O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A Corregedoria aguardou até que o denunciante apresentasse um “conjunto de informações” suficiente para prosseguir com a investigação contra Pedro Guimarães
Uma das acusações de assédio que derrubou Pedro Guimarães do cargo de presidente foi recebida pelo canal de denúncias da Caixa Econômica Federal em maio deste ano. É o que revela uma nota do conselho de administração da instituição, divulgada na noite desta quinta-feira (30).
O canal, que é gerido por uma entidade externa, recebeu a denúncia anônima no mês anterior e intermediou os contatos entre o denunciante e a companhia para preservar o anonimato.
"Somente no dia 28 de junho o denunciante apresentou um conjunto de informações suficiente para o prosseguimento da apuração interna no âmbito da Corregedoria", diz a nota.
A data citada foi a mesma em que o conselho da Caixa tomou conhecimento sobre a possível existência de uma investigação do Ministério Público Federal contra Guimarães.
"No mesmo dia, o presidente do CA solicitou formalmente ao Comitê de Auditoria que buscasse informações sobre a existência de apuração quanto aos mesmos fatos no âmbito interno da Caixa, para que o Conselho pudesse tomar ciência do tema e deliberar as próximas medidas que deveriam ser adotadas", explica o órgão.
Na reunião de hoje, o conselho determinou o prosseguimento da apuração da denúncia pela corregedoria e deliberou pela contratação de uma empresa independente para "promover investigações complementares".
Leia Também
Além de revelar mais detalhes sobre as investigações externas da conduta de Pedro Guimarães, o comunicado também esclareceu quem ficará no comando da Caixa até que Daniella Marques, nome escolhido pelo governo, assuma a chefia.
"O Conselho decidiu ainda designar a Vice-Presidente de Habitação, Henriete Alexandra Sartori Bernabé, para responder pela presidência da Caixa Econômica Federal até a posse da futura Presidente".
Marques deve assumir o cargo na próxima terça-feira (5), segundo informações do Broadcast. De acordo com a nota do banco estatal, os procedimentos internos de elegibilidade "estão sendo iniciados".
Pedro Guimarães deixou a presidência da Caixa na última quarta-feira (29) em meio a uma investigação do Ministério Público Federal por múltiplas denúncias de assédio sexual.
Na ocasião, o executivo publicou uma carta pública em seu instagram para comunicar a entrega do cargo e aproveitou a oportunidade para rebater as acusações.
"Na atuação como presidente da Caixa, sempre me empenhei no combate a toda forma de assédio. As acusações noticiadas não são verdadeiras e não refletem a minha postura profissional e nem pessoal", declarou ele na carta publicada em seu perfil no Instagram. Veja abaixo:
O ex-presidente da Caixa explicou que pediu demissão para não prejudicar a Caixa ou o "governo sendo alvo para rancor político".
Aliados de Bolsonaro cobraram uma reação rápida para evitar que o escândalo respingue na candidatura do presidente da República à reeleição. Segundo pesquisas, um dos públicos com maior rejeição a Bolsonaro é o feminino.
Segundo a empresa dona do ChatGPT, a tecnologia será capaz de executar tarefas reais do dia a dia, indo além de testes isolados
A Ciabrasf ficou conhecida no mercado como a provedora de serviços fiduciários da antiga Reag Capital, alvo de operações da PF no ano passado
Trocas no alto escalão ocorrem menos de dois meses após o conselho reafirmar a atual gestão; conselho e diretoria também passaram por mudanças
A Tesla, de Elon Musk, encerrou a produção dos modelos S e X para focar em robôs humanoides.
Margens resilientes, ROE elevado e disciplina de custos sustentam o Itaú no topo. Mas ainda há espaço para upside nos múltiplos?
Em coletiva com jornalistas sobre o balanço do quarto trimestre, Milton Maluhy Filho afirma que o sistema terá de pagar a conta — e critica plataformas que empurraram risco ao investidor
Os acionistas poderão vender suas ações preferenciais pelo preço de R$ 11,45 por lote de 1.000 ações. Para participar, é necessário declarar interesse na OPA
O novo executivo da empresa deixa a Azzas 2154, onde atuava até então como presidente da unidade de calçados
Em comunicado, a companhia afirmou que a alteração do código também marca um novo estágio de maturidade da Riachuelo
Robson Amorim, Felipe Silva, Felipe Tiozo e Luan Cavallaro se conheceram quando ainda eram crianças e,, impulsionados pela necessidade de aprender inglês, criaram o BeConfident.
Para analistas, o 4T25 pode marcar novo capítulo da reestruturação e abrir espaço para o banco acelerar investimentos. Veja as previsões do mercado
Ao todo, foram negociados R$ 3,3 bilhões em dívidas com grandes instituições financeiras
Lançamento da Anthropic automatiza tarefas nas áreas jurídica, comercial, marketing e análise de dados, segmentos em que empresas como a Totvs concentram boa parte de seus ganhos
O resultado veio acima das expectativas de analistas de mercado; confira os indicadores
Advogados do ex-atleta alegam que ele não tinha conhecimento da emissão dos créditos.
Na visão dos analistas, a decisão aumenta o risco de um hiato nas entregas do programa Caminho da Escola
Nova unidade em Itajaí terá foco em sistemas de armazenamento de energia e deve gerar 90 empregos diretos até 2027
Já é a segunda mudança da empresa, que atua com cultivo de cana-de-açúcar, produção de etanol, açúcar e bioenergia, em poucos dias
Oferta anunciada em 2025 segue sem sair do papel após pedido de prazo da Aqwa, subsidiária da holding americana parceira da Fictor
Ação cai mesmo com lucro acima do consenso; entenda a visão dos analistas sobre o 4T25 do Santander