🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
ELEIÇÕES 2022

Sem mudanças no Congresso? PT e PL devem eleger maiores bancadas, com Câmara menos renovada

De acordo com dados do Diap, o poder ficará concentrado nas mãos de sete partidos: PT, PL, União Brasil, PP, PSD, Republicanos e MDB, que devem eleger 80% da Casa

Montagem com fotos de Lula e Jair Bolsonaro; como eleições movimentam bolsas e o Ibovespa
Montagem com fotos de Lula e Jair Bolsonaro - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O primeiro turno das eleições já se aproxima, mas isso não significa que a polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegará ao fim. Muito pelo contrário, na verdade. A disputa entre os dois candidatos apenas trocará de palco após os resultados eleitorais — desta vez, o cenário será o Congresso.

Afinal, segundo projeção feita pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), os partidos dos dois presidenciáveis devem eleger as maiores bancadas na Câmara dos Deputados.

PT e PL no Congresso

O predomínio dos partidos de Bolsonaro e de Lula na Câmara dos Deputados deve ser intenso após as eleições, segundo projeções.

De acordo com dados do Diap, o poder ficará concentrado nas mãos de sete partidos: PT, PL, União Brasil, PP, PSD, Republicanos e MDB. Somados, os grupos devem eleger 80% da Câmara. 

O Diap prevê que a federação formada por PT, PCdoB e PV, que atualmente conta com 68 deputados, deve eleger de 65 a 75 parlamentares no Congresso. 

Enquanto isso, o PL, partido de Jair Bolsonaro que hoje conta com um grupo de 76 deputados, pode emplacar de 70 a 80 integrantes. 

Para calcular as projeções, o Diap definiu um mínimo e um máximo de deputados que poderão ser eleitos por cada sigla por Estado e calculou uma média para o resultado final.

A previsão teve base no resultado da última eleição, financiamento da campanha, pesquisas eleitorais, projeções dos próprios partidos e novas regras da legislação. 

Vale destacar que o departamento realiza o levantamento há 32 anos, e conta com uma taxa de 90% de acerto.

Leia também:

O presidente e a relação com a Câmara

Quando analisados os blocos, o Centrão — formado majoritariamente por PP, PL, Republicanos e União Brasil — manterá a força para dominar o Legislativo, com um grupo de até 298 deputados. Ou seja, quase dois terços da Casa.

Enquanto isso, na esquerda, os partidos alinhados ao PT devem crescer moderadamente, podendo chegar a 162 eleitos no Congresso, um aumento de 30 integrantes em relação à quantidade atual.

Na prática, isso significa que o presidente da República eleito neste mês precisará negociar com o Centrão e com o grupo que domina a Câmara atualmente para governar. 

As pesquisas recentes indicam favoritismo de Lula, o que forçaria o petista a trabalhar com os partidos que atualmente estão ao lado de seu rival, Bolsonaro.

Para aprovar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), por exemplo, é necessário somar, no mínimo, 308 votos favoráveis no Congresso. 

As PECs são fundamentais para realizar mudanças em questões como o teto de gastos, a âncora fiscal e para reformas no sistema tributário e administrativo. Isto é, temas que Lula e Bolsonaro propõem alterar caso sejam eleitos.

Desigualdade na Câmara

Não bastasse o PT e o PL escolherem a maioria das bancadas, os dados da Diap ainda mostram que o número de partidos com representantes eleitos no Congresso deve cair de 30 para 23.

Segundo o levantamento, os partidos Patriota, PTB e PROS possuem maior risco de não eleger deputados federais para a próxima legislatura. 

O perfil dos eleitos na Câmara deve seguir como liberal em relação à economia e conservador nos assuntos sociais. As bancadas ruralista, da segurança e evangélica devem sair das urnas fortalecidas.

Os partidos em cada estado

O Diap ainda fez uma estimativa das eleições a deputado no Congresso em cada Estado. 

Dados mostram que, em São Paulo, o PL tem chance de eleger de 15 a 17 deputados federais, seguido pelo PT/PCdoB/PV, com 9 a 12 integrantes, Republicanos (7 a 9) e União Brasil (7 a 9).

Segundo o coordenador do estudo, o resultado das urnas deve pavimentar o caminho para a reeleição de Arthur Lira (PP-AL), um dos principais líderes do Centrão no Congresso e o político com maior influência na distribuição do orçamento secreto, ao comando da Câmara. 

O projeto de Orçamento do próximo ano prevê um total de R$ 19,4 bilhões em emendas secretas a serem distribuídas — e Lira já articula a entrega desses recursos em troca de apoio.

Nas projeções do Diap, apenas 12 partidos devem cumprir a cláusula de barreira, necessária para garantir o recebimento de Fundo Partidário e o tempo de TV e rádio nas eleições. 

Pela cláusula, cada legenda precisa ter votos de pelo menos 2% do eleitorado nacional em seus candidatos, distribuído em nove Estados, ou eleger 11 deputados por diferentes regiões.

Uma valsa pra lá de clássica nas cadeiras do Congresso

O Centrão atualmente conta com um objetivo: manter a bancada atual na Câmara dos Deputados, uma vez que a renovação das cadeiras deve ser entre 40% e 45% menor do que na última eleição.

O pleito tem uma quantidade recorde de candidatos à reeleição, e abastecidos com recursos do orçamento secreto e do fundo eleitoral.

Então, na visão do Diap, a “nova” configuração do Congresso deve se dar com a vitória de políticos que já tiveram mandato na Casa ou foram governadores. 

"A missão do Centrão é manter a bancada atual, formada após a última janela partidária, e se fortalecer a partir do próximo ano. O grupo deve querer manter a espinha dorsal da estrutura que eles conquistaram, avançando no Orçamento e no financiamento público de campanha. Se for confirmado, o número da eleição na Câmara garante a manutenção desse modelo, seja qual for o próximo presidente", disse o analista do Diap e coordenador do estudo, Neuriberg Dias.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Compartilhe

RETIRO CARNAVALESCO

Bolsonaro refugiou-se na Embaixada da Hungria em Brasília depois de perder passaporte, revela jornal

25 de março de 2024 - 15:05

Imagens de câmeras de segurança obtidas pelo jornal norte-americano New York Times confirmam a presença de Bolsonaro no local

OPERAÇÃO MURDER INC.

Depois de 6 anos, Polícia Federal prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco; veja as reações dos políticos

24 de março de 2024 - 10:12

Conselheiro do TCE-RJ, deputado federal e ex-chefe da Polícia Civil do Rio foram apontados por Ronnie Lessa como mandantes do assassinato de Marielle

SIGILO LEVANTADO

O que Mauro Cid revelou (e o que ele escondeu) no depoimento que antecedeu sua volta para a cadeia

23 de março de 2024 - 13:27

Mauro Cid voltou a ser preso na sexta-feira depois de depoimento sobre áudios nos quais acusou a PF de ter uma “narrativa pronta”

AGORA VAI?

STF se prepara para retomar julgamento sobre revisão da vida toda do INSS

20 de março de 2024 - 11:19

Análise da revisão da vida toda do INSS está na pauta de votações do STF desta quarta-feira; início da sessão está previsto para as 14h

PROMETI, NÃO NEGO…

Lula “sincerão” admite que não cumpriu o que prometeu na campanha — e conta o motivo por trás disso

15 de março de 2024 - 18:45

Após aumento na desaprovação do governo, presidente se posiciona sobre as promessas eleitorais não cumpridas; veja o que ele disse

PRESIDENTE FALOU

Lula vai além da Petrobras (PETR4) e volta a alfinetar Campos Neto a uma semana do próximo Copom — veja o que mais ele disse em entrevista ao SBT 

12 de março de 2024 - 8:55

Entre muitas outras declarações, Lula afirmou que é muito cedo para falar sobre uma eventual reeleição, tendo em vista que seu mandato atual vai até o fim de 2026

EM BUSCA DE APOIO CRIPTO?

Donald Trump “se rende” ao bitcoin (BTC) e sinaliza apoio a criptomoedas se for eleito presidente dos EUA

11 de março de 2024 - 19:30

Após chamar bitcoin de fraude, Trump indicou que, se for eleito como presidente dos EUA em novembro, permitirá que as criptomoedas passem a ser usadas regularmente por lá

É A ECONOMIA…

Aprovação do governo Lula cai para o pior nível em um ano — e nem os próprios eleitores do presidente estão satisfeitos 

6 de março de 2024 - 12:08

Segundo o levantamento da Genial/Quaest, a quantidade de brasileiros que desaprovam o governo petista subiu para 34%, enquanto a avaliação positiva chega a 35%

DEZ ANOS DEPOIS

Operação Lava Jato: Quase metade dos brasileiros desaprovam ações de Moro, enquanto 43% acreditam que Lula é culpado, mostra pesquisa

3 de março de 2024 - 18:39

Uma década após o início da operação, 44% desaprovam a postura do ex-juiz e 40% aprovam, de acordo com estudo da Quaest

Fala polêmica

Pedido de impeachment de Lula por críticas a Israel tem mais assinaturas que os que derrubaram Dilma e Collor; mas tem chance de ser aceito?

24 de fevereiro de 2024 - 17:57

Comparação de ação de Israel em Gaza ao Holocausto rendeu mais que polêmicas e um incidente diplomático; ontem, presidente rebateu críticas e voltou a acusar o país de genocídio

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies