🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Carolina Gama
Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.
CHAMA A CRISTINA ROCHA!

Casos de família: Trump pede que Putin jogue sujeira dos Biden no ventilador; veja o que ex-presidente falou

Ex-chefe da Casa Branca, Trump coloca mais lenha na fogueira enquanto a relação entre Estados Unidos e Rússia pega fogo por conta da guerra na Ucrânia

Carolina Gama
30 de março de 2022
13:56 - atualizado às 17:28
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos - Imagem: Shutterstock

Esse poderia muito bem ser um episódio de Casos de Família. De um lado, o ex-presidente norte-americano, Donald Trump; no meio, o russo Vladimir Putin; e, do outro lado, Joe Biden. Em pauta, as supostas sujeiras da família do atual ocupante da Casa Branca. 

Em mais uma rodada de declarações polêmicas, Trump instigou o líder russo a divulgar qualquer informação prejudicial que tenha sobre a família Biden — um pedido descarado de assistência política feito ao principal adversário dos Estados Unidos.

Em entrevista ao JustTheNews, Trump fez uma alegação não comprovada sobre os negócios de Hunter Biden — filho do presidente norte-americano — na Rússia e pediu a Putin que divulgasse informações que pudesse ter sobre a situação. 

No entanto, não se sabe se existe algum material sobre o caso ou se o Kremlin tem acesso a ele.

"Acho que Putin saberia a resposta para isso", disse Trump, referindo-se aos possíveis negócios de Hunter Biden na Rússia. "Acho que ele deveria liberar. Acho que devemos saber essa resposta."

O laços entre os Biden e Putin

Com a guerra na Ucrânia, as relações entre Rússia e Estados Unidos — que, historicamente, nunca foram boas — se agravaram ainda mais. 

Além da troca de farpas públicas, os norte-americanos vêm orquestrando uma série de sanções com aliados do Ocidente para tentar frear as tropas de Putin em solo ucraniano. 

Apesar disso, Hunter Biden já trabalhou na Rússia exercendo um trabalho de consultoria que fez em países estrangeiros, que incluía também Ucrânia e China. Essa atividade aconteceu enquanto o pai de Hunter — Joe Biden — era vice-presidente. 

A consultoria de Hunter veio à tona na campanha eleitoral de 2020, quando Trump foi derrotado. Mas o Departamento de Justiça dos Estados Unidos não esqueceu o caso e tem uma investigação criminal em andamento sobre esses negócios e possíveis crimes financeiros.

Até o momento, nenhuma evidência surgiu para apoiar as alegações de Trump de que os Biden se envolveram em corrupção ou influenciaram a política norte-americana para ganho pessoal, e o presidente Joe Biden não foi implicado na investigação. 

Hunter, por sua vez, nega irregularidades e diz que será inocentado quando a investigação criminal terminar.

Trump já tinha atacado antes

Em julho de 2016, Trump havia pedido para Putin permitir que hackers russos invadissem o e-mail da rival democrata Hillary Clinton, que concorreu com ele pela presidência dos Estados Unidos. 

Naquele mesmo ano, a campanha de Trump também abraçou a operação de interferência eleitoral da Rússia contra Clinton. Era comum ver naquela ocasião e-mails democratas que foram hackeados e vazados pelos militares russos. 

Além disso, membros do círculo íntimo de Trump se encontraram durante a campanha com um agente russo que prometeu informações sobre Clinton.

Em 2019, Trump pressionou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a iniciar investigações de corrupção infundadas contra o então candidato Joe Biden e reteve quase US$ 400 milhões em ajuda militar como parte do esquema. 

Este evento levou ao primeiro impeachment de Trump.

Depois disso, na campanha de 2020, alguns dos principais aliados de Trump colaboraram com um conhecido espião russo para divulgar desinformação sobre Biden e sua família, incluindo algumas das mesmas alegações de corrupção que Trump mencionou na entrevista de agora, ao JustTheNews. 

Compartilhe

DEGRINGOLÂNDIA

Os EUA viraram uma república de bananas? O que se sabe até agora sobre a operação do FBI contra Donald Trump

10 de agosto de 2022 - 11:43

Aliados de Donald Trump saíram-se com reações exacerbadas; Casa Branca exaltou respeito ao estado de direito

TRUMP ESTAVA CERTO?

O TikTok vazou seus dados? Rede social chinesa pode ser banida das lojas de aplicativos do Google e da Apple; entenda a situação

29 de junho de 2022 - 11:45

Um integrante da Comissão Federal de Comunicações dos EUA pediu aos CEOs das gigantes de tecnologia que removam o TikTok das lojas ou que deem uma justificativa até 8 de julho para não banir a chinesa

VISITAS AO BRASIL

Trump ainda é o ‘queridinho’ de Bolsonaro? Presidente se aproxima de Biden, mas o deixa fora da lista de convidados para visita ao Brasil; entenda

11 de junho de 2022 - 17:08

Apesar de ter se aproximado de Joe Biden, Bolsonaro não convidou o atual presidente dos EUA para visita ao Brasil, mas Trump recebeu chamado

MEMÓRIAS DO CAOS

Um ano após invasão do Capitólio, Biden ataca Trump em discurso e volta a empolgar analistas

6 de janeiro de 2022 - 16:44

Presidente norte-americano chama antecessor de mentiroso e perdedor em um dos discursos considerados mais duros de sua gestão

O melhor do Seu Dinheiro

GetNet dispara e sobe mais de 20%, Elon Musk finaliza venda de ações da Tesla e problemas fiscais apagam brilho de Wall Street; confira os principais destaques do dia

22 de dezembro de 2021 - 20:08

As luzes no Congresso Nacional começam a se apagar e os parlamentares se preparam para o recesso de final de ano. Depois de diversos atrasos e muita polêmica, o Orçamento de 2022 está finalmente aprovado, quase que no limite do tempo hábil, mas o saldo está longe de agradar.  Os reajustes aos servidores e um […]

Anticripto

“Será uma explosão como nunca vimos antes”, afirma ex-presidente Donald Trump sobre os perigos das criptomoedas

22 de dezembro de 2021 - 12:16

Em agosto deste ano, Trump já havia declarado que ativos digitais são um “desastre esperando para acontecer”, e chamou o bitcoin (BTC) de “esquema”

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Mais quatro anos de Powell à frente do Fed: o que isso significa para os mercados financeiros

23 de novembro de 2021 - 6:18

Reação de Powell à pandemia e postura diante da inflação foram fatores decisivos para sua escolha por Biden

Acordo firmado

EUA confirmam acordo com UE que suspende disputa comercial por Boeing e Airbus

15 de junho de 2021 - 10:44

Por meio do pacto, os dois lados concordaram em cancelar por cinco anos todas as tarifas autorizadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) relativas ao caso

ESTADOS UNIDOS

Senado americano absolve Trump em processo de impeachment

13 de fevereiro de 2021 - 23:31

Em julgamento de cinco dias, apoio de republicados impediu condenação

Esquenta dos mercados

Mercados se acalmam esperando resultado de impeachment de Trump e efeitos da covid-19

13 de janeiro de 2021 - 8:38

Além da votação do impeachment de Trump, os investidores estão atentos aos números alarmantes da Covid-19, o que pode acarretar em novos bloqueios econômicos mundiais.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar