🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

EMPREENDEDORISMO

Elas começam a trabalhar mais cedo que os homens, mas ainda são minoria. Afinal, qual é o perfil da empreendedora brasileira?

Em comum, os motivos que levam as mulheres a empreender são a conquista da independência financeira e a flexibilidade de tempo

empreendedorismo feminino; mulheres empreendedoras
Imagem: iStockphoto

O empreendedorismo ganhou força, principalmente, durante a pandemia, como uma alternativa de renda para muitos brasileiros. E, apesar de ser majoritariamente masculino, o cenário tende a mudar nos próximos anos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Das 20,6 milhões de empresas ativas no país, cerca de 8,4 milhões têm uma mulher à frente dos negócios. Ou seja, 4 em cada 10 empresas no país têm mulheres como sócias majoritárias ou donas da própria empresa, aponta levantamento da Serasa Experian, divulgado nesta quarta-feira (23). 

Desse total, 84,7% delas tocam o negócio sozinhas, o que representa um total de 7,1 milhões de mulheres empreendedoras, aproximadamente. 

O estudo da consultoria de crédito foi elaborado a partir do número de 20.636.104 empresas ativas no país, segundo dados da Receita Federal, e análise de negócios que têm mulheres como sócias únicas ou majoritárias — quando há mais de um responsável pela empresa. 

Os indicadores analisados foram representatividade por gênero, idade, CPF, CNPJ, porcentagem de participação, localização por UF, porte, faturamento e tempo de abertura das empresas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é o perfil do empreendedorismo feminino?

As empreendedoras brasileiras abrem os seus próprios negócios mais cedo que os homens. Cerca de 36,3% delas possuem entre 20 e 39 anos de idade, contra 32,1% do público masculino. 

Leia Também

MUDANÇAS EM BRASÍLIA

IRB (IRBR3): essa mudança de lei pode colocar mais de 20% de valorização no bolso de quem tem a ação; entenda

NOVA PROVA DE FOGO?

Sabesp (SBSP3) decepcionou no 2T26, mas ação ainda pode subir 40%; XP revela o que falta para destravar a alta

Empresas com até 2 anos de atuação são majoritariamente dirigidas por mulheres (17,2%) do que por homens (14,2%). A maior taxa de representação feminina ocorre na faixa de 3 a 5 anos de existência, com 28,8% para elas e 25,3% para eles.

Em comum, os motivos que levam as mulheres a empreender são: a conquista da independência financeira e a flexibilidade de tempo. 

Onde as mulheres empreendedoras atuam? 

O empreendedorismo feminino aparece com mais força no setor de serviços. Segundo o levantamento da Serasa Experian, os ramos com mais mulheres à frente dos negócios são: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Comércio de confecções em geral: 10,7%; 
  • Serviços de higiene e embelezamento pessoal — estética e afins: 10,5%; 
  • Serviços de alimentação: 10%; 
  • Comércio varejista de gêneros alimentícios: 4,7%. 

Em menor proporção, o público feminino também atua em: 

  • Serviços de propaganda e publicidade: 2,9%; 
  • Comércio em geral: 2,7%; 
  • Curso preparatório e de especialização: 2,4%; 
  • Serviços de mão de obra especializada: 2,4%; 
  • Indústria de confecção em geral: 2,1%. 

E onde as mulheres estão localizadas? 

A partir do recorte regional de atuação, os negócios gerenciados por mulheres estão principalmente localizados nas regiões: 

  • Sudeste (51,1%); 
  • Nordeste (17,9%); 
  • Sul (17,4%); 
  • Centro-Oeste (9,1%); 
  • Norte (4,5%). 

Já em relação aos estados, São Paulo é o local de maior concentração do público feminino na condução de empresas, com 27,8%. Em seguida, Rio de Janeiro, com 10,6% e Minas Gerais (10,3%). 

Por fim, o estado com menor concentração de mulheres empreendedoras é Roraima, em que apenas 0,2% do público feminino está à frente de empresas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Maurício Viotti, diretor executivo da da Wiz Co (WIZC3). Foto Divulgação 3 de setembro de 2026 - 12:33
3 de setembro de 2026 - 9:08
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 2 de setembro de 2026 - 11:22
Cena do filme História de um Casamento com o logo da Azzas 2154 no meio 2 de setembro de 2026 - 10:19
Ações de saúde na B3 2 de setembro de 2026 - 10:19
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 2 de setembro de 2026 - 6:01
hector nunez ceo grupo ri happy e, ao fundo, fachada da loja do morumbi 1 de setembro de 2026 - 14:30
31 de agosto de 2026 - 20:18
Fachada do Santander Brasil (SANB11). 31 de agosto de 2026 - 19:51
Bandeira de Minas Gerais, do Brasil e da Cemig em prédio 31 de agosto de 2026 - 10:52
Logo Natura (NATU3) e gráfico de ações ao fundo 31 de agosto de 2026 - 9:30
Fachada da loja Casas Bahia, rede pertencente à Via (VIIA3) 30 de agosto de 2026 - 13:25
Fachada da loja da C&A (CEAB3). 29 de agosto de 2026 - 17:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar