-feira na Globo, Lula foi na contramão de Bolsonaro ao ir bem justamente nos temas em que sabia ser “vidraça”.

Foi o caso da “herança maldita” do governo de Dilma Rousseff. O ex-presidente elogiou a sucessora e tentou isentá-la de culpa, mas reconheceu os erros da gestão.

Ao se desvencilhar de Dilma, Lula ficou mais “livre” para destacar os feitos do próprio governo na economia. Isso inclui o controle da inflação, uma das atuais mazelas dos brasileiros, e os programas sociais.

A defesa enfática da chapa com o ex-governador Geraldo Alckmin, para a qual uma parte do PT torceu o nariz, foi outro bom momento do ex-presidente na entrevista da Globo. Ele inclusive aproveitou o momento para recuperar o tradicional bordão "nunca antes na história deste país". Assista abaixo:

Onde Lula foi mal

Líder das pesquisas, Lula manteve a estratégia de se esquivar o máximo possível de apresentar propostas concretas para o governo caso volte à Presidência.

Ao defender a apuração das denúncias de corrupção, por exemplo, o petista evitou se comprometer com a escolha do procurador-geral da República a partir de uma lista tríplice — uma prática adotada em seus mandatos passados.

Lula também foi evasivo na economia. O candidato não respondeu se vai adotar uma política mais próxima do primeiro mandato, quando teve uma postura pró-mercado, ou dos anos finais de governo, marcados pelo maior intervencionismo.

Compartilhe

VOTO ÚTIL OU INÚTIL?

Apoiadores de Lula voltaram a se animar com chance de vitória em primeiro turno. Mas isso é realmente possível?

14 de setembro de 2022 - 14:26

O petista está a menos de 3 pontos porcentuais de vencer em primeiro turno — e o número de eleitores de Ciro e Simone dispostos a mudar o voto é maior que isso

ELEIÇÕES 2022

14 empresários fizeram doações individuais de mais de R$ 1 milhão a partidos; veja quem mais doou (e também quem recebeu)

14 de setembro de 2022 - 9:28

Puxadas por pesos-pesados do PIB, as doações de pessoas físicas a partidos e campanhas neste ano superam R$ 246 milhões

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Vitória de Lula em 1º turno é possível? Descubra aqui

14 de setembro de 2022 - 6:00

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

O que Bolsonaro, Lula e Ciro querem para o Brasil? Confira o programa de governo dos presidenciáveis

13 de setembro de 2022 - 19:21

Os três já apresentaram seus planos para o país: um prioriza transformar o Brasil em uma potência econômica, o outro foca na restauração das condições de vida da população e o terceiro destaca aspectos econômicos e educacionais

ELEIÇÕES 2022

Vão fatiar: Lula e Bolsonaro querem desmembrar Economia e ressuscitar ministérios de outras áreas — veja a configuração

13 de setembro de 2022 - 14:11

Caso o petista vença, a ideia é que o número de ministérios passe dos atuais 23 para 32. Já Bolsonaro, que na campanha de 2018 prometeu ter apenas 15 ministérios e fazia uma forte crítica ao loteamento de cargos, hoje tem 23 e também deu pastas ao Centrão

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Bolsonaro diz que vai ‘passar a faixa’ e se aposentar caso não consiga se reeleger

13 de setembro de 2022 - 5:47

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

Abre o olho, presidente! Lula e Marina Silva se unem para atrair voto de Bolsonaro, Ciro e Tebet — saiba mais sobre essa aproximação

12 de setembro de 2022 - 16:46

Marina Silva deixou o PT em 2009, mas disse que, de alguma maneira, sempre esteve próxima de Lula. Agora juntos, eles querem conquistar os votos de quem acredita que Bolsonaro pode ser uma alternativa para o Brasil

ELEIÇÕES 2022

Avanço de Ciro e Simone na pesquisa BTG/FSB ajuda Bolsonaro a forçar segundo turno contra Lula

12 de setembro de 2022 - 10:35

Em segundo turno, porém, enquanto Lula venceria em todos os cenários, Bolsonaro sairia derrotado em todas as simulações da pesquisa BTG/FSB

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Lula segue 13 pontos à frente de Bolsonaro no 2º turno na pesquisa BTG/FSB

12 de setembro de 2022 - 7:14

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

Propaganda barrada: ministro do TSE atende pedido de Lula e proíbe Bolsonaro de usar imagens do 7 de setembro em campanha; veja qual foi o argumento

11 de setembro de 2022 - 16:43

O ministro viu favorecimento eleitoral do candidato e atendeu a um pedido da coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para barrar as imagens

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies