O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A empresa dará início a um programa de recompra de ações de 18 meses e também reduzirá o percentual mínimo de papéis em circulação até o final deste ano

Com o fim da onda de pagamentos de dividendos, outro tipo de anúncio começa a dominar a Comissão de Valores Mobiliários: o de início de programas de recompras de ações. O anúncio desta quinta-feira (6) foi feito pela Raízen (RAIZ4), que pretende recomprar até 40 milhões de ações nos próximos 18 meses.
O montante equivale a 0,39% do total de papéis da empresa ou 3,21% considerando apenas os ativos em circulação.
Segundo a Raízen, o objetivo do programa é "atender a obrigações decorrentes de planos de remuneração em ações da companhia e maximizar a geração de valor para os acionistas por meio da gestão eficiente de capital".
Ou seja, a empresa poderá distribuir ações aos executivos como bônus sem precisar emitir novos papéis e incrementar o valor aos acionistas de sua base, apesar da instabilidade do mercado.
Além do programa de recompra, a empresa trouxe mais uma novidade aos investidores: sua solicitação para redução do percentual mínimo de ações em circulação - o chamado free float - foi aprovada pela B3.
Atualmente, o indicador corresponde a 12% dos papéis da Raízen.
Leia Também
Porém, como contrapartida para a redução momentânea, a companhia comprometeu-se a atingir, até 31 de
dezembro de 2022, um percentual mínimo de ações em circulação de 15%.
Para responder a esta pergunta, é preciso tratar separadamente de cada um dos dois anúncios. A decisão de reduzir o percentual mínimo de ações, por exemplo, indica que a liquidez dos papéis da Raízen também ficará menor.
Já quando o assunto é o programa de recompra de ações, até que a Raízen decida qual será o destino dos papéis recomprados, os efeitos para os acionistas ainda são incertos. Mas os dois cenários mais prováveis você confere abaixo:
REPORTAGEM ESPECIAL
QUASE RENDA FIXA
HORA DE COMPRAR
AÇÕES A MAIS
GERAÇÃO DE CAIXA
MUDANÇAS NO PORTFÓLIO
CENÁRIO NO 2º SEMESTRE
Conteúdo Empiricus
PINGOU NA CONTA?
MERCADOS
DANÇA DAS CADEIRAS
Conteúdo Empiricus
RENDA PASSIVA
RESUMO SEMANAL
MERCADOS
O QUE DESTRAVARIA DIFERENTES ONDAS DE IPOs
ESTIMATIVAS ESFRIARAM
SETOR AGRÍCOLA
MERCADOS HOJE
FII DO MÊS