Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-01-07T07:17:52-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
eleições eua 2020

Apesar de invasão de manifestantes pró-Trump, Congresso dos EUA ratifica vitória de Biden

Insuflada pelo presidente, multidão invadiu o Capitólio para tentar impedir certificação; quatro pessoas morreram no episódio

7 de janeiro de 2021
7:16 - atualizado às 7:17
trump eua
Imagem: Shutterstock

O Congresso dos Estados Unidos certificou, na madrugada desta quinta-feira (7), em sessão conjunta, a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais. Ele toma posse em 20 de janeiro.

A ratificação da contagem dos votos no Colégio Eleitoral, normalmente um rito protocolar, foi interrompida após o Capitólio ser invadido por apoiadores do presidente Donald Trump, que afirmam, sem provas, que a eleição foi fraudada em favor de Biden e de sua candidata a vice, Kamala Harris.

O atual vice-presidente, Mike Pence, presidiu a sessão e ratificou a decisão. Ao retomar a sessão, ele criticou a invasão. “Para aqueles que causaram estragos em nosso Capitólio hoje [ontem]: vocês não ganharam”, disse. Pence já havia rejeitado pedidos de Trump para invalidar a votação do Colégio Eleitoral.

Um grupo de congressistas republicanos apresentou contestações aos resultados apurados nos estados de Pensilvânia e Geórgia, ambos vencidos por Biden, atrasando a conclusão da sessão. No entanto, todas as objeções foram rejeitadas pela maioria dos deputados e senadores.

Joe Biden venceu as eleições ao receber 306 dos 270 votos necessários no Colégio Eleitoral. Trump recebeu 232 votos.

Dia de caos

Manifestantes pró-Trump se reuniram na quarta-feira (6) na capital Washington para protestar contra os resultados da eleição, no dia em que o Congresso certificaria os resultados do Colégio Eleitoral.

A invasão ocorreu enquanto deputados e senadores debatiam uma objeção aos resultados do Arizona, tradicional reduto republicano vencido por Biden.

Mais cedo, em discurso, Trump insuflou a multidão, dizendo que não iria aceitar os resultados. “Nós nunca vamos desistir, nunca vamos admitir”, disse. “Nós vamos parar com o roubo [das eleições].”

Ele voltou a afirmar que venceu “por muito” a eleição presidencial, embora nunca tenha conseguido provar que houve fraudes. Suas alegações foram rejeitadas por diversas instâncias do Judiciário americano e pelas autoridades responsáveis pelas eleições, inclusive em estados controlados pelos republicanos.

A invasão ocorreu minutos após o discurso do presidente. Os manifestantes romperam barreiras de segurança e entraram no Congresso, chegando a ocupar as plenárias da Câmara dos Representantes e do Senado e diversos escritórios. Alguns carregavam símbolos de organizações de extrema-direita e bandeiras e bonés da campanha de Trump.

Houve vandalismo no prédio, com gás lacrimogênio sendo disparado pela polícia do Capitólio. A polícia de Washington informou que quatro pessoas morreram durante a invasão, 14 policiais ficaram feridos e 52 pessoas foram presas. Entre os mortos esta uma apoiadora de Trump, baleada pelas forças de segurança do Capitólio.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

Casamento legal

Cade mantém aprovação de compra de fatia da BRF (BRFS3) pela Marfrig (MRFG3)

A conselheira que havia pedido a reabertura da análise da operação mudou de posição e desistiu da reavaliação

SEGURADORA EM APUROS

Vítima de ataque cibernético, Porto Seguro (PSSA3) diz ter restabelecido canais após quase uma semana de instabilidade

Corretores ouvidos pela reportagem disseram que, nos últimos dias, os sistemas da seguradora apresentaram problemas

CRYPTO NEWS

Cotação do bitcoin (BTC) bate recorde histórico — o que fazer com a criptomoeda a partir de agora?

Depois de alguns meses sendo um investimento “ruim”, porque teve 50% de queda, o bitcoin volta a ganhar os holofotes do mercado e as manchetes da mídia especializada

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Auxílio Brasil, recorde do bitcoin, balanço da Tesla e produção da Vale: confira as principais notícias do dia

Com a temporada de balanços americana trazendo resultados animadores, o empurrãozinho em direção a um dia de ganhos poderia ter sido maior, mas não tem como negar que a grande pedra no sapato do investidor brasileiro é o novo programa social pretendido pelo governo federal. O saldo final do pregão de hoje foi positivo, mas […]

Problemas nas refinarias?

Com ameaça de desabastecimento no radar, produção da Petrobras (PETR4) recua 4,1% no 3º trimestre

Antes da divulgação do relatório, a petroleira já havia informado que não teria capacidade para atender, em sua totalidade, os pedidos por fornecimento de combustível em novembro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies