Todas as informações pareciam simplesmente se complementar. Um homem de sobrenome Ma foi preso pela polícia chinesa em Hangzhou nesta terça-feira. O tal senhor Ma era suspeito de colocar a segurança nacional chinesa em risco por meio da internet. Hangzhou abriga a sede da Alibaba. Jack Ma, o fundador da Alibaba, não aparece em público há um tempo considerável. Rumores sobre sua prisão são frequentes dentro e fora da China.
Para piorar, a notícia da prisão do senhor Ma foi veiculada com destaque pela mídia da China, país cujo governo vinha se empenhando com afinco nos últimos anos em regulamentar big techs e enquadrar bilionários. Portanto, Jack Ma teria sido preso.
Então comecemos pelo início. Não, Jack Ma não foi preso.
Efeito manada nas ações da Alibaba
Mas muita gente recebeu a notícia de orelhada, entendeu que o bilionário chinês estava atrás das grades e começou a vender ações da Alibaba, a gigante chinesa do comércio eletrônico.
A confusão com o nome de Jack Ma desencadeou um efeito manada que levou o papel - cujos BDRs podem ser encontrados na B3 sob o ticker BABA34 - a despencar quase 10% na bolsa de valores de Hong Kong.
- MUDANÇAS NO IR 2022: baixe o guia gratuito sobre o Imposto de Renda deste ano e evite problemas com a Receita Federal; basta clicar aqui.
Confusão com nome de Jack Ma foi erro ortográfico
A seguir, quando a polícia começou a ser instada a confirmar a notícia, as autoridades locais esclareceram que não se tratava do fundador da Alibaba, mas de outra pessoa com o sobrenome Ma.
Como o mercado financeiro ainda estava aberto quando a polícia informou não se tratar de Jack Ma, a ação da Alibaba começou a se recuperar até fechar em queda de 1,1%.
Passado o susto, observadores disseram que tudo não teria passado de um erro ortográfico.
A confusão aparentemente se deu por causa dos caracteres usados pela mídia chinesa no momento de veicular a notícia, dando a entender em um primeiro momento que a pessoa detida poderia ser Jack Ma.
*Com informações da Reuters.