Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ciclo de aperto

Softbank: cenário de inflação e juros altos pode afetar valuation das startups

Líder do SoftBank no Brasil, Alex Szapiro aponta que liquidez pode ser menor neste ano, mas vê isso como algo cíclico.

Alex Szapiro, do SoftBank
Alex Szapiro, do SoftBank - Imagem: Arthur Nobre/SOFTBANK/Divulgação

Com o derretimento das ações das empresas de tecnologia desde o ano passado, muitos olhos se voltaram ao SoftBank, um dos maiores investidores globais nesse setor. Conhecido pelos aportes vultosos em startups promissoras, o grupo japonês é uma das razões por trás do sucesso de empresas como Uber, Alibaba e WeWork.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas será que o atual cenário macroeconômico global pode fazer o SoftBank mudar de estratégia? Não é o que parece, pelo menos na visão de Alex Szapiro, líder do SoftBank no Brasil e parceiro operacional do SoftBank Group International. O executivo participou de evento do Itaú BBA nesta quinta-feira (7), onde conversou com jornalistas.

Ainda que os aportes devam seguir, Szapiro reconhece que a conjunção de inflação e juros altos pode afetar o valuation das startups, ou seja, o resultado da medição de quanto vale a empresa. E isso afeta diretamente a quantidade de capital que ela conseguirá captar.

Acontece de forma semelhante às aberturas de capital na bolsa de valores, os IPOs. Quando o mercado está bem, é mais fácil que uma empresa consiga estrear na bolsa mesmo com um valuation questionável. Num cenário de crise, essa possibilidade se esgota.

Mas, para o ex-CEO da Amazon Brasil, quando uma empresa é, de fato, boa, ela o é em qualquer circunstância.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Imagine como estariam empresas de sucesso hoje se desse uma dor de barriga na economia mundial e não tivessem investido nelas. Não existiria Facebook, AirBnb, Amazon, Tesla, etc”, exemplificou Szapiro.

Leia Também

ENTRE FUTURO E PASSADO

Eternit (ETER3), outra ‘queridinha de Luiz Barsi’, quer avançar além das telhas, mas mineração de amianto ainda é relevante

SD EXPLICA

Azzas (AZZA3): Rixa entre sócios e sinergias que não vieram destruíram bilhões em valor; vender a Farm faria sentido?

Dentre as empresas que já receberam aporte do Latin American Fund, fundo do SoftBank  voltado a investimentos na área de tecnologia da região, estão Banco Inter, Nubank, Avenue, Rappi, QuintoAndar, Loft, entre outras.

SoftBank vê momento mais lento para investimentos

Apesar de reconhecer que os juros mais altos globalmente afetam os investimentos de maneira geral, Szapiro destacou que isso faz parte de ciclos.

“A beleza do venture capital é que estamos olhando para um negócio para os próximos 10, 15, 20 anos”, disse o líder do SoftBank no Brasil. “Pode ter momentos mais lentos e momentos mais rápidos, mas quando você estica o prazo, geralmente é uma reta ascendente.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Szapiro aponta que o estoque global dos fundos de venture capital hoje está na casa de US$ 900 bilhões. Ou seja, uma hora ou outra, esse dinheiro será alocado.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3) 10 de agosto de 2026 - 19:52
No campo petrolífero, ao entardecer, as bombas de petróleo estão em funcionamento. O reflexo das bombas e do belo pôr do sol na água cria a silhueta da unidade de bombeio ao entardecer 10 de agosto de 2026 - 17:10
Fachada de uma loja Americanas. É possível ver produtos da loja, vendedores e consumidores na lateral direita. 10 de agosto de 2026 - 11:29
7 de agosto de 2026 - 12:24
Pessoa segurando celular com logo da Porto (PSSA3). 7 de agosto de 2026 - 11:54
JBS (JBSS3) 7 de agosto de 2026 - 9:58
Um homem de barba e polo azul aparece no centro da imagem, ladeado por logotipos de Hapvida, Anima, Natura e Azzas 2154. Na parte inferior da imagem, a frase: Juro alto não explica tudo 6 de agosto de 2026 - 18:52
Agência do Banco Bradesco (BBDC4) | Dividendos 6 de agosto de 2026 - 12:06
O CEO do Bradesco (BBDC4), Marcelo Noronha. 6 de agosto de 2026 - 10:56
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar