O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-05-03T07:30:36-03:00
Ricardo Gozzi
EFEITO MANADA

Jack Ma foi preso? Ação da Alibaba despenca com notícia de prisão de um Ma – e não era o Jack

Posterior esclarecimento de que a pessoa presa não era Jack Ma levou à recuperação das ações da Alibaba na bolsa de Hong Kong

3 de maio de 2022
7:17 - atualizado às 7:30
Jack Ma, fundador do Alibaba
Confusão com nome de Jack Ma, o fundador da Alibaba, teria sido causada por um erro ortográfico - Imagem: vnexpress

Todas as informações pareciam simplesmente se complementar. Um homem de sobrenome Ma foi preso pela polícia chinesa em Hangzhou nesta terça-feira. O tal senhor Ma era suspeito de colocar a segurança nacional chinesa em risco por meio da internet. Hangzhou abriga a sede da Alibaba. Jack Ma, o fundador da Alibaba, não aparece em público há um tempo considerável. Rumores sobre sua prisão são frequentes dentro e fora da China.

Para piorar, a notícia da prisão do senhor Ma foi veiculada com destaque pela mídia da China, país cujo governo vinha se empenhando com afinco nos últimos anos em regulamentar big techs e enquadrar bilionários. Portanto, Jack Ma teria sido preso.

Então comecemos pelo início. Não, Jack Ma não foi preso.

Efeito manada nas ações da Alibaba

Mas muita gente recebeu a notícia de orelhada, entendeu que o bilionário chinês estava atrás das grades e começou a vender ações da Alibaba, a gigante chinesa do comércio eletrônico.

A confusão com o nome de Jack Ma desencadeou um efeito manada que levou o papel - cujos BDRs podem ser encontrados na B3 sob o ticker BABA34 - a despencar quase 10% na bolsa de valores de Hong Kong.

Confusão com nome de Jack Ma foi erro ortográfico

A seguir, quando a polícia começou a ser instada a confirmar a notícia, as autoridades locais esclareceram que não se tratava do fundador da Alibaba, mas de outra pessoa com o sobrenome Ma.

Como o mercado financeiro ainda estava aberto quando a polícia informou não se tratar de Jack Ma, a ação da Alibaba começou a se recuperar até fechar em queda de 1,1%.

Passado o susto, observadores disseram que tudo não teria passado de um erro ortográfico.

A confusão aparentemente se deu por causa dos caracteres usados pela mídia chinesa no momento de veicular a notícia, dando a entender em um primeiro momento que a pessoa detida poderia ser Jack Ma.

*Com informações da Reuters.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

O melhor do Seu Dinheiro

O Nubank estará Nu mais uma vez? Confira a história do dia e outras sete notícias que mexem com os seus investimentos

O Nubank virou rei na competição com os bancões, mas a nudez dos balanços amargou o gosto dos investidores pela fintech; veja o que esperar do resultado do primeiro trimestre

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Desaceleração da China gera mal estar e bolsas amanhecem pressionadas; Ibovespa acompanha tensão na Petrobras (PETR4)

No panorama doméstico, os balanços de Magazine Luiza, Nubank e outros movimentam o dia

Fã ou hater?

O Nubank (NUBR33) vai calar a boca dos críticos? Saiba o que esperar dos resultados do 1T22 do banco digital

Nubank é um daqueles papéis que costumam gerar um comportamento binário dos investidores, a exemplo de Oi (OIBR3) e IRB (IRBR3): ou você é fã, ou é hater.

'PERGUNTA PRO SACHSIDA'

Bolsonaro se pronuncia sobre ‘fritura’ e possível substituição do presidente da Petrobras (PETR4)

Bolsonaro voltou a dizer que “ninguém vai tabelar preço de combustível”, mas afirmou que a “finalidade social” da Petrobras não está sendo cumprida

BAIXOU A PREVISÃO

Magazine Luiza (MGLU3) rebaixado: JP Morgan corta previsão para ações antes do balanço de amanhã, mas projeção ainda é de alta de quase 50%; entenda motivos

O cenário de alta dos juros deve pressionar o varejo, mas o JP Morgan entende que a empresa está bem posicionada no setor

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies