O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-02-06T18:15:15-03:00
Carolina Gama
GESTÃO

A missão de Rodrigo Abreu no comando da Oi (OIBR3); veja os desafios que o executivo tem pela frente

Ele está na empresa em recuperação judicial há dois anos e deve permanecer no cargo até 31 de janeiro de 2024 após reeleição

2 de fevereiro de 2022
20:30 - atualizado às 18:15
The logo of Brazilian telecoms company Oi SA is pictured inside a store in Sao Paulo
The logo of Brazilian telecoms company Oi SA is pictured inside a store in Sao Paulo, Brazil July 18, 2018. REUTERS/Paulo Whitaker -

Rodrigo Abreu seguirá no comando da Oi (OIBR3) por mais dois anos com uma missão crucial: concluir o processo de venda da Oi Móvel que, não por acaso, é o primeiro item da pauta do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na sessão da próxima quarta-feira (09).

A reeleição de Abreu aconteceu na segunda-feira (31), e a decisão do conselho de administração da companhia em recuperação judicial determina que a duração do mandato do executivo vá até 31 de janeiro de 2024.

A recondução do executivo coincidiu com o sinal verde da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a venda da Oi Móvel para Claro, TIM e Vivo. Após um pedido de vista do conselheiro Vicente Aquino na sexta-feira (28), o conselho diretor da Anatel se reuniu no início da semana para reavaliar o caso. 

[captcao]

Quem é Rodrigo Abreu?

O executivo ingressou na Oi em setembro de 2018 como membro do conselho, mas logo passou a ser coordenador do comitê de transformação, estratégia e investimentos. 

Em setembro de 2019, foi eleito como diretor na posição de Chief Operating Officer (COO). Ele também já foi presidente da TIM entre 2013 e 2016. 

A Oi no Cade

No Cade, a aprovação da venda da Oi Móvel - um negócio fechado em R$ 16,5 bilhões em dezembro de 2020 - ainda é incerta.

De acordo com fontes ouvidas pela Broadcast em janeiro, não é possível falar nem em aprovação e nem em rejeição do acordo até o momento. 

Em novembro do ano passado, a Superintendência-Geral do Cade recomendou a aprovação do negócio, desde que acompanhada de medidas para atenuar os efeitos da concentração de mercado. O despacho descartou a necessidade de venda de ativos.

Assim, as empresas negociam "remédios" com o Cade para tentar aprovar a operação e mitigar efeitos anticoncorrenciais.

O processo é fundamental

A Oi encontra-se atualmente diante dos últimos obstáculos à venda de seu negócio de telefonia celular para suas rivais.

Na semana passada, os acionistas da operadora aprovaram em assembleia a incorporação da Oi Móvel, etapa prevista dentro do processo de venda da unidade.

A conclusão da venda tanto da unidade móvel como da participação na divisão de fibra óptica é tida como fundamental no processo de recuperação judicial da Oi, que se arrasta desde 2016. Confira a avaliação do analista gráfico e head de educação da Vitreo, Rogério Araújo, sobre a OIBR3.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

MADE IN CHINA

Shopee, Shein e AliExpress livre de taxas? Bolsonaro diz que sim e Guedes diz que não!

Chefe do Executivo volta a contrariar o ministro da Economia, Paulo Guedes, que na última semana defendeu o digitax — um imposto que seria aplicado em compras online de fornecedores estrangeiros

BYE BYE GOVERNO!

Privatização vem aí: conselho do PPI altera regras da capitalização da Eletrobras (ELET3); saiba por que mudou

O TCU aprovou na sessão de quarta-feira (18) o processo de privatização da companhia — a proposta do relator venceu por 7 votos a favor e 1 contra

NOVO SHAPE

Da academia pra carteira: Smart Fit (SMFT3) tem potencial de alta de 34%, diz Itaú BBA — saiba se é hora de comprar

Depois do confinamento provocado pela covid-19, a indústria fitness enfrenta agora um cenário desafiador, com inflação alta, segundo o banco de investimentos

SEM LIMITE

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

O chefe do Executivo é alvo de mais de 140 solicitações de impedimento; entenda a decisão da corte máxima

VAI TER DISNEY?

Dólar acumula desvalorização de 12,59% frente ao real no ano — veja o que mexe com o mercado de câmbio

A moeda norte-americana teve o pior desempenho semanal em quase dois meses, quando levou um tombo de mais de 5%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies