🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
CENTRAL DAS ELEIÇÕES

A três dias da eleição, distância entre Lula e Bolsonaro se mantém em 14 pontos, segundo Datafolha

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
29 de setembro de 2022
5:53 - atualizado às 21:03
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avançou três pontos em relação ao levantamento do dia 22 de setembro, assim como o presidente Jair Bolsonaro (PL), que também oscilou positivamente três pontos. O petista chegue com chance de vencer no primeiro turno. Confira os novos números do levantamento divulgado nesta quinta-feira (29).

Por que institutos de pesquisas reforçam divulgação de votos válidos

A quatro dias da eleição, as pesquisas de intenção de votos ganharam grande protagonismo no mundo político. Em um cenário onde a corrida presidencial pode ser decidida já no primeiro turno, institutos de pesquisas passaram a reforçar a divulgação dos votos válidos estimados para o pleito.

De acordo com o agregador de pesquisas eleitorais do Estadão, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 52% dos votos válidos ante 36% de Jair Bolsonaro (PL). Com esse resultado, o petista estaria eleito na noite de domingo (2).

Enquanto os votos totais englobam brancos, nulos e indecisos, os votos válidos consideram somente os votos nominais — aqueles que foram destinados a um candidato ou legenda.

Para Gabriel Marchesi, estatístico e presidente do Conselho Regional de Estatística da 4ª Região, o enfoque das pesquisas nos votos válidos pode ser explicado pelo fato de que são eles quem efetivamente definem o vencedor das eleições.

“Eles transmitem ao eleitor o prognóstico de quem vai ganhar o pleito, se haverá segundo turno, entre outras coisas”, diz Marchesi. 

Pesquisas indicam que Lula pode ganhar a eleição já no primeiro turno e Marchesi aponta essa questão como um dos principais fatores pelo qual os votos válidos estão sendo divulgados com maior frequência.

Segundo o estatístico, a divulgação de tais dados não é incomum em períodos eleitorais, mas ele entende que a expectativa gerada com uma possível decisão no primeiro turno é um produto direto dos resultados das pesquisas eleitorais.

Para Neale El-Dash, sócio e diretor de pesquisas da Sleek Data e idealizador do Polling Data, site agregador de pesquisas eleitorais brasileiras, quando uma pesquisa ignora indecisos, há um risco considerável de gerar uma distorção no levantamento. 

“No dia da eleição, ninguém é indeciso. A pessoa pode votar válido, votar branco ou nulo ou sequer ir votar, mas ela terá que se decidir”, aponta El-Dash. (Estadão Conteúdo)

Bolsonaro sobre debate na Globo: “Se você não vai, está morto e se for, leva tiro”

Horas antes do debate entre os presidenciáveis na TV Globo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) reconheceu que será atacado, mas disse que não tem do que ter medo. 

“Daqui a pouco temos um debate na Globo. A gente sabe o que pode acontecer hoje lá. A Globo, se você não vai, você está morto. Se for, você vai levar tiro. Mas temos a verdade ao nosso lado, não tenho o que temer”, afirmou durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

O debate na Globo, a três dias de os brasileiros irem às urnas, é visto pela campanha de Bolsonaro como a última oportunidade de levar a disputa para o segundo turno. 

Enquanto isso, a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) crê em uma onda nesta reta final para tentar encerrar o pleito no domingo (02), com a atração de nomes de peso a favor do petista.

Datafolha no Rio: Castro em 44% dos votos válidos e Freixo tem 31%

O governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), segue na liderança da disputa estadual com 44% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29).

Em segundo lugar, aparece Marcelo Freixo (PSB), com 31%. Em terceiro aparece Rodrigo Neves (PDT), com 11%.

Castro oscilou negativamente 1 ponto percentual (pp) em relação ao levantamento anterior, de 22 de setembro, quando tinha 45%. Já Freixo oscilou negativamente 2 pp.

Em quarto aparece Paulo Ganime (Novo), com 4%. Depois, Cyro Garcia (PSTU), com 3%. Juliete Pantoja (UP), Wilson Witzel (PMB) e Eduardo Serra (PCB) estão empatados com 2% cada. Luiz Eugênio (PCO) tem 1%.

Em um  eventual segundo turno, Castro tem 46% e Freixo, 38%. Ambos aparecem com os mesmos números da pesquisa anterior.

Votos brancos, nulos e nenhum acumulam 12% e não sabem, 4%.

A pesquisa foi contratada pela Globo e ouviu 1.500 pessoas entre 27 e 29 de setembro, em 44 municípios fluminenses.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Datafolha em Minas: Zema segue liderando com 57% dos votos válidos

O governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), segue liderando a disputa estadual com 57% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29). 

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vem em seguida, com 34%.

Em comparação ao último levantamento, de 22 de setembro, Zema oscilou negativamente 1 ponto porcentual (pp), enquanto Kalil oscilou positivamente 1 pp.

Com apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), Carlos Viana aparece com 5%. Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB), Vanessa Portugal (PSTU) e Cabo Tristão (PMB) têm 1% cada.

Diante desse quadro, a eleição para governador de Minas Gerais será decidida no primeiro turno, segundo o Datafolha, com Zema sendo reconduzido ao cargo. Para esse cálculo, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.

Mas caso haja um segundo turno, Zema venceria Kalil por um placar de 55% a 37%. Na comparação à pesquisa anterior, Zema manteve a porcentagem, enquanto Kalil oscilou positivamente 1 pp.

A pesquisa foi contratada pela Globo e ouviu 1.500 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro em 81 cidades do estado. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Datafolha em SP: Haddad tem 41% e é seguido por Tarcísio de Freitas, com 31%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) mostra o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) liderando a corrida para o governo de São Paulo, com 41% dos votos válidos. 

O petista é seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 31%, e pelo atual governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), com 22%. 

Em um eventual segundo turno, Haddad tem 48% dos votos totais contra 40% de Tarcísio de Freitas.

Na simulação contra Rodrigo Garcia, o petista tem 45% dos votos totais, e o atual governador, 40%.

Ainda segundo o Datafolha, entre os eleitores que votam em Rodrigo Garcia no 1º turno, 47% escolheriam Tarcísio contra Haddad, que teria 36% dos votos do tucano. 

Outros 15% votariam em branco e nulo e 2% não tem opinião sobre essa disputa.

Dos eleitores que escolhem Tarcísio no 1º turno, 62% optariam por Garcia em um segundo turno contra Haddad, que teria 14% do candidato do Republicanos.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e ouviu 2 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro em 85 municípios paulistas.

A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Datafolha: 52% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, contra 39% de Lula

A insistência do presidente Jair Bolsonaro (PL) em reativar o antipetismo não surtiu efeito, segundo a pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29).

O levantamento mostra que 52% dizem não votar de jeito nenhum em Bolsonaro — mesmo patamar da semana passada. Da mesma forma, a rejeição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguiu estável, em 39%.

A campanha bolsonarista vem agindo para amenizar a imagem do candidato à reeleição e degradar a do adversário, que lidera as pesquisas de intenção de voto.

Ciro Gomes (PDT) aparece como o terceiro mais rejeitado, com 24%, também o mesmo nível da pesquisa anterior.

O Datafolha ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades entre terça-feira (27) e quinta-feira (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Datafolha: Bolsonaro diminui distância para Lula em eventual segundo turno

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) mostrou que em um eventual segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 54% dos votos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 39%.

Em relação ao levantamento da quinta-feira (22), Bolsonaro avançou um ponto e conseguiu reduzir a distância para Lula de 15 para 14 pontos. 

A vantagem do petista já foi de 20 pontos, em dezembro passado, mas vem se mantendo estável ao longo desta campanha. 

O Datafolha ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades entre terça-feira (27) e quinta-feira (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Datafolha: Lula segue no limite para conseguir vencer em primeiro turno

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) trouxe uma boa notícia para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): com o avanço de três pontos e considerando a margem de erro, ele voltou à casa dos 50% de votos válidos, limiar para uma vitória no primeiro turno. 

O critério, adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a contagem da eleição, exclui os brancos e nulos: quem tiver 50% mais um voto está eleito diretamente. 

O levantamento mostrou que Lula tem 50% dos votos válidos contra 36% de Bolsonaro no primeiro turno. 

Em maio, Lula chegou a ter 54%, baixando em setembro para 48% — patamar em que permaneceu até a semana passada, quando oscilou para 50%. Ou seja, a situação atual é de estabilidade.

O petista vem redobrando os esforços para evitar alta abstenção e buscar voto útil dos eleitores dos terceiros colocados, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) investe contra a imagem de Lula para levar a disputa final para o dia 30 de outubro.

Confira os percentuais da nova pesquisa Datafolha para o primeiro turno:

  • Lula (PT): 50%
  • Bolsonaro (PL): 36%
  • Ciro Gomes (PDT): 6%
  • Simone Tebet (MDB): 5%

O Datafolha ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades entre terça-feira (27) e quinta-feira (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Datafolha: Lula avança três pontos e vai a 50%; Bolsonaro sobe para 36%

A penúltima pesquisa Datafolha antes do primeiro turno de domingo (2) foi divulgada nesta quinta-feira (29) e mostrou que a distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneceu em 14 pontos na comparação com a sondagem anterior, de 22 de setembro. 

O levantamento mostrou que Lula tem 50% dos votos válidos contra 36% de Bolsonaro no primeiro turno.

Na sondagem anterior, o petista tinha 47%, enquanto Bolsonaro vinha em segundo lugar, com 33%.

Confira a distância entre Lula e Bolsonaro de maio até agora: 

  • Maio: 21 pontos 
  • Julho: 18 pontos 
  • Agosto: 15 pontos 
  • 1 de setembro: 13 pontos 
  • 7 de setembro: 11 pontos
  • 15 de setembro: 12 pontos
  • 22 de setembro: 14 pontos
  • 29 de setembro: 14 pontos

Quando o critério é a totalidade dos votos, incluindo brancos, nulos e indecisos, Lula oscilou de 47% para 48% ante a pesquisa anterior.

Os demais candidatos

Entre os candidatos do chamado segundo pelotão, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 6% dos votos.

Na pesquisa anterior, o pedetista somava 7% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) manteve os 5%.

Considerando a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, Ciro e Tebet estão continuam tecnicamente  empatados. 

Na lanterninha, Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve em 1%, empatada com Vera Lúcia (PSTU). Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelman (PTB) não pontuaram.

Quando o critério é a totalidade dos votos, incluindo brancos, nulos e indecisos, Ciro foi de 7% para 6% e Tebet manteve os 5%.

Votos em branco e nulos foram 3% e não sabem, 2%.

O Datafolha ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades entre terça-feira (27) e quinta-feira (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Moro diz que será 'detector de mentiras de Lula' no debate da Globo

O ex-ministro e candidato ao Senado do Paraná Sérgio Moro (União Brasil) afirmou nesta quinta-feira (29), em seu perfil no Twitter, que irá acompanhar o debate presidencial da Globo e atuará como o “detector de mentiras de Lula”.

 

Não é a primeira vez que Moro adota um tom irônico para falar sobre Lula. Quando o ex-presidente foi sabatinado no Jornal Nacional, o ex-ministro afirmou em suas redes sociais que esperava perguntas firmes sobre “Mensalão, Petrolão, tríplex e Atibaia”. 

“Se precisarem de ajuda, sou voluntário. Tenho experiência”, disse.

Juiz responsável pela Operação Lava Jato, foi Moro quem condenou o ex-presidente à cadeia nos casos do tríplex do Guarujá e do sítio em Atibaia.

A condenação do petista, no entanto, acabou sendo anulada pelo STF, que entendeu que o julgamento realizado por Moro foi parcial, declarando assim a suspeição do magistrado.

Três dias sem armas

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na sessão desta quinta-feira (29) resolução que proíbe o transporte de armas e munições, em todo o território nacional durante o período das eleições.

As normas se aplicam a colecionadores, atiradores e caçadores no sábado (1º), domingo (02) — dia do pleito — e segunda-feira (03).

Dessa forma, pessoas com direito a posse de armas não podem circular em até 100 metros das sessões eleitorais.

Rio terá transporte de graça na eleição

Os eleitores cariocas poderão embarcar de graça nos ônibus e BRTs para votar neste domingo (29). O anúncio foi feito hoje (29) pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no Twitter. O transporte será gratuito entre 6h e 20h para quem apresentar o título de eleitor.

A decisão, segundo o prefeito, será oficialmente publicada amanhã (30), em decreto. “Vamos exercer nosso direito democrático independente de quem você vota!”, disse.

Neste domingo, cerca de 5 milhões de eleitores estão aptos a votar nos 1,4 mil locais de votação do município do Rio de Janeiro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

O Rio é a segunda maior cidade eleitoral do país, ficando atrás apenas de São Paulo, com cerca de 9 milhões de eleitores.

*Com informações da Agência Brasil

Eleitor quer que eleição acabe logo!

A mais recente pesquisa da Genial/Quaest da última terça-feira (27) querem que a eleição para presidente acabe já no primeiro turno, marcado para 2 de outubro — também conhecido como o próximo domingo.

Cerca de 50% dos entrevistados diz “não aguentar mais eleição”. Entre eles, as mulheres (52%) são as mais fartas de assuntos relacionados ao pleito. Os homens representam 46% desse total.

Por último, uma parcela minoritária — mas, ainda assim, significativa — entende que encerrar a eleição já no próximo domingo daria “menor chance de golpe, confusão e violência”. Eles representam cerca de 10% dos entrevistados.

Exame/Ideia: Lula tem 49% dos votos válidos; Bolsonaro aparece com 38%

Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% dos votos válidos.

Como a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, Lula teria de 46% a 52%. O número sinaliza a possibilidade de vitória do petista em primeiro turno.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 38% quando excluídos os votos em branco e nulos.

Ciro Gomes (PDT) tem 7%, e Simone Tebet (MDB), 5%.

No cenário geral, considerando branco e nulos, o candidato do PT tem 47% das intenções de voto, enquanto o chefe do Executivo tem 37%.

Em relação ao último levantamento, divulgado há um mês, o petista oscilou três pontos para cima. Bolsonaro oscilou um, também para cima.

Em segundo turno, Lula tem 52%, ante 41% de Bolsonaro.

O Instituto Ideia consultou 1.500 eleitores por telefone entre os dias 23 e 28 de setembro. A sondagem foi contratada pela revista Exame.

Confira a agenda dos candidatos hoje

O único compromisso da agenda da maior parte dos candidatos à Presidência da República nesta quinta-feira é a preparação para o debate da noite de hoje na Rede Globo.

São os casos de Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Avila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Entre os participantes do debate, somente Kelmon Souza (PTB) tem outro compromisso hoje: uma entrevista ao Jornal da Cidade On-line.

Entre os demais candidatos:

  • José Maria Eymael (DC) não divulgou agenda.
  • Leo Pericles (UP): às 6h faz caminhada no centro do Rio, às 12h30 participa de debate no DCE da UFRJ e às 15h30 participa de caminhada na Zona Sul do Rio.
  • Sofia Manzano (PCB): às 14h participa de sabatina no DCE da PUC-RJ, às 18h realiza live com o podcast Na Banguela e às 22h participa de react do debate na Globo com o Cordilheira Cultural.
  • Vera Lucia (PSTU): às 6h30 participa de conversas com operários em obra da construção civil em Belém, às 9h faz panfletagem na Av. Presidentes Vargas em Belém e às 18h participa do evento Quinta Socialista no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém.
Tudo sobre o debate de hoje na Globo

A expectativa gerada pelo debate entre os presidenciáveis na Rede Globo, marcado para a noite desta quinta-feira, tem ares de final de campeonato.

Assim que o debate terminar, os eleitores ainda indecisos terão pouco mais de 48 horas para definir o que farão no domingo diante das 577 mil urnas eletrônicas espalhadas pelo país.

E a já manjada expressão “cada voto conta” talvez nunca tenha vindo tão a calhar como no processo eleitoral deste ano.

O Seu Dinheiro preparou um material  especial com tudo o que precisa saber sobre o debate da Globo. Confira!

Compartilhe

MEDIDAS CAUTELARES CONTINUAM

Aliviou para Bolsonaro? Alexandre de Moraes não vê elementos concretos de tentativa de asilo em embaixada

24 de abril de 2024 - 19:25

Bolsonaro chegou ao local no dia 12 de fevereiro, após postar um vídeo convocando apoiadores para o ato na Avenida Paulista, que ocorreu no dia 25

PEC DO QUINQUÊNIO E MAIS

O que é a ‘pauta-bomba’ no Congresso que preocupa Tebet e pode dificultar ainda mais a situação fiscal brasileira

23 de abril de 2024 - 16:33

A expressão é usada para denominar projetos que geram gastos públicos e que estão na contramão do ajuste fiscal

COBROU OS MINISTROS

A bronca de Lula surtiu efeito? Haddad diz que texto da reforma tributária pode ser entregue ao Congresso nesta semana

22 de abril de 2024 - 18:30

De acordo com o ministro da Fazenda, falta apenas discutir “dois pontos” com o presidente para fechar o projeto e levá-lo aos parlamentares

EM BUSCA DE APOIO

‘Minuta do golpe’, Musk e Moraes: o que esperar dos discursos no ato pró-Bolsonaro no Rio

21 de abril de 2024 - 9:06

Com avanço da investigações da Política Federal, o ex-presidente convoca uma nova manifestação neste feriado de Tiradentes

CETICISMO

Nem o FMI acredita mais que Lula vai entregar meta fiscal e diz que dívida brasileira pode chegar a nível de países em guerra

17 de abril de 2024 - 11:38

Pelos cálculos da instituição, o País atingiria déficit zero apenas em 2026, último ano da gestão de Lula

INTERNACIONAL

Haddad nos Estados Unidos: ministro da Fazenda tem agenda com FMI e instituição chefiada por brasileiro Ilan Goldfajn; veja

14 de abril de 2024 - 16:44

De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa, em Washington, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial

NOVO CAPÍTULO

Entrou na briga: após críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes, governo Lula corta verba de publicidade do X, antigo Twitter

13 de abril de 2024 - 16:43

Contudo, a decisão só vale para novos contratos, porque há impedimento de suspensão com os que já estão em andamento

APÓS APAGÕES

Na velocidade da luz: Enel terá um minuto para responder os consumidores, decide Justiça de São Paulo

13 de abril de 2024 - 15:20

Desde novembro do ano passado, quando milhões de consumidores ficaram sem energia após um temporal com fortes rajadas de vento

MINISTRO E BILIONÁRIO

Em meio a embate de Elon Musk com Alexandre de Moraes, representante do X (ex-Twitter) no Brasil renuncia ao cargo

13 de abril de 2024 - 12:55

Em sua conta no LinkedIn, o advogado Diego de Lima Gualda data o fim de sua atuação na empresa em abril de 2024

META FISCAL

Mal saiu, e já deve mudar: projeto da meta fiscal já tem data, mas governo lista as incertezas sobre arrecadação

13 de abril de 2024 - 11:49

A expectativa é para a mudança da meta fiscal a ser seguida no próximo ano devido a incertezas sobre a evolução na arrecadação

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar