As ações da Tesla (TSLA) aparecem entre os destaques positivos do pregão americano nesta segunda-feira (28) — e, desta vez, o movimento não se deve a algum tweet de Elon Musk, o CEO-celebridade da companhia. O otimismo vem do anúncio de um desdobramento dos papéis da fabricante de carros elétricos, o segundo em dois anos.
Em um documento arquivado na Securities and Exchange Commission (SEC) — equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil —, a Tesla informa que pedirá em sua assembleia anual de acionistas “um aumento no número de ações ordinárias autorizadas através de um dividendo em ações.”
E o que é isso? Bem, um dividendo em ações é um provento pago aos acionistas na forma de papéis adicionais da empresa, em vez de dinheiro. Essa operação não afeta o valor de uma empresa, mas dilui o preço de seus ativos.
O conselho da Tesla aceitou a proposta da administração, mas a autorização do dividendo ainda requer aprovação final, segundo a empresa. Os detalhes, segundo a fabricante de veículos elétricos, devem ser anunciados mais para frente.
Empresas como Alphabet e Amazon anunciaram desdobramentos no início deste ano para reduzir o preço de suas ações, tornando mais fácil para os investidores de varejo comprá-las.
Ações da Tesla (TSLA)
A Tesla (TSLA) dividiu suas ações pela última vez em agosto de 2020. Os papéis mais do que dobraram de valor desde que o desdobramento, na proporção de 5 por 1, entrou em vigor em 31 de agosto de 2020. Os ativos da empresa foram adicionados ao S&P 500 no final daquele ano.
A notícia do desdobramento vem em um momento no qual as ações da Tesla lutam para se manter em alta neste ano. Até o fechamento de sexta-feira (25), os papéis acumulam queda de 4,4% em 2022. As ações saltaram 49,8% em 2021 e subiram 743,4% em 2020.
- IMPORTANTE: liberamos um guia gratuito com tudo que você precisa para declarar o Imposto de Renda 2022; acesse pelo link da bio do nosso Instagram e aproveite para nos seguir. Basta clicar aqui
No pregão de hoje em Nova York, as ações da Tesla sobem 6,18%, cotadas a US$ 1.073.09.
A fabricante de carros elétricos é uma das oito empresas que estão no índice norte-americano e cujas ações são cotadas acima dos mil dólares, de acordo com dados da Bloomberg. Todas elas negociaram em baixa este ano até o fechamento da semana passada.
Covid-19 no caminho da Tesla e de Elon Musk
Coincidência ou não, as ações da Tesla sobem mais de 6% em Nova York, apagando quedas anteriores, depois que seu CEO, Elon Musk, anunciou que novamente está com covid-19.
O bilionário é conhecido por se opor à vacina contra o novo coronavírus e também já esteve envolvido em várias polêmicas por espalhar desinformação sobre a doença.
A covid-19 não só entrou no caminho de Musk como também vem interferindo nos planos da Tesla, que tem um plano de aumentar sua produção de veículos elétricos em 50% ao ano.
Segundo a Bloomberg, a empresa estendeu a suspensão temporária de sua fábrica em Xangai devido ao aumento de casos de covid-19 na cidade.
Desdobramento: o que é?
O desdobramento de ações é uma operação que divide o capital social de uma empresa em pedaços menores.. Em um desdobramento de cinco para um, por exemplo, cada ação é repartida em cinco unidades — o valor unitário de cada papel é fracionado na mesma proporção.
E por que uma empresa faz isso? Bem, se há mais ações em circulação e a um preço unitário menor, abrem-se as portas para novos investidores — especialmente os de menor porte — e eleva-se a liquidez dos ativos na bolsa.